segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Xaropes: antitússicos e expectorantes

A pediatra que consultou o Xavier na última urgência que nos levou à CUF, em meados de Janeiro, receitou-lhe BRONCOLIBER que prontamente questionei da razão para o fazer, visto existir advertência sobre a não administração de xaropes, sejam antitússicos e/ ou expectorantes, em crianças tão pequenas.

Lá se entalou com a minha questão e acabou por não dizer nada… arrematou com o argumento que só o fazia em casos extremos, que se aplicava à situação do Xavier.

Eu assenti, mas nem sequer tive intenção de aviar a receita do xarope, tendo posteriormente confirmado com a pediatra do Xavier que, no caso concreto do Broncoliber, que é um expectorante, faz aumentar o volume das secreções criando um efeito contraproducente já que a dificuldade que a criança tem em não conseguir eliminar bem as secreções persiste, pelo que estas tendem a acumular e consequentemente a agravar a tosse.

E acreditem que muito me custou não o dar porque sabia que naquele momento abrandaria-lhe a tosse [e a dor que me ia na alma]... mas adiante!

Esta é a minha opinião [que como sempre vale o que vale...], devidamente baseada em estudos que provam o que acabei de explanar, e porque detesto recorrer a medicação, principalmente quando os efeitos secundários, a médio prazo, são bem piores.

De qualquer forma, ficaria muito grata, a quem desse lado, contasse a sua experiência com o uso de xaropes antitússicos e/ ou expectorantes, principalmente em casos de crianças que, à semelhança do Xavier, têm crises constantes de tosse, daquela que põe toda a gente a olhar para nós, que nem coitadinhos... se é que me entendem /o:



P.S. - Hoje torço bem a orelha... e sabem porquê?! Porque no inverno passado, queixava-me das 342.000 viroses que ele teve, mas essas eram facilmente curadas com ben-u-ron, sem necessidade dos detestáveis antibióticos )o: Tudo se paga neste mundo... e bem mais rápido do que algum dia possamos imaginar!!!

22 comentários:

PatLeal disse...

Dei duas vezes e ainda os tenho ali, mas jurei para nunca mais, é certo que eles deixam de tossir, mas a porcaria fica lá toda e da vez que sei, foi a pior bronquioliye que o Joao teve.

Posso fizer como me diziam a mim, com a idade vai melhorando, e é certo o Joso este ano teve mto menos crises.

Bjocas e as melhoras

Rita disse...

Eu uso sim o Broncoliber mas apenas quando a tosse é seca. Nesse caso dou uma colherinha muito pequena e o que noto é que as secreções ficam mais fluidas e eles conseguem expeli-las melhor. No máximo dou 2 vezes (nunca mais que isso).

Mas volto a salientar só o faço quando a tosse é seca. Se for uma tosse cheia de expectoração concordo completamente contigo. Não faz sentido nenhum uma vez que o que o xarope vai fazer é produzir mais expectoração.

Aquilo que faço já há muito tempo e sinto que ajuda imenso (já se passou quase um inverno e até agora nenhum ficou doente) é dar-lhes um xarope que se compra nas ervanárias e que se chama Asmobronquil. Trata-se de um xarope feito à base de determinadas plantas como agrião, cebola, eucaplito, etc... e que se dá de forma preventiva.

Cá por casa tem tido excelentes resultados.

Acho que me alonguei... sorry

Beijinhos e as melhoras

Maria Vicente disse...

Olha miga aqui em casa esse xarope e vários do genero não existem. A Patuxa graças a Deus e talvez por nao frequentar o colégio até aos 3 anos nunca usou e mantem-se até hoje sem usar. Agora com a Flor já é diferente, no nosso caso em que a pediatra é "simplex" só se usa o Stodal. Pode ser usado nos pequenos e em gravidas e amamentar, é homeopatico mas foi receitado pela pediatra.
Outro produto que cá em casa não se usa e já fez muito mal foi o Brufen, nem pensar dar a Flor, fica doente até ir parar aos hospital.
Posso dizer-te que o colegio tem muito influencia nestas doenças dos miudos, como ves as minhas são a prova disso. Mas precimos de os ter lá e aguentar.
Desejo que o tempo melhore e ele fique bem rápidamente.
Beijoca

Ana Luísa disse...

Oi amiga
Tens toda a razão.
Não se deve dar xaropes antitusicos a crianças com menos de 3 anos, porque vai inibir a tosse e vai fazer com que a expecturação se acumule ainda mais porque eles não tossem para ele sair.
O que se deve dar até aos 3 anos são xaropes para fluidificar a expecturação, para que ela saia pelo nariz e nas fezes. são exemplos disso o benflux e o fluimucil.

Ajudam a que as secrecções fiquem liquidas e saiam normalmente sem necessidade de tossir.
Tossir é bom porque impede que a expecturação desça!
Qualquer dúvida...apita!!!
LOL tirei o curso com o mais velho!

Angel disse...

Oi,

Não tenho qualquer experiência nesse campo e como tal não te consigo ajudar, mas desejo as melhoras rápidas do pequenote. Que a tosse vá para longe bem como todos os virolas.
Adoro a tua barrinha em cima!!! Falta tão pouco para a primavera, tudo vai melhorar certamente!

Tenho de concordar com o teu ultimo paragrafo, o mundo é redondo e tudo se paga.

Bjs e um xi especial para ti que também precisas de te animar.

Sandra Silva disse...

Então o Xavier anda outra vez doentito!! Bolas!! Em relação à medicação, o Tomás nunca tomou desses xaropes. Quando ele tem crises de tosse, normalmente acabam por avançar para a pieira e acabam por ser tratadas com nebulização de atrovent e ventilan e em casos extremos Pulmicort.
Espero que fique bonzinho rápido e que vos seja dado um longo periodo de tréguas para as viroses e doenças!!
Fiquem bem.
Bjs
Sandra e Tomás

liliana disse...

O Francisco esteve, também ele em meados de Janeiro, com uma tosse bem potente. Quando encontrei expectoração nos lençóis da cama, liguei ao pediatra que me disse para lhe dar o Pulmiben durante 3 dias e se não passasse para lhe ligar novamente. Acontece que senti que o xarope o ajudou de alguma forma a libertar as secreções. Contudo, a tosse que ele tinha era um 'presságio' para o que veio a seguir: a bronquiolite.

Beijinhos e boa semana

kel disse...

Amiga então, espero que esteja tudo bem. Estou aqui se precisares, longe na distância mas pertodo telemovel ou net ok?
Olha, quanto a tosse, sim temos tido muita mas a tosse é importante no sentido de libertar a porcaria porque faz com que ela não desça para os pulmões. Qt a esse tipo de xaropes, nem pensar!
Á única coisa que lhe dou para a tosse é xarope de cenoura, feito por mim com cenoura e açucar mascarado e um xarope que há para a tosse homepático e vende nas farmácias normais, se perguntares eles sabem. O que tenho feito também é colocar transpulmina no peito e costas antes de dormir e na planta dos pés...alivia muito a tosse e ela acha uma piada ao facto de se colocar nos pés ;) depois umas meias bem quentinhas e já está.
Uma beijoca muito grande para voçês! Se precisares já sabes ;)

as minhas filhas disse...

ca por casa tbm nao se usa..ouve uma vez no hospital um medico(nao sei se lhe chamria isso...)passou levotuss acho que e assim,e eu dei-lhe e ela poirou,e muito,alias apanhou bronquiolite,e ja quase ficava com bronquite e asma..foi quando fui ao pneumologista e passei com ela para a pediatra..a partir dai nunca mais lhe dei..
ela tbm graças a deus nao e uma menina que esteja doente,pois nao esta na escolinha esta comigo.
este inverno graças a deus ainda nao adoeçeu,apanhou uma gengivite aftosa,mas gripes nao.

agora a partir de setembro lgo se verá.

Mara_Q disse...

Olá Teté, cá em casa, felizmente, ainda não recorremos a qualquer xarope para a tosse... nem nunca tivemos necessidade disso. As tosses do João foram sempre passando com os vapores ou com o Vick nos pés. Mas lá está, pelo que contas, o João nunca teve episódios de tosse como os do Xavier, mas acredito que teria reagido como tu... também questiono cada medicamento que lhe receitam e gosto que me expliquem "certinho direitinho" - a pediatra dele já está habituada.
Beijinhos grandes e as melhoras rápidas do pequenote lindo!

mãe pimpolha disse...

Eu sou a favor da tua opinião, mas é dificil de explicar a alguns pais.
No meu caso e se tiver muitas dúvidas prefiro que a pediatra o ausculte, mas sei que ela nunca me receitaria disso, a não ser que tivesse mesmo que ser.
Essas coisinhas tb não entram assim cá em casa.
Beijocas

Ni! disse...

Não tenho experiência para partilhar, mas gostei da informação. Pelo menos vai por-me mais atenta, caso a questão se coloque no futuro! :)
Obrigada pela partilha! E as melhoras do Xavier.

Mamã da Caroxinha disse...

Ora aí está um daqueles assuntos "polémicos"!
Como sabes já dei uma vez esse xarope por recomeação do pediatra, mas apenas 2 dias, até porque falamos sobre isto na altura e a tua experiência fez-me pensar. O certoé que no mesmo dia o dito cujo foi parar ao lixo e jurei nunca mais lho dar!
Depois que mudamos de pediatra (apesar de detestares o homem :-D) o certo é que ele é contra os xaropes sejam antitússicos, expetorantes ou até os ditos homeopáticos. Receita apenas nebulizações e quando muito o atrovent mas só quando a expexturação já lhe atrapalha a respiração...
Agora como sabes andamos há dois meses com tosse novamente e se ouvisse a maioria dos conselhos que me dão á tinha recorrido a quase todo o tipo de xaropes :-O
Apesar de os milagres acontecerem para a tosse infelizmente não acredito em milagres :-) Prefiro fazer como e ensinaste e seguir o meu coração!
Obrigada por este post, serve de aprendizagem.

E o teu ps é totalmente verdade, venham as viroses e os benurons que ao menos esse não faz tão mal! Aprendemos com o tempo amiga...

Beijocas grandes e força, força, força ;-D

SONHADOR disse...

não serei uma grande ajuda.
aqui em casa, é mais Brufen em xarope.

beijos e continuação das melhoras.

disse...

ola
eu concordo contigo e tb nao dou as minhas filhotas...no caso da mais velha e tb ja ocorreu com a mais nova, o mais parecido com xarope foi mesmo o onsudil...as crises começam e o final é sempre ir fazer umas mascaras com ventilan as urgencias e aerochamer com ventilan ...agora anda a fazer o pulmicort...
mas xaropes como bisolvon, maxilax q tanto se ouve que pais dao aos filhos nunca usei nada disso..
o objectivo é memso eles tossirem e nao inibir a tosse..
bj...

disse...

ola
eu concordo contigo e tb nao dou as minhas filhotas...no caso da mais velha e tb ja ocorreu com a mais nova, o mais parecido com xarope foi mesmo o onsudil...as crises começam e o final é sempre ir fazer umas mascaras com ventilan as urgencias e aerochamer com ventilan ...agora anda a fazer o pulmicort...
mas xaropes como bisolvon, maxilax q tanto se ouve que pais dao aos filhos nunca usei nada disso..
o objectivo é memso eles tossirem e nao inibir a tosse..
bj...

Estreladomar disse...

Olá Tété,
por curiosidade tive a ler alguns comentários deste post e pelos vistos só a única a ter uma opinião diferente (ou a única com coragem para o admitir).

A pequerrucha está com tosse desde sábado e está a tomar Broncoliber a conselho da pediatra. Portanto... como confio na palavra dela vou continuar a dar-lhe este xarope.

Se faço bem ou não, não sei... mas não sou médica e não me cabe a mim avaliar esta situação. Não tenho conhecimentos suficientes por isso confio na opinião da pediatra que segue a pequerrucha.

(cada um sabe de si e cada um tem as suas opiniões por isso... espero que não me leves a mal e AMIGAS COMO SEMPRE!)

Anónimo disse...

Olá Tété, eu não tenho nada contra os anti-tússicos. As urgências pediátricas têm tido lugar maioritariamente na CUF Descobertas, ou então no Hospital da Luz. Se a memória não me falha, a Joana tomou o primeiro anti-tússico com pouco mais de um ano. Oxolamina. E devo referir-te que nunca tivemos qualquer contratempo. Claro que primeiro tentamos os métodos naturais, como os aerossóis com soro, por exemplo. Se não resultar, passamos então para o plano B que passa pela administração de um anti-tússico. Devo no entanto sublinhar que o meu feedback sobre o Broncoliber não é favorável: o Broncoliber é prescrito para os casos de tosse com expectoração. Visa-se, com este anti-tússico, a "diluição" das secreções e sua expulsão. No caso da Joana, este xarope só veio piorar o seu quadro, notei mais concretamente que as secreções aumentavam em vez de diminuirem.Assim, sempre que a Joana está com tosse produtiva (isto é, tosse com expectoração, ao contrário de tosse reactiva, que é a tose seca), ela faz primeiro aerossóis. E se, conjugado com a tosse, estiver um nariz a pingar, toma Aerius, é um xarope fabuloso. O Oxolamina, esse sim, é indicado para tosse seca.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Minha querida, ando tão ausente que até tenho vergonha de regressar...
Deixo-te aqui a minha (infeliz, por razões que não controlo) a nossa experiência com xaropes... infelizmente, este ano, tal como acontece com vocês, o Gui tem tido, muitas vezes, tosse, febre que vêm a acompanhar uma ou outra ite, que me afligem mas que depois de idas me lembram que mesmo assim somos gente de sorte, como sabes. As orientações de todos os pediatras incluindo a do Gui é que não se deve dar nada, tal como referes. Contudo, e já não é o primeiro, alguns recomendam o Actifed apesar das contraindicações que se podem ler no folheto... agora pergunto eu... qual é o medicamente que é isento de contra-indicações? Pois :-( infelizmente poucos, creio. Então, em alturas de tosse (muita) fazemos o seguinte, recomendado pela pediatra após algumas questões que lhe colocámos: o actifed deve ser administrado 3 vezes por dia (uma colher de café), contudo só damos uma vez à noite um pouco menos do que a quantidade que referi. O que acontece é que alivia a tosse durante o período de sono e durante o dia procedemos ao resto: vapores, muito soro, ambientes húmidos. Certa amiga perguntou-me: "mas é nosrmal fazer apenas uma vez quando a recomendação é 3 x por dia?". Não sei responder, mas como explicou a médica, eles recuperam melhor quando descansam bem. E sabes, acho que concordo... acredito, tenho fé, de não estar a fazer mal ao Gui...
A Joana, no comentário anterior, falou do broncoliber... a nossa opinião é exactamente a mesma. Tenho uma amiga que fala muito bem do Lisomucin, diz que faz autênticos "milagres" na fluidificação das excreções...
Não sei que te diga mais... enquanto pudermos evitar... essas coisas más que o "ajudam", ok... senão, actifed uma vez antes de dormir, alivia-o, deixa-o descansar, acorda mais calmo e duirante o dia combatemos o mal da forma indicada :-).


Pizza: mnham... não sei como é que eles aprendem a gostar tanto das coisas que não são "bróculos" ;-)!!!! lol
O Gui adora também: "pija" lol

beijooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

p.s - esqueci-me: cebola no quarto! Resulta :-).... cheira mesmo muito mal, é mesmo fedorento, mas sabes que com ele acalma????? ;-) parto uma cebola em 4 e coloco junto da cama dele... alivia... hummmmmm

mamã ET disse...

Olá minha querida, a minha experiencia é completamente diferente... Para a tosse da Rafa recorro à homeopatia e dou-lhe Herbeton. Tivemos agora uma crise grave de pieitra e tive de recorrer ao antibiotico e ventilan para os aerossois, mas não dei á rafa o xarope que a dra prescreveu... Tento recorrer o menos possivel a medicamentos, só mesmo quando tem de ser...

Jokitas e espero que com ou sem xarope a tosse do Xavier alivie...

jokitas

Petra Rodrigues disse...

Olá! Eu sou a Petra. desde o ano e meio do Afonso e depois de 20 bronquiolites tive que tomar medidas e ir a farmácia e a médica de lá disse para exprimentar o broncoliber e... ele não voltou a ir ao hospital! já tem 5 anos e até hoje nada de bronquiolites!