quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dias contados

Desde o início deste mês, que o Xavier decidiu deixar de beber o seu biberão de leite, antes de ir para a cama.

Nem sequer deixa que este chegue à sua boca e, mal o vê, vira logo o rosto acenando que não!

Esta mudança poderia ter sido originada pela tentaviva (frustada) de introduzir o leite de vaca mas não foi esse o caso porque ele nem chegava a provar o leite.

Após 3 semanas a julgar que seria somente uma fase, desistimos de oferecer-lhe o biberão de leite, antes de ir dormir.

Até aqui tudo bem, já que ele janta que nem um adulto (não tendo a mamã como exemplo ;o), mas a minha angústia são as manhãs!

Começou a torcer o nariz ao leite de vaca, quer gordo, meio gordo, marca A, B, C, name it... como tal voltámos ao Aptamil 3 mas mesmo assim, bebe uns míseros 100/ 150 ml, na melhor das hipóteses.

Nestes últimos dias, não quer o leite de forma alguma... nem no biberão, nem com nestum ou papa.

No caso concreto desta manhã, p.ex., tentei dar-lhe nestum, cereais, queijo, mas só aceitou um iogurte natural.

Agora pergunto: tenho que me RESIGNAR ao facto dele ser pouco apreciador de leite ou será somente uma fase?!?

Até virem dias melhores, deixem-me as vossas experiências, que agradeço desde já.

32 comentários:

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Minha querida... parece que também os nossos meninos têm muito em comum. Ainda bem, digo eu, são abençoados e têm uma estrelinha... ;-)
O Gui também não aceita leite enquanto acordado. Connosco não foi só uma fase. Chegou por volta dos 11 meses e nunca mais voltou essa tal vontade de beber leite, seja de noite, seja de dia...
O que faço sempre para colmatar a defeciência de cálcio... é dar-lhe o leite enquanto dorme, mais ou menos por volta das 1h ou 2h da manhã... umas vezes antes, outras mais tarde. Dependendo se adormeço no sofá ou se fica a trabalhar... lol.
Enquanto dorme, procuro-lhe a boquita no escuro, tacteando, e coloco a tetina sem que ele se aperceba. E bebe todo... quase 300 ml seguidos. Estas noites da estomatite isso tem acontecido duas vezes por noite... sendo que a última é por volta das 7h, por vezes antes. Se tento dar-lho mais tarde, perto da hora de acordar... acabou, não temos hipoteses. Ele acorda e rejeita logo...
De resto, tu já sabes, iogurtes, queijo... tem de ser.
Espero que seja só uma fase do Xavi... mas se não for, de certeza que vais dar a volta ;-)
Desejo muito que estejas bem ;-).. recebi o teu mail. Força...
Em breve escrevo... entretanto vou passando...
beijocas e boa sorte

Célia Sousa disse...

Olá Mamã,
gostava de te poder ajudar mais, mas por aqui haja leite ou está o caldo entornado! O Rafa ainda acorda 2 vezes de noite para beber o leitinho! E cada biberão é de 270ml! Depois durante o dia come queijo, iogurtes, papas... portanto é um viciado em leite! Mas não te preocupes com o Xavier porque pode ser só uma fase! Ele pode ter enjoado o leite e o organismo precisar de um tempo de descanso. O Rafa teve uma altura que enjoou as papas, não lhe dei durante 2 semanas e depois voltou a comer como se nada fosse. Dá-lhe um tempo e depois se ele continuar assim, aconselha-te com a/o pediatra. O Rafa só bebe leite Aptamil3, porque não reagiu bem ao leite de vaca.

Beijinhos e boa sorte

Sandra Silva disse...

Olá.
O Tomás tem 20 meses e até à 15 dias atrás ainda tinha a mamita antes de deitar. Entretanto entendeu que já era homenzito o suficiente para não precisar da mãe para nada e disse que não queria mais... para meu mal, pois o raio do Parlodel (para secar) tem efeitos secundários que nunca mais acabam..Entretanto passou da mama para a tigela de leite de imediato, com a mão dele, ai de quem mexer na colher!Damos o leite Mimosa Especial 1 a 3 anos..uns dias com Nestum, outros com cereais penso que da Milupa (estrelinhas, luas...), outras vezes só com bolachas Maria dentro!Ele escolhe. Às vezes com colher, outras com palhinha..Esperimentamos o leite gordo Mimosa, mas não gostei do cheiro do leite depois de aquecer...e ele comeu, mas tb notava que não lhe agradou muito. De manhã come Cerelac.
Ele também gosta bastante de torradas com manteiga.
Tens que ir experimentando, mas penso que será só uma fase de menos apetite..que o Tomás também teve e eu associei aos 8 dias que ele andou a tomar a vacina oral...que sei que o Xavier também tomou! Vamos a ver no inicio de Outubro se volta a repetir para comprovar.
Fiquem bem.
Bjs
Sandra e Tomás

PatLeal disse...

Nem sei como ajudar, no meu caso, tenho que recusar leite ao João porque acho que bebe de mais...

Espero que seja só uma fase.

Bjs

Maria Vicente disse...

Pois... Pode ser mesmo fase sim. E que tal experimentares colocar um pouco de chocolate ou assim. Se comer o iogorte não te preocupes. Os estudos mais avançados dissem que o leite não é tão fundamental como apontam. Ele pode até nem gostar nunca. O importante é que coma qualquer coisa de manhã para não ir em jejum para o "trabalho". Aposta nos iogortes, nos cereais secos sem leite, no queijo, no pao com manteiga, na fruta. E cereais com iogorte? Vale tudo miga.
Beijinho e boa sorte

AndreiaA disse...

Olá!!Tenho seguido o blog, acho-o mt giro.Eheh.
Em relação ao leite aqui por casa, o Gui (com 18 meses), tb não bebe. Foi bebé de mama até aos 9 meses, e dps tentar dar biberão foi mt complicado, pk nem sempre o aceitava. Ao ano, tb não consegui dar leite de vaca e ainda hoje não consigo. Ao pequeno almoço come papa (nutribem, cerelac) ou nestum.
Bjs

Mamã Pirata disse...

Acho que o vosso problema é mesmo o leite que ele n gosta e por isso rejeita.
O Pirata até aos 18 meses bebeu o mimosa crescimento 1/3anos é mais doce e eles aceitam bem,depois fizemos a transição pro mimosa meio gordo e gosta.
Não prescinde do seu biberão da noite/deitar e de manhã tb bebe o que pra mim é uma mais valia e evito dar-lhe papas.

O iogurte natural tb é uma opção desde que lhe dêm um pãozinho a meio da manhã pra ele n ter fome.
(o meu come na escola)

Espero que as outras Mamãs te possam dar mais opções.bjs gds.

Anónimo disse...

Obrigada linda ;)

Fico à espera :P
Beijinhos*

Amanda disse...

Xiii amiga, se for como a Isabela, a fase nao passa tão cedo... Só eu consigo dar (nao toma com outra pessoa) no maximo 100 ml leite pra ela, umas 2 vezes NA SEMANA e com muuuita "chantagem", tipo, nao ligo a TV enquanto nao tomar (até porque essa menininha travessa pede o leite aí quando dou, ela diz que nao quer... urrrggh). ela ja esta assim ha tantos meses que ja desisti de insistir, so dou quando ela pede, mas se ela pede insisto pra que tome, mas nao passa de 100ml.
Ja falei com a pediatra varias vezes sobre isso e ela diz pra substituir por outros alimentos com calcio, tipo: iogurtes (a Isabela tbem nao gosta muito), queijo (ela nao prova de jeito nenhum), repolho e peixe...
Não é mole nao amiga, mas vou todo dia tentando dar outros alimentos. Agora ja estou até oferecendo leite com achocolatado, mas mesmo assim toma muuuito pouco.
Beijos
Amanda Orsi

Marlene, Simão e Martim disse...

Querida Tété,
Eu tenho o mesmo problema. O Simão desde que deixou a mama muito dificilmente bebia o biberão de leite à noite e de manhã era complicado para que bebesse 150ml.
Quando passei para o mimosa cresimento começou a beber relativamente bem de manhã até ter enjoado. Mudei para o agros meio gordo, no inicio de manhã bebia 250ml. Passado alguns meses voltou a enjoar. Mudei as marcas mas não quer.
De manhã bebe um danoninho ou yoco liquido. Não quer leite, já tentei com papas, nestum, cereais e nada.
Agora no infantário bebe leite ao lanche. Ainda hoje falei com o pediatra e ele disse para não me preocupar. Desde que compense com iogurtes, queijo. E disse-me tb que há crianças que de manhã não têm muito apetite. Tenta que ele beba no infantário.
Espero ter ajudado.
Um grande beijinho.

liliana disse...

Olá minha querida! Como sabes, não posso ajudar-te muito...
Espero que seja só mesmo uma fase.

Faz-me um favor, fazes? Gostava muito de poder seguir a mamã pirata, que privatizou. Calculo que se tenha esquecido de mim...

Beijinhos

Jana disse...

Olá!
TAmbém estou com esse problema, o meu bebê tá negando tanto o leite como as papas, acho que foi pelo problema de saúde que teve.
Vale a pena conferir com o pediatra dele, as vezes as outras alimentaçoes estao sendo o suficiente para sustenta-lo.
Bjss da Jana e do LUCAS!

Catarina disse...

Olá,
Acho que nunca comentei no teu blog, mas queria dar-te uma ideia sobre o leite. O meu filho com 12 meses de idade não aceitou muito bem o leite mimosa meio gordo. Decidi dar-lhe o leite Nestlé crescimento com cereais (1+), e desde então, ele tem bebido esse. Não quer mais nenhum. Pode ser que resulte com o teu filho.
Bjs
Catarina

Tânia disse...

Amiga, eu gostava muito de te ajudar mas nao consigo, ca em casa bebemos os tres muito leite.
Mas tenta comprar um copinho ou caneca com uns bonecos e colocar o leite la dentro, assim pode ser que funcione. Conheço casos assim.
Nao sei ;0(
Beijo grande
A familia F Albuquerque

Mae Princesa disse...

São fases! O salvador também nunca bebe mais de 150ml! Dou lhe um bocadinho de pão, ou bolachinhas, e siga! Já experimentaste dar-lhe um pacotinho e ensinar-lhe a palhinha? Às vezes resulta.
Beijocas!

Diogo Miguel disse...

Olá Tété...pois embora não tenha vivido essa situação, de o meu Diogo rejeitar o biberão, porque não tentas dar o leite ao Xavier numa outra peça qualquer que não o biberão? Naqueles copos para a idade, tipo garrafa de ciclista, ou mesmo só numa caneta ou mesmo com palhinha? Bjo. Paula e Diogo.

Ana Raquel disse...

Acho que será apenas uma fase! A Carolina passou muitas vezes por essas fases e nada tinha com a marca ou o leite... A Pediatra mandava lhe dar os derivados e muitos iogurtes e num dia sem nós esperarmos voltava nos a pedir leitinho.
Bjocas

Maria Fernanda disse...

Amiga linda! QUe saudades de vocês, estive sumida, lhe achei no forum no seu perfil! Blog da Maria Fernanda já não atualizo faz tempo, tenho que aprender a atualizar...rs
E como você está? Xavier está lindo, parabéns!
Beijos
Dani

gabriela disse...

Olá Tété eu não sou a pessoa indicada para te responder porque os meus filhos adoravam leite e hoje já adultos adoram leitinho, mas eu acho que é uma fase entretanto já aqui disseram as alternativas, espero que tudo volte ao normal beijinhos

Anónimo disse...

OLá, há quanto tempo :)
Bem, eu cá n posso ajudar , a minha filha deixou de comer quase tudo e eu só me falta arrancar o meu cabelo de tão desesperada ke ando..
ainda hoje meu irmao mais velho disse-me ke desde os 6 meses ke n bebe leite e já tem 50 anos de saude da boa lol
o leite sempre podes substituir pelos iogurtes..é exactamente igual diz a pediatra da minha filha..
boa sorte e bjs ao Xavi

Mafalda disse...

Pode ser só uma fase ou pode ser ele que deixou de gostar de comer logo pela manhã, digo isto porque tenho uma colega que o filho logo de manhã nunca quer comer nada. Experimentar dar-lhe o leite um pouco depois de ele acordar.
Da experiência com a Constança não posso ajudar pois ela deixou de beber o leite à noite muito cedo e de manhã bebe 270ml.
Beijinhos

SONHADOR disse...

Nem eu te sei, muuito bem, responder.
Espero ser só uma fase.

Beijos.

Mamã da Caroxinha disse...

Bem amiga infelizmente não sou muito boa neste assunto, por cá como sabes também temos problemas com o leite e só vai mesmo o de crescimento.
Como já te disse tem calma que pode ser só uma fase, ele come derivados o que é óptimo! E não tens o problema de ele dormir só com biberão, melhor ainda!
A mim falaram-me para experimentar leite de soja, como já experimentaste vários, podes sempre tentar mais um!
Desculpa mas não ajudei muito.
Beijinhos

Daphne Pierin disse...

Oi amiga!
Vc jà tentou colocar frutas dentro do leite? Fazer o que chamamos de "vitamina"? Que nada mais é que, por exemplo, leite com banana, leite com maça ,e por ai vai. Outra coisa , coloque chocolate em pò, nao è a melhor coisa, mas eles ja nao sao mais tao bebes assim, tenho vàrias amigas com filhos na idade dos nossos que foi permitido pelo pediatra a adicionar cacau sem problemas...em qq caso, o yogurt è tbm uma saìda para ele tomar "indiretamente" o leite!
BEIJOS!!
DAPHNE

Unknown disse...

Ola mamã,
Não sou grande ajuda os meus adoram leitinho e não passam sem ele o Roo as vezes á noite não quer logo quando se deita mas quando está quase a adormecer pede.Espero que seja só uma fase.Bjs

Adriana disse...

Ola minha querida!
Aqui o nosso reizinho tb não é muito adepto de leitinho, tentamos compensar com outras coisas, como por exemplo iogurtes. (neste aspecto saiu à mãe, que tb não é muito adepta...lol)
Bj grande ;)

Mãe das Marias disse...

Onde é que eu já vi este filme??? Cá em casa é igual!!! Até hoje não aceitou nenhum leite de vaca,nem aquele de crescimento q a maioria dos miudos gostam que é muito doce, aliás esse foi o que ela menos gostou... Por isso continuamos no aptamil. De manhã bebe entre 70 e 120 ml, à noite deixei de lhe dar no mês passado, pq como ela ia para a cama pouco depois do jantar não tinha mta fome e não bebia praticamente nada. Passei a dar-lhe por volta da meia noite, uma da manhã e bebe a dormir entre 150-180 ml.
Já tentei leite em pacotinhos, ela vai afoita a pensar que são sumos e depois de 2 chupaelas com palhinhas, deixa o pacote para o lado. Há tempos no supermercado pediu um pacote de leite achocolatado e eu dei-lhe na hora, mais uma vez pensava que era sumo. Fez careta, mas chegou a beber metade... Desde então não lhe voltei a dar.
De manhã por vezes pede pão com manteiga, outras vezes come umas colheres dos nossos cereais, nestum...
Come 1 iogurte ao lanche e é um custo.
Em relação à Tiz não acho que seja uma fase, ela não gosta mesmo muito de leite... enfim não podia ser igual à mãe em tudo ;)
Boa sorte com o Xavi, desejo profundamente que passe a aceitar melhor o leite, tal como desejo o mesmo para a Tiz!

Beijocas***

Velu disse...

Olá Tété, o Ricardinho também não gosta do leite de vaca no biberão, por isso à noite dou-lhe o Aptamil júnior , que ele bebe 240ml, e de manha na papa faço-a com leite de vaca gordo.
Experimenta dar o leite ao Xavier num copinho que ele goste, mas não de vaca, dá-lhe do leite em pó.
Bjs

kel disse...

Complicado amiga, mas deve ser só uma fase. De qualquer forma não custa tentar qq coisa. Já tentáste pôr uma colher de cerelac só para dar gosto né? normalmente assim bebem mas se calhar ele anda enjoado de leite.Isso aconteceu por cá e eu tentei o leite de soja da alpro soja e ela adorou! aos poucos voltou a beber do outro. ás vezes ainda lhe dou o de soja, principalmente quando anda mal dos intestinos.
beijocas e boa sorte!

Beta disse...

Olá Teté,
Eu não tenho esse problema com o Tomás mas, já li em vários sítios que, os bebés cansam-se de alguns sabores.
A minha sugestão (também lida em algum sítio da internet) é juntares fruta ao leite para ver se ele gosta mais do sabor. Eu cheguei a fazer ao Tomás e ele adorava: juntava um "potinho" de fruta de compra (um pequeno de plástico ou meio dos de vidro, para uns 200 ml de leite).
Boa sorte para essa fase nada agradável.
O meu Tomás hoje também não quis bber o leite todo, algo anormal dele, espero não ser o mesmo.. :(
Beijinhos
Beta

Jujubis disse...

Como está a situação do leite ?
Acho ele ainda tão novinho pra não tomar mais leite.
Mas essncialmente por causa do cálcio, então se ele mantiver mesmo a recusa, procura outras fontes de cálcio .
Não sei se sabes, mas o leite tem por volta de 30% de cálcio, enquanto que os vegetais verdes escuros, principalmente a família das couves, tem de 50% a 70%.
Podes por esses vegetais na sopa e se conseguires cozer a vapor, ai ele acaba ingerindo muito mais do que se tomasse o leite de cada dia.
Outra coisa, para maximizar a assimilação do cálcio, utiliza o mínimo possível de sal, pois o sódio dificulta a absorção do cálcio.

Se vires na net, há muita informação sobre fontes de cálcio.
Que eu lembre assim agoa rapidamente, os mais 'calcificados' são: as couves todas, prinipalmente os brócolis.Depois o feijão preto, branco e de soja. Abóbora, figos secos e farinha de trigo de qualidade, são os alimentos que contem muito mais cálcio que leite.
Bjs

Angel disse...

Bom não sei como te ajudar por aqui vivo o inverso (todas nos queixamos de qualquer coisa...) eu queria tirar-lhe o biberon da noite por causa do xixi nocturno mas não consigo... ele quer um biberon cheio e se coloco menos pede-me sempre para o encher...
Será uma fase? Mas se ele janta tão bem acho que não deves ter razões para te preocupares, o problema mesmo é ao pequeno-almoço.
Já tentaste misturar qualquer coisa no leite da manhã, um pouco de nesquik até quem sabe.

Bjs