terça-feira, 10 de março de 2009

Coincidência (ou não!)

O Xavier andava com tosse desde meados de Fevereiro e na passada sexta-feira, após um dos constantes episódios nocturnos de tosse persistente, vomitou o leite e consequentemente, além da roupa da cama, sujou também o tapete que tínhamos no seu quarto.

Obrigatoriamente tivemos que o retirar para lavar e, coincidência ou não, desde então a tosse DIMINUI drasticamente!

O referido tapete está no seu quarto desde sempre e o Xavier dorme lá desde os 4 meses de idade e por isso tenho dúvidas se seria este que estaria a provocar-lhe esta tosse aflitiva…

O importante é que, depois de 3 semanas com tosse, que era muito mais constante à noite, conseguimos ter um pouco de descanso.

De qualquer forma, mesmo estando ele melhor (espero que assim permaneça por muito tempo!) estou a ponderar seriamente em consultar um alergologista.

P.S. - Mamã Pirata, Ana Luísa e Patrícia, pela experiência que têm, sendo a tosse alérgica, a chegada da Primavera faz piorar os sintomas?

34 comentários:

Maria Vicente disse...

Pois é miga pode ajudar sim.
A médica da minhas mandou retirar tudo, peluches, cobertores, carpetes, tudinho.
Poderá ser coincidencia mas na verdade aquilo favorece a tosse.
Boa sorte, beijinho

Cecilia disse...

Ele pode mesmo ser agora alergico e pode tb ser causada tb pela chegada da primavera...
Eu quando estou em portugal de ferias mal entro no quarto fico a espirrar, com os olhos inchados e muita comichao tanto na garganta como no nariz e ouvidos...quando chego a franca é como se nao tivesse nada..por isso sempre que vou de ferias la vou eu direita a farmacia ou ao hospital para me receitarel algo para as diversas alergias...hehee

Beijos e aproveita e faz a experiencia poe outra vez o tapete lavado la e ves se ele piora outra vez se piorar tira o tapete
as melhoras

Margarida disse...

Olá mamã. O meu marido é alérgico ao pó dos tapetes, mantas e afins. O meu irmão tem alergia ao pólen das flores. Ambos têm crises alérgicas piores na primavera (muito piores).
Pelo que descreves parece-me que o Xavier pode ter alergia ao pó. Aconselho-te a consultares um médico especialista.
Bjs

Maria José disse...

Puxa será que é mesmo do tapete, aí porcaria para o tapete.
bjokas

Mónica disse...

Olá Tété :)
li o comentário que deixas-te e após tão uteis conselhos, alterei o meu perfil como sugerido e futuramente terei mais cuidado com as descrições que faço. Realmente temos de ter muito cuidado com o que escrevemos, pois não sabemos que tipo de pessoas nos leêm. Obrigada pelos conselhos :)
Fico contente por o Xavier estar melhorzinho da tosse. Talvez o tapete fosse a causa da tosse, tenho um irmão que sempre sofreu de bronquite durante a infância e estes sintomas só foram passando depois que passamos a viver numa casa onde os quartos não eram alcatifados, e agora já adulto tem problemas de alergia, faz uma medicação períodicamente. MAs, penso que não há nada melhor do que falares da tua dúvida a pediatra do xavier. POr acaso a pediatra do Bernardo, tem especialidade em alergologia.
O que interessa é que o teu pequenino está melhor, não é?E pode ter sido apenas uma coincidência.

Beijinhos e tudo de bom :)

Ana Luísa disse...

Ui amiga e de que maneira!
Mas ele pelo que sei está a fazer tratamento de prevenção não está?
Por isso descansa pois é sempre uma protecção.
Reza para que o verão venha logo, tal como eu, é que ai acaba-se tudo! Depois volta em Outubro!

liliana disse...

As melhoras para o pequeno.
Beijinhos ;)

kel disse...

Pois é, se calhar era mesmo do tapete, sabes que por mais cuidado que se tenha é muito complicado controlar as coisas como ácaros e pó. Fala com o pediatra para ver o que ele acha, talvez te possa aconselhar.
beijocas grandes e fico feliz por o Xavier estar melhor.

Fernanda disse...

Mas é assim mesmo. Do quarto dos meus tirei qquer coisa q possa juntar poeira. Outra coisa, q leite ele toma? Fred depois q começou a tomar leite de cabra (com 6 meses) não ficou mais doente. E olha q ele tá com 2 anos e 2 meses. Qdo tem alguma coisinha é um nariz escorrendo, mas não evolui sabe, faz teeeeeeeeeeeempo q ele não toma sequer um remédio. Amiga, vê com o pediatra essa possiblidade...

Mamã Pirata disse...

Assim espero que ele melhore e n tenho que recorrer a mais medicação.Contudo sobre a Primavera sim com os pólens no ar ...quem é asmático ou tem alergias,renite alergica...piora. E fica mto atacado.Como te falei lá em casa temos pavor a ácaros e pólens.

Sabes o tapete até estaria mto limpo mas pode ser portador de qualquer coisa que o incomoda.Mas isso só saberás com exames.O Pirata fez análises ao sangue.E deu positivo.

...as melhoras rapidas :))

Bjs gds.

Anónimo disse...

ainda bem que o teu xavier ja esta bom...ja viste e mesmo males que veem por bem!!!agora pelo menos ja sabes onde pegar para teres uma resposta para a tosse dele!!!
ja vi que tiveram um fim de semana muito bom, ao contrario do meu!!! :S enfim...e conheceste o diogo e a mama anabela...que bom!!! =)
tambem gostava de vos conhecer!! =)
bjkas****

Angel disse...

Oi,

Provavelmente ainda será cedo para ponderar um alergologista mas porque não testas colocando de novo lá o tapete.
Acho que pode ter sido uma mera coincidência já que o tapete sempre lá esteve e agora lhe deu a tosse.
Normalmente já se sabe que a primavera é má para quem sofre de alergias.

Bjs

PatLeal disse...

Por acaso no João não fez grande moça o ano passado, também era dificil distinguir, já que a tosse era sempre constante, no entanto este ano parece que piorou um pouco agora com as flores, mas ele não é alergico a poléns, nem sei pode ser paranoia minha.
Mas eu sim sou alergica e esta noite tive uma crise de alergia e tosse. É estar alerta sempre. Ajudei alguma coisa?

Jocas

Sandra - Pais Babados disse...

podia ser... nao que se considere alergia, mas pode comprometer a "pureza" do ar...

Mas ainda bem que melhorou!

beijoquinhas

LoveXL disse...

olá!
Nao me pediste, mas respondo-te c/a experiencia de kem tem familiares com problemas respiratórios. Uns mais graves q outros, como é o caso do meu papi q sofre de bronquite e do meu cunhado e maridao q sofrem de alergias.
Pode de facto ter sido apenas uma coincidencia, mas a verdade é q por cá, já andam tds aflitos c/ a chegada da Primavera...
Por causa do Ricardo, optei por n ter tapetes cá em casa, com a excepçao dos das casas-de-banho e do quarto do xavi para brincar. Mas este ultimo, é até ver se não traz problemas!!!

bjokas

BABS disse...

Olá... Ainda bem que ele está melhor...
É normal que a tosse tenha reduzido porque com o vómito ele libertou a expectoração que o estava a fazer tossir ;) A Natureza é fantástica :)

Bjs
BABS

Arte de Bem Receber disse...

Olá Teté,

Desculpa-me por só te responder agora mas estava sem net, recebi o email mt obrigada e desculpa o trabalho q vos causei.Não consegui abrir mas vou reencaminhar p o meu marido p/ ele ver no escritório se consegue.
Em relação ao tapete não me parece coincidência, ele pode ser alérgico mais vale marcares 1 consulta e resolver logo o problema.
Beijinhos p vós e mais 1 vez obrigada

Mamã e bebé disse...

Olá querida mamã!
Aiinda bem que a tosse melhorou, ao menos isso :-))
beijinhos grandes

Arte de Bem Receber disse...

Olá
coloquei fotos do piratinha no meu blog, passa por lá para o conheceres.
Beijinhos

Velu disse...

Olha Tété o meu Diogo tem asma alérgica e desde pequenino tem essas crises de tosse como o teu menino, com a chegada da primavera a alergia agrava-se se ele for alérgico aos pólens e graminêas, o Diogo é a isso e também aos ácaros , anda a fazer a vacina para os ácaros e não pode fazer ao mesmo tempo para os pólens por isso quando começou a vir o calor teve de tomar cortisona porque esava a ficar em crise. Mas tem toda a lógica o Xavier ser alérgico aos ácaros porque se lhe retiras-te o tapete e a tosse melhorou é sinal de alergia. Quanto a ires ao Alergologista podes experimentar mas a opinião deles é que até aos 4 anos os testes podem dar falsos resultados e assim sendo só a partir dos 4 anos é que fazem os testes, mas é uma questão de falares à pediatra do Xavier e vês a opinião dela!
Espero ter ajudado, alguma dúvida sabes one me encontrar!
Bjs
Vera, Diogo e RIcardo

Mamã da Caroxinha disse...

Pois amiga já tinhamos falado disso e continuo a achar que poderá não ser apenas uma coincidência. Pelo sim, pelo não vai ao alergologista e ficas descansada. Eu falo por experiência própria já que sofro desse mal e a primavera a aproximar-se dá cabo de mim... Só espero q a caroxinha não tenha herdado e já agora que o Xavier tb não porque infeizmente são coisas incomodativas e sem cura.
Bjinhos

A Familia Alien 2 disse...

Olá, o meu marido é asmático e um dia uma amiga minha ke é enfermeira veio cá ver a minha bebé e a 1ª coisa ke me mandou retirar do quarto foi um tapete lindo ke eu fiz para a minha filha para prevenir possiveis alergias, por isso julgo ke o tapete pode ser mesmo o causador da tosse do Xavier..
e a Primavera sim piora todos os sintomas alergicos ;)
bjs
mamã alien

Sofia disse...

Olá amiga,
O Tomás não tem alergias mas eu tenho e costumava piorar na Primavera e tempo seco. É uma boa ideia ires com ele a um especialista. Julgo que não irá fazer-lhe nada de especial por ele ser ainda muito pequenino (acho que só após os 2 anos é que fazem tratamentos) mas pelo menos já te orientam no sentido daquilo que deverás fazer em casos de ter probabilidade de ter alergias.
Mesmo assim espero que não seja nada.
Beijocas para os 2

Cátia disse...

Acho que deverias ir, não perdes nada! :) Beijinhos

Célia Sousa disse...

Olá Mamã!
Até agora o Rafa ainda não deu sinais de alergias, mas o meu marido, desde bebé que sofre imenso com isso! E a chegada do tempo seco piora em muito as alergias! Como falaste na carpete, o que os médicos lhe dizem é que a nossa casa devia parecer um hospital! Nada de panos nos móveis, carpetes, roupa da cama e colchão aspirados todos os dias.... Em pequenino ele chegava a ter crises de asma, mas depois de uns anos a fazer uma vacina que vinha do estrangeiro, agora na presença de pó e ácaros só tem mesmo é um enorme ataque de espirros!

Acho que depois deste episódio, fazes bem em ir a um alergologista! Nem que seja para descargo de consciência!

Beijinhos e tudo de bom!

Mafalda disse...

Já ouvi dizer que antes dos 2 anos é cedo para ver se são alérgicos ou não, mas é uma questão de teres uma opinião médica.
Mantém assim agora sem tapete e logo verificas o resultado ;)
Beijinhos felizes

gabriela disse...

Pode ser sim acho que fazes muito bem em consultar um alergologista.
Um dos sintomas que o meu filho tinha era tosse durante a noite era inverno ou verão,fomos então a uma consulta tinha ele na altura 5 anos e confirmou-se alergia a várias coisas entre elas a marisco gatos siameses aos ácaros que vivem no nosso corpo, na almofada etc,etc.Também teve muita sorte com o médico é excelente se precisares da morada diz.
Espero que o Xavier melhore rápidamente beijinho

Lil disse...

xapa com o tapete na rua.. pelo sim pelo nao :)

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Oi Tété... se era tosse seca, é bom mesmo consultares um especialista... por causa do que disseste. Se era com espectoração... libertou-a. De qualquer das formas ele está melhor e isso é o mais importante, porque também não descansava muito bem, sempre a tossir, pois não? Não eram só os pais...
As melhoras!

PauLLa disse...

Pois é linda.. Pode ajudar sim
Aconteceu o mm com o meu sobrinho o ano passado... Uma tosse que nao passava por nada e so passou qd tiraram de la um tapete....

Ainda bem que o teu Xavier melhorou

Jokas gdsss

Anónimo disse...

Se ele nnão tivesse vomitado nunca tinhas feito essa associação. Mas ainda bem que ele está melhor.
beijocas

Diogo Miguel disse...

Olá mamã! Quanto ao encontro, sim, gostava de ir! Beijinhos. Paula e Diogo.

Anónimo disse...

Olá querida mamã, nós fizemos o mesmo no Outono passado...neste momento, nada de tapetes no quarto!De igual modo, os cortinados são limpos todas as semanas, tal como o colchão e as grades da caminha.Faz toda a diferença!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Mimi disse...

puxa!! finalmente encontrado o vilao da historia!! :)