sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Contra-senso

Os xaropes, concretamente os antitússicos, são desaconselháveis porque diminuem a protecção que a tosse provoca, além de causarem efeitos secundários.

Isto é sabido por todos [ou deveria!], mas porque teimam os pediatras em receitá-los?!?

E pior ainda, quando questionados, porque é que estes anuem comigo para logo de seguida virem com um "mas"…?

É que a tosse é daquelas MERD@S chatas que não têm cura imediata! Ponto final.

Desta vez, a panaceia receitada foi o Levotuss que, como todos os xaropes, não passa de uma saca de açúcar disfarçada num frasco... nem sequer aviei a receita.

Custa muito [e dói como o caraças] ficar impotente a ouvir o nosso filho tossir, uma semana atrás da outra, de braços cruzados mas há que deixar a natureza fazer o seu papel, em conjunto com o seu sistema imunitário!

Tenho dito /o:

[•••]

É verdade que estou com uma neura daquelas [depois de mais uma noite com 'show' de tosse para os vizinhos], assim como também é verdade que o mundo é redondo, mas este desabafo é sobre o que eu, uma mãe que em nada é perfeita, acho melhor para o meu filho!

●•TéTé•●

16 comentários:

PatLeal disse...

Tb tenho o João em casa hoje, com tosse de cão!!!

E não há xarope que valha!!!


As melhoras e bjocas boas

Anónimo disse...

Bem sei ke a minha filha nunca teve tose até o dia de hoje e posso até estar a jurar em vão, mas minha mãe dizia semrpe ke o remedio pra tosse é tussir, logo xaropes na minha casa nunca entraram e n pretendo nunca ke entrem..
nós adultos uma poncha é tiro e queda para tosses e constipaçoes lol e para nossa filha de 3 anos se algum dia aparecer com tosse será mel e limão :))) as melhoras pro menino )

Amanda disse...

Amiga, vc ja procurou um alergologista. As evzes a tosse é uma reação alergica a mudança de temperatura ou outros. Claro que pode nao ser o mesmo caso do Xavi, mas descobri que todas as complicações respiratoria que teve ano passado, inclusive com tosse, era de fundo alergico. Só que depois complicava pra asma, sintomas gripais, etc.
O tratamento com antialergicos ajudou muito no inverno.

Beijão grande
Amanda e ISabela

E.M disse...

Simplesmente não sei que te diga...
Como sabes já dei vários ao Gui. Mas é como tu dizes, a natureza sabe o que faz... sempre que dei esses xaropes a "coisa" agravava-se mais. Uns porque provocam mais tosse outros porque a secam e ajudam a desencadear um processo de cura muito mais longa. Ando a cebola fedorenta no quarto, o tal método natural que connosco resulta. Alguma tosse, mas há algum tempo que não dou nada... mas sim, errei durante muitos episódios.
As melhoras amiga... força porque não é fácil...
beijos

p.s - queria enviar-vos o Pedro e o Lobo (cópia) mas perdi a tua morada :-(... podes escrever lá no blog? Não publico. Beijões

laurasm disse...

olá

É mesmo uma porcaria os nossos pequenos estarem com tosse uma das minhas está noite tb teve, eu já a muito de que não lhe dou xarope de farmacia faço aquele de açucar amarelo com cenoura e tem-lhe passado, já esperimentas-te?
As melhoras.
laura

AndreiaA disse...

Na minha humilde opinião, acho q fizeste bem... Eu tb não dou xaropes antitússicos ao meu filho.
Já agora deixo-te o link de um site recomendado pelo pedi do Gui.
http://amrf.no.sapo.pt/Tosse.pdf
Bjs.

Mara_Q disse...

Concordo contigo, Teté. Nós temos a sorte de a pediatra deles e da médica de família nunca terem sugerido tal coisa. Se é para dar açúcar, então faço xarope de cenoura em casa... pelo menos sei o que lá tem dentro. Resta ter muita paciência e resistência nos nossos corações de mãe para ouvi-los a tossir e vê-los aflitos a cada crise... As melhoras do Xavier.
Beijinhos grandes

Barriguita disse...

pois... realmente, não sei que te diga. o Pedro nunca teve grandes crises de tosse, felizmente. faz apenas o que o teu instinto mandar.
ainda ontem, a pediatra que viu a Clara nas urgências desaconselhou o Betadine para a varicela... mas o que é que achas que lhe estou a pôr??? ;)

as melhoras!

Raquel Ribeiro disse...

Eu não costumo dar nada ao gui prá tosse, apenas toma Aerius qd tem pingo, ranhoca, se piorar passo para o Actifed.
Brufen e Benuron ao menor sinal de febre e pronto... as maleitas este Inverno foram poucas!

bjs e as melhoras
Mezinhas: uma cebola cortada ao lado da cabeceira (fiz e melhorou), chá de cebola
dizem q o vicks esfregado na planta dos pés tb resulta (nunca fiz)

mãe pimpolha disse...

Deves ser das poucas mães a pensar assim, eu sou outra. Pena não encontrar mais por aí. Beijocas

Sandra Silva disse...

Olá.
Graças a Deus não tenho tido desses problemas..ou seja, não tenho conhecimento causa.. Espero que tudo fique melhor, pelo Xavier e pela tua sanidade mental! :)
Bjs
Sandra e Tomás

Velu disse...

Olá TéTé, o Ricardito também anda com tosse! Enquanto é só tosse não custumo dar nada, só xarope de cenoura e nabo que faço em casa, só lhe dou xarope se a tosse complicar ou vier febre junto!
Bjs

Sofia disse...

Também estou com o mesmo problema em casa. O Tomás está desesperadinho e confesso que lhe dei o Actifed por desespero de o ver assim. Já a Maria não pode tomar nada por causa dos seus 6 mesinhos. Vamos lá ver quem é o primeiro a ficar bom. De qualquer das formas não custa nada por uma cebola cortada ao meio no quarto. Dizem que resulta e mal não deve fazer. Vou experimentar pela primeira vez esta noite. Vamos lá ver o que acontece.
Bejinhos e as melhoras para o Xavier.

disse...

Este tema da tosse já deu (e vai dar) muito que falar...estou totalmente de acordo com o evitar ao máximo os xaropes, mas em desespero já cedi...falei com uma amiga farmacêutica que me explicou tudo acerca das tosses (as secas, as alérgias, as produtivas) e percebi que o xarope tem de ser adapatado ao tipo e fase da tosse e que isso é muito dificil de acertar..
percebi tb que os médicos pouco percebem deste tema, e que receitam assim "à parva", por isso aconselho-me sempre com ela
percebi que a tosse da minha filha começa no nariz, ou seja: ela começa com ranhoca que vai escorrendo e faz-lhe tosse, por isso ataco logo a ranhoca (soro, gotas e aerossóis)
tb percebi que na fase da tosse os aerossóis podem fazer pior, por isso evito
e uso e abuso das mezinhas:a cebola fedorenta cortada na mesa de cabeceira resulta bem, o xarope de cenoura com açúcar mascavado e nabo cru tb ajuda, bem como uma colherzinha de mel ou água morna
mas tb já percebi que nos ataques (que já chegaram a durar 3 horas seguidinhas) nada há a fazer...dar água, água...

liliana disse...

Eu também não dou. Contudo, para o ajudar a expulsar a expectoração, acabo por lhe dar o pulmiben a conselho do pediatra. É muito raro, mas quando sinto que ela está lá presa, não hesito em dar para o ajudar.

Angel disse...

Pois... nessa matéria felizmente não sei opinar, nunca tive nenhum dos dois com crises assim ao ponto de terem de tomar alguma coisa.

Mas agora que penso um bocado eu é que devia ter tomado qualquer coisa porque foram 3 semanas que a tosse não deu tréguas, um dia nem aulas consegui dar. Mas felizmente passou. Mais uma vez que venham todas para mim do que para os meus pequenos.

Beijocas