quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Avaliação final

Na quinta-feira passada, tivemos uma reunião com a educadora do Xavier para receber a avaliação final.

Pedi ao Papá J. que viesse junto porque, houve uma fase em que o Xavier andava descontrolado e eu queria que ele ouvisse, diretamente da educadora, as suas recomendações e afinal foram só elogios, começando por dizer que ele é uma criança respeitadora e obediente.

É claro que quero o melhor para o meu filho mas, para mim, respeitar os outros e obedecer, é o mais importante, até mesmo do que ser um crânio, e é nessa base que tentamos educá-lo.

Por fim, tivemos duas chamadas de atenção, que foram mais para nós, pais, do que propriamente para o Xavier.

«Como ele se sente protegido, por estar sempre connosco ou com vocês, para que se torne mais confiante, precisa de passar tempo sem os papás».

Foi a recomendação URGENTE da educadora, para o deixar com alguém de confiança [amiga, já sabes o que te espera…] para que ele sinta que não tem os adultos de sempre para o proteger e aprenda a desenrascar-se sozinho.

Contínua a levar sem dar, com a agravante de me dizer que não é preciso fazer nada porque a educadora castiga quem lhe bateu.

No fundo até sinto orgulho por ele ser assim mas santa paciência… é que não há um dia que ele chegue a casa sem ter sido magoado e, por muito que eu tente fazer com que ele entenda que só está a bater para se defender, as minhas palavras caem em saco roto!

A educadora também recomendou que ele praticasse uma arte marcial, que eu sou apologista porque irá ajudá-lo a ser mais forte mentalmente, mas o problema é que por cá não existem turmas com miúdos tão pequenos.

Vamos ver o que se pode arranjar, até porque na piscina onde anda existem algumas crianças a quererem ingressar no Viet Vo Dao e ainda não o fizeram porque as turmas são muito heterogéneas, em termos de idade.

Falamos também sobre algumas alterações que irão ser feitas no próximo ano letivo, no que toca a deixarem a sesta e a dedicarem-se mais aos trabalhos em grupo.

De resto está tudo bem com o nosso Xavi, que contínua a ser uma criança de fácil trato.

3 comentários:

Vânia e Mariana disse...

é tão bom ouvir essas palavras, não é? :)
Olha, com a MAriana passei por isso, e ensinei-a em casa a bater, que só se bate em defesa....e consegui, mas também foram uns dias/Semanas complicdas que ela vinha para casa sempre triste que lhe tinham batido, e el não bati porque os meninos não batem....

beijinhos,

Barriguita disse...

estão a fazer um bom trabalho e isso vê-se na atitude dele. ;)

quando quiseres deixá-lo cá em casa uma tarde/um dia,já sabes que estamos disponíveis- de certeza que ele não estranha tendo com quem brincar.

Bjos

Mamã da Caroxinha disse...

Estão a educá-lo muito bem e isso é que importa!
Do levar sem reclamar já é feitio dele e dificilmente vai mudar...
Quando quiseres já sabes que podes contar comigo para ficar com ele, porque realmente acho que lhe fará bem nem que seja só umas horas sem os papás ;-)
beijokas