sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ela anda aí

E como qualquer doença altamente contagiosa, é só uma questão de tempo até que chegue cá.

Trocando por miúdos, falo da [não da famosa doença cuja primeira letra é o A] varicela.

Existe um caso confirmado na sala do Xavier, detectado na quarta-feira, e como o período de incubação tem início nas 24 a 48 horas que antecedem o aparecimento das pintas, estaremos em alerta, pelo menos, por mais 10 dias. [período de incubação poderá ir de 14 a 21 dias]

Coincidência que, na consulta de rotina dos 2 anos, [que ainda não relatei... ai cabeça!] comentei com a pediatra acerca da existência da vacina, que não fazendo parte do plano nacional de vacinação, já existem muitos médicos a prescreverem-na.

A meu ver, e no dela também, sendo a doença tipicamente benigna, que, na maioria das vezes, evolui sem complicações na infância, não faz sentido vacinar [só o vírus cria imunidade] pois será melhor que o contágio aconteça em criança, quando esta, na adolescência ou em idade adulta, traz complicações mais frequentes e, habitualmente, mais graves.

Posto isto, resta-nos AGUARDAR porque, sendo o Xavier uma criança saudável, prefiro que o contágio aconteça agora e assim fica já imune e arrumado, como se costuma dizer.

Com um Inverno bem recheado de “ites” e afins, ritmo para lidar com o nosso filhote doente é o que não nos falta [que seja sempre assim e nunca pior!], por isso não se acanhe Sra. D. Varicela... venha logo e sem medos!



P.S. - Sim C., começo acreditar que os Deuses reuniram-se todos contra nós. Acredita que, desta vez, fiquei mesmo triste!

21 comentários:

Angel disse...

Bom pensamento positivo ficava a questão arrumada de vez...
Olha na creche do Diogo quando ele ainda estava no berçário houve dois casos confirmados mas o Diogo não chegou a apanhar.
Na altura até preferi que tivesse apanhado mas não aconteceu, vamos ver quando será.

Bjs

Ni! disse...

Ora uma boa perspectiva, sim senhora! Vale mais agora, não há dúvidas!

Mamã Pirata disse...

ÒH sra dona varicela vá se embora que já chatiou 3 familias.Isso n se faz...ai ai ai !!!!

Bjs gds ,espero que n aconteça nada.

BOm fds.

(n recebi mail teu)

Edith disse...

Olá. Pois o Pedro levou também essa vacina, aliás o Pediatra do Pedro é um defensor de tudo o que é vacina!!!

Já te enviei o convite para poderes aceder ao meu blog.
Bjocas.

Estreladomar disse...

AMEAÇA: ou dás-me aquilo que pedi ou tens o castigo de ir dar uma voltinha aos CTT.
ihihihihi...

E sobre este post: cala-te mulher! Não fales em mais doenças. Gostas de coleccionar ites e agora também queres uma varicela??????

RAIOS!!!!!

Beijinhos e bom fim-de-semana (SEM DOENÇAS E COM SOL!!!!!)

;-)

Gasparzinha disse...

REalmente, mas vale vir já e depois é menos uma p se preocuparem.
Beijinhos

Maria Vicente disse...

Infelizmente ou felizmente irá apanhar, mas nada de medos, fica ja despachado dessa coisa. As minhas tiveram e foi muito simples de tratar.
Beijinho

Papito, Mami e Yasmin disse...

Nossa Tete, fiquei intrigada com o posicionamento da médica, pois aqui no Brasil, apesar da vacina ser paga, os pediatras prescrevem-na sim, no intuito de poupar a criança dos incômodos e até consequencias da doença.

abraços

Sandra Silva disse...

Bolas! Só faltava essa também!
Mas tens toda a razão, a aparecer que seja agora, do que em adulto.
Em Janeiro andamos também alerta, pois imediatamente antes da consulta dos 2 anos do Tomás, entrou no consultório um miúdo de urgência para confirmação de varicela. Todos demos a vez para que ele não estivesse muito tempo na sala de espera! Quando meu espanto, o paciente seguinte era o Tomás!!Nesse dia desejei não ter pressa para entrar consultório. Ainda me ri com o Dr. T. e efectivamente pode ir até aos 21 dias para se manifestar...o que não aconteceu. Não fiques a cismar...logo vês.
Fiquem bem.
Bjs
Sandra e Tomás

Adriana disse...

Mais uma doença......linda isso está mesmo mau.
Pensa positivo, talvez a dita Sra D. não apareça por agora e resolva só aparecer noutra altura mais calma.
Bj grande ;)

Mãe das Marias disse...

Minha querida, não te preocupes que não vai ser nada de especial, vais ver!
A Tiz teve com 10 meses, quase 1 mês depois do 1º caso e já pensávamos que não teria, mas teve 12 pintas em todo o corpo e nunca a notei incomodada ou com comichão... foi muito ao de leve.
Oxalá que com o xavi tb seja assim!

Beijos***

SONHADOR disse...

se vier, que vá embora depressa.

beijos.

liliana disse...

Eu tive a varicela quando andava na 3a ou na 4a classe. Há 3 anos houve um surto na escola onde estava colocada (até alguns funcionários, bem mais velhos apanharam a dita cuja) e eu não apanhei nada de nada.

Se for para vir, que venha. Assim ele fica imune e pronto!

Beijitos

Nocas disse...

A minha filhota tb teve por essa altura...conforme veio, foi. Nada de febres só mesmo borbulhas e alguma comichão. E andou sempre bem disposta.
Mais vale que apanhe agora, fica já despachado.
Mandei-te um convite.
beijinhos

Mamã da Caroxinha disse...

Bem amiga se vier infelizmente será mais uma não é? Já começam a ganhar calo (treta) e que venham ao menos destas coisas benignas e nunca pior.
Que venha logo porque após a adolescência é uma doença perigosa e eu lembro-me bem quando a tive! A comichão era tanta...mas mais nada.
Portanto olha tens que aguardar pacientemente que a dita cuja te bata à porta...ou não...
Infelizmente poderia ter resolvido aparecer noutra altura já que agora não dava realmente jeito nenhum mas pronto...fazer o quê? É bruxedo só pode!...

Beijocas e força!

Daphne Pierin disse...

Bom dia amiga! To aqui pq hj escutei uma triste noticia na tv sobre a enchente na Ilha da Madeira. Nao sei a localidade em q vc mora, espero que estejam todos bem.Por aqui tbm temos passado por coisas do tipo, é a natureza se rebelando..
bjs, daphne

sonia disse...

A pediatra da Madalena e do Martim tb foi de opinião de não darmos a vacina pelos motivos que citaste. A Madalena teve no ano passado, apanhou no infantário, mas não foi mto "atacada" o Martim esteve sp em contacto com a Madalena e não apanhou!

Beijocas

LoveXL disse...

Por aqui ela já passou!!! uffaaa... foi quase um mês (entre um ficar bom e pegar ao outro!!) a pôr creme nas borbulhas (nojentas)!!

Boa-sorte!

mãe pimpolha disse...

Alguma vez teria que ser, não é?
Já fica despachado.
Beijocas

Nana disse...

Ai amiga estas doenças dão cabo da gente,mas concordo plenamente, aqui tbm optamos por não dar e o pediatra tbm concorda. Pelo que andei a ler nós não ficamos imunizados para sempre, ou seja quando é benigno pegar estamos imunes, quando já não convei não temos mais a imunidade. ai mesmo que optei por não dar.

Nana disse...

Ai amiga estas doenças dão cabo da gente,mas concordo plenamente, aqui tbm optamos por não dar e o pediatra tbm concorda. Pelo que andei a ler nós não ficamos imunizados para sempre, ou seja quando é benigno pegar estamos imunes, quando já não convei não temos mais a imunidade. ai mesmo que optei por não dar.