sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A Nossa Deliberação

Depois de tanta informação [e especulação!] fui ao encontro da pediatra que assiste o Xavier para que, em conjunto, pudéssemos tomar uma decisão acerca da vacinação contra a Gripe A.

Apresentou-me o facto, acerca do desenvolvimento do vírus H1N1 nos casos que lhe tem passado pelas mãos [quer no hospital público onde trabalha, quer no consultório], da doença estar a surgir de uma forma moderada e com muito menor número de internamentos e complicações do que a gripe sazonal, e embora a vacina pareça segura ainda se desconhecem os verdadeiros riscos inerentes, como tal, na sua opinião, estes não compensam os benefícios.

Ela não tomou a vacina, nem tão pouco a deu aos seus filhos, e só está a aconselhá-la às crianças diabéticas e com problemas cardíacos.

Posto isto, e como certezas a 100% ninguém as têm, optámos por seguir o seu conselho em NÃO vacinar o Xavier.

Esta é a nossa decisão, neste momento, sem excluir de todo que não possamos vir a mudar de ideias, até porque ainda é tudo demasiado recente e informações [e desinformações] novas, estão a surgir diariamente.

Acho essencial consultarem a opinião do médico que assiste os vossos filhos e, quer sigam ou não o seu conselho, depois de decidirem o que fazer tentem não ficar muito alarmados com este tema que, além de começar a cansar, já nos fez perder, a todos, alguns minutos [para não dizer horas] de sono!

P.S. - Que Ele proteja o meu filho e os de todos!!!

31 comentários:

Sandra Silva disse...

Olá. Tudo bem?
O Dr. T. já regressou ao trabalho na 4.ª feira e falei com ele por causa da vacinação ou não do Tomás (22 meses).
Não estava à espera daquilo que ouvi, pois o meu coração de mãe sempre pendeu mais para o NÃO dar a vacina. O que ele me explicou foi que como o Tomás tinha tendência para fazer bronquiolites, tinha mais risco, mas ele falou também que pelo facto de ele ter feito tratamento de 2 meses no Verão com o Pulmicort (contem corticóides), aumentava o risco, apesar de estar com a avó e ter os primos na escola. Logo, posto este cenário, era da opinião de vacinar, tendo também em conta que é recomendação da OMS.
Fiquei sem saber o que fazer...já falei com o papá mas vamos aguardar mais uns dias para a decisão final, apesar da nossa tendência ser o não.
Vai existir sempre preocupação, pois de dermos e acontece alguma coisa...se não dermos e acontecer e soubermos que podiamos ter evitado!!
Gostava de saber opiniões de quem tem filhotes com as mesmas situações, apesar de saber que a decisão vai ser sempre nossa.
Tété, desculpa o testamento, mas ando mesmo preocupada.
Fiquem bem.
Sandra e Tomás

Anónimo disse...

Olá querida mamã, o pediatra da Joana é a favor da vacinação mas nós temos muitas reticências, pelo que, por ora, não vamos vacinar a Joana.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Estreladomar disse...

Nós também já decidimos mas tal como vocês não metemos de parte a opção de mais tarde ela ser vacina mas por agora é... não!

PatLeal disse...

Olha, inicialmente a Pediatra do João, tb disse que ele devia de tomar por causa das broquiolites todas, mas disse que a seu tempo nos avisava e que caso ele viesse a contrair a gripe vinha a casa avaliar a situação. Nós vamos esperar mais uns dias para a contactar. Vamos ver a evolução da gripe A na escola dele e depois tomar uma decisão.

Bjs e que Deus os proteja a todos

Adriana disse...

Pois, isto anda a criar muitas precoupações.
Nós tb nos aconselhámos com o pediatra que no disse NÃO vacinar.
Bj grande ;)

Mamã Pirata disse...

Pois é ...mesmo sem querermos alarmismos este tema mexe cm todos nós.O Pedi do Pirata tb n recomendou vacina ,indicou só a sazonal que ele já fez a 1ºtoma.
Eu ando cm mtas duvidas sobre este assunto...ando a tentar recolher + informação ,mas cada diz fico mais confusa.
Quando puderes passa lá...e liga sempre que queiras ,estás á vontade.Tontinha!

Um beijo grande ao Xavier,esse fim de tarde de domingo tem que acontecer,ok?

Matilde e Dinis disse...

Nós por cá por enquanto decidimos em não vacinar. Em Dezembro temos Pediatra e vamos conversar com ela para saber a sua opinião.
Mas por agora não vamos vacinar

Beijinhos
P.S. Que ELE proteja todas as crianças

Cátia disse...

Pois é, minha querida, vamos aguardar... estão sempre a surgir novas informações...
Eu também não quero tomar, mas espero por dados mais concretos:)
Confesso que estou cheia de dúvidas e com medo.
Beijinhos

LoveXL disse...

Ai Tété... nao imaginas como andamos... O pediatra deles aconselha a vacina e o papá de cá de casa nao concorda mt...

Angel disse...

Oi,

Fizeste bem em tomar essa decisão. Que tudo corra bem é o que se espera.

Bjs

Mara_Q disse...

Olá Teté! Ca em casa, para já, não vamos vacinar... As opiniões dos profissionais de saúde dividem-se em muitas coisas, mas neste tipo de questão não deveriam existir dúvidas... é uma angústia acrescida para qualquer pai e mãe sentir e saber que a própria classe médica tem medo e incertezas em relação à segurança da vacina, independentemente de ter sido aprovada por todas as entidades e mais algumas. Mas a responsabilidade da decisão acaba por ser só nossa. A minha cunhada, que é médica, é da opinião de não vacinar. Segundo ela a gripe tem sido ligeira e como o Joni não tem tido problemas se saúde (graças a Deus!) é preferível aguardar para ver se começam ou não a surgir efeitos secundários da vacina e aguardar também pela "evolução" da gripe. Se ao menos nós pudessemos proteger os nossos filhotes de tudo, mas infelizmente não é possível. Seja o que Deus quiser e que tenham sempre anjinhos bons a zelar por eles.
Beijinhos e bom fim-de-semana!

Beta disse...

Essa dúvida dá cabo de qualquer mãe. O querer fazer o melhor por eles e, não ter certezas.
Eu não tive que tomar essa decisão, porque o Tomás já foi infectado com o vírus e, vendo pela forma tão moderada que lhe deu, acho que foi o melhor.
Beijinhos
P.S. Ele vai proteger-nos a todos, pois claro! :)

kel disse...

Nós estamos como voçÊs, não vamos vacinar tb por conselho e porque pensámos e medimos os prós e contras e achamos melhor não. Riscos todos corremos de uma maneira ou de outra.
beijocas

Gasparzinha disse...

Eu ainda n sei o que fazer, a pediatra da Bé disse para darmos a vacina, mas eu ainda tenho dúvidas, para já vou aguardar para ver a reacção de outras crianças.
Beijinhos

laurasm disse...

olá
nós não queremos vacinar as pequenas, ainda não falei com o pediatra, hoje fui a consultorio mas tinha lá tanta gente que desisti, 2ª feira tenho que lá ir a buscar umas receitas e vou tentar falar.
Falei com a funcionaria e perguntei se o pediatra estava a recomendar a vacina e ela disse que não.
mas para a semana já decido
Bjs
Laura

Maria Vicente disse...

E estás coberta de razão, 1º a opinião do médico que assiste os nossos filhos, depois a decisão é sempre dos pais. Como sabes já vacinei.
Ja foste ao meu cantinho hoje? Passa lá.
Beijiocas

O blogue está tão giro, adoro a foto dele, que linda

SweetPie disse...

Eu tambem tou reticente, mas o mais certo é nao vacinar! Beijokas e qu eEle nos proteja a todos...

liliana disse...

Para já, não estamos a pensar em administrar a vacina ao Francisco. Na próxima consulta, vou abordar o médico nesse sentido. Calculo que a opinião seja em não dar, porque ainda há duas semanas tivemos consulta e ele não nos falou no assunto (e nós tb não perguntámos, é um facto).

Beijinho e obrigada pela partilha

Lebasiana disse...

eu nem pensei no assunto... nao estou alarmada... mesmo...

fizeste bem...

jocas

Velu disse...

Cá em casa também optamos por não vacinar ninguém por agora.
Seja o que Deus quiser!
Hoje já deu nas notícias que o vírus sofreu uma mutação, e como tal, podemos estar agora a tomar a vacina para este vírus e daqui a algum tempo ele já estar mutado e a vacina não fazer efeito :(
Bjs e bom fds

Mãe das Marias disse...

Ai minha querida nem a propósito do meu post de hoje... Também ando cheia de dúvidas e vou aproveitar para ler todos os comentários que te deixaram ;)

E em relação ao novo look do blog, parabéns está o máximo!!! Lindo como sempre! Gostava de mudar o meu, pois nunca mudei nadinha desde o início, não percebo nada disto e tenho medo de mandar tudo ao ar :D


beijos

SONHADOR disse...

Nós ainda vamos ter a consulta para saber a opinião do Pediatra.

Beijos.

Mafalda disse...

O pedoatra da Constança aconselha a dar, mas não vamos dar, por enquanto, pois podemos mudar de opinião.
Beijinhos

Ana Raquel disse...

Olá,
Nós também não vamos vacinar... É, tambem, a opiniao do pediatra.
Bjocas

Juliana Melos disse...

querida...
essa gripe me assustou muito quando teve aqui no Brasil..
cuide muito do seu filho...
beijos

Arte de Bem Receber disse...

Olá Tété e Xavier:)

Está td bem connosco obrigada, a razão por não actualizar o blog é porque algumas pessoas "amigas" só lá vão para matar a curiosidade delas e criticarem sem nunca deixarem um beijinho ao Gonçalo, se quisrem notícias dele que perguntem, já falei sobre isso no blog, isso deixa-me condicionada porque não posso escrever o que me vai no coração que as pessoas criticam como foi no caso do convite de baptizado da minha sobrinha que colocaram o meu nome, o do meu marido e do Gonçalo colocaram "e filho" os tios umas pessoas conhecidas criticaram-me por isso, acharam que eu não tinha razão em ficar sentida, não fiquei chateada por eles pensarem de maneira diferente de mim mas sim de saber que leem o blog, sabem tudo o que escrevo e nunca foram capazes de deixar um beijinho para o Gonçalo...leva-me a pensar que só lá vão para criticar.
Quanto à gripe A, nós tb pensamos em não vacinar o Gonçalo,temos alguns amigos médicos que não se vacinaram, não pensam em vacinar os filhos e dizem que a maior parte dos colegas não o fizeram, pra já ñ vacinamos até ficarmos mais esclarecidos.
Bom domingo pra vçs.

Beijinhos,
Xana e Gonçalo

mãe pimpolha disse...

Esta vacina tb leva um não redondo meu, talvez se começarem a dar a que não tem o adjuvante cá em Portugal, eu mude de ideias.
Beijocas

Mamã da Caroxinha disse...

Já falamos disto tantas vezes...chata como eu sou não te largo ;-)
Tal como vocês também decidimos não vacinar por enquanto, apesar do pediatra recomendar a vacinação.Se o coração me dói e aperta? Sempre que penso nisso! Portanto prefiro nem pensar para deixar de perder noites à conta do assunto :-)
O futuro logo se vê!
E com certeza que ELE vai proteger os nossos meninos!

Beijos

sonia disse...

A nossa pediatra aconselhou a vacinar, apesar de o meu coração de mãe estar super mega apertado, sinceramente não sei o que fazer tenho medo que a decisão que tome, qualquer que seja ela não ser a correcta.

Por enquanto por aqui ainda não chegaram as vacinas, sp dá para pensarmos mais um pouco no que vamos fazer :-(

Beijcoas grandes.

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

É mesmo uma decisão difícil... nem sei o que pensar, por vezes... enfim. Que Ele nos ajude a todos amiga. :-)
Boa semana

LoveXL disse...

A Lau foi vacina, faz amanhã uma semana e parece-me que correu bem! Mas o medo cá em casa tb é muito...

Que a protecção que pediste, funcione mesmo para todos nós!