segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Antibiótico: sim ou não?

Como disse neste post, o Xavi voltou a ter febre na passada quinta-feira de manhã mas desde então esta não tinha voltado.

Sábado à noite voltou (39,5 graus medidos da axila) e tornou-se um pouco complicado fazer com esta baixasse por isso resolvi ligar a uma amiga enfermeira e ela informou-me que o Ben-u-ron deve ser dado alternado com Brufen mas com intervalos de 4 em 4 horas entre eles e não de 8 em horas como estava a fazer.

É que a pediatra simplesmente disse-me para intercalar e como não referiu que o intervalo deveria ser de 4 em 4 horas para entre o mesmo medicamento perfazer as 8 horas estava a dar muito espaçado e por esta razão a febre subiu tanto. (fiquei chateada com a minha pessoa!!!)

De qualquer forma e por precaução, ontem de tarde levamos o Xavier ao Hospital CUF (entenda-se HOTEL já que somente as fardas do pessoal médico e auxiliar fez-nos notar que estávamos num hospital) e devido aos pontinhos brancos que eram visíveis na garganta, diagnosticaram-lhe uma laringite vírica mas muito numa fase inicial.

A pediatra que nos atendeu, por excesso de zelo, receitou-lhe o antibiótico Clavamox durante 7 dias, de 12 em 12 horas, mas como não queria dar-lho sem o parecer da pediatra que segue habitualmente o Xavier comuniquei-lhe o que tinha acontecido e na opinião dela, sendo uma laringite vírica, não há necessidade de dar antibiótico já que este não actua sobre vírus.

Resumindo, desliguei a chamada com a minha cabeça num grande TUMULTO e sem capacidade para discernir o que fazer!

Depois de muito ponderar, e indo um pouco contra a opinião do Papá J., decidi seguir as indicações da pediatra que o segue em não dar o antibiótico e voltar ao Celestone e ao Ventilan para abrandar a tosse seca que o acompanha desde quinta-feira.

Mas se até quarta-feira não houverem melhorias, aí sim, dar-lhe--ei o antibiótico porque o facto dele andar sempre com recaídas não é bom para ninguém!

São as persistentes faltas ao trabalho (benditas avós que ficam com os netinhos porque infelizmente as dele não o podem fazer!) e o desgaste emocional que deixam-nos num constante sofrimento por nada podermos fazer...

É complicado tomar decisões destas, em que num prato da balança pesa o seu bem estar e no outro pesa o não querer enchê-lo com antibiótico, sem a certeza deste fazer a sua função e matar a bicharada mas e se?!

Como o "se" chega sempre depois, resta-me desejar que ele melhore sem ser necessário recorrer a mais medicação.


P.S. - A festinha de sábado correu muito bem! Logo que tenha disponibilidade de tempo conto como foi ;o)

32 comentários:

Sílvia disse...

Como eu te percebo... também não gosto de entupir a Francisca de antibióticos, mas às vezes é tão difícil saber o que é melhor para eles.
Espero que o Xavier melhore depressa e não seja preciso antibiótico.
As melhoras para ele e um beijinho grande para ti.

Boa semana.

Susana Pina disse...

Ai! Amiguita, que sufoco...
Espero que o teu menino esteja melhor e que a febre tenha ido embora.
Um bj grande e as melhoras
susana

Anónimo disse...

possas qie esta saga de viroses nunca mais acaba...xiça...
Espero que o xavier ja esteja melhor***
beijokas grandes...as melhoras***

Mamã Pirata disse...

Ninguem gosta de lhes dar antibiótico mas sendo um mal necessário tem de ser.
Vai vendo e avaliando a progressao dos pontinhos brancos.

E ele come bem?

Bjs gds e as melhoras rápidas.

Esta noite tb fomos brindados cm a Sra.Tosse/constipação...raios de tempo.

Unknown disse...

boa tarde , se nem os pediatras sabem o que é melhor porque cada cabeça cada sentença, como é que podemos saber nós o que é melhor pra eles, eu tenho a sorte de ter uma exelente pediatra e ainda só fui ao hospital 1x porque ligo pra ela a qualquer hora e ela medica os meninos atraves dos sintomas e quando não consegue por telefone vou ter com ela para fazer melhor o diagnostico é 5 estrelas,espero as rapidas melhoras do Xavier aliás espero que a esta hora já esteja bom. Beijinhos

Juliana Melos disse...

ai q ruim neh???a gente fica naum querendo dar antibiotico, mas sabemos que ajuda a mlehorar eles...tadinho...
beijos e melhoras....
Juh e Lipe
=)

kel disse...

Querida, eu entendo a tua preocupação em dar ou não dar. Sinceramente pela minha (pouca) experiência acho que se for uma coisa virica e não bacteriana não necessita de antibiótico porque passa naturalmente. O complicado do antibiótico é que combate o problema mas dá cabo do sistema imunitário e ás vezes passa um problema e vem outro. Na minha opinião esperava uns dias, se ele não ficar melhor então dá.
Quanto á febre, ela é normal quando existe um problema e é até saudável porque significa que o sistema está a trabalhar bem e a tentar combater o virus por isso basta ires dando o brufen e benuron, só tenta não dar mais de 3 dias porque esses medicamentos dão cabo dos rins.
Eu por cá aderi aos homeopáticos e estou cada vez mais convencida. Ninguém sabe o que é melhor para os nosso filhos que nós mesmas, a pediatra aconselhou-te agora fazes o que achares melhor.
Se precisares de qq coisa já sebs, estou por aqui.
Uma beijoca grande e as melhoras rápidas

PatLeal disse...

Eu tb detesto dar antibioticos ao João, mas o que é facto é que ele o ano passado tomou 6 todos diferentes e o unico que faziam era mante-lo bem durante o tempo do antibiotico e mais 3 dias, depois voltavamos ao mesmo.
Agora sim, com os medicamentos preventivos que foram dados pelo pneumoligista/alergologista, tem notado melhoras...
Já poderaram essa hipotese?

Jinhos

Jujubis disse...

Teté, nunca passei por isso com a Júlia, ela nunca precisou de antibiótico; mas a madrinha da Júlia, a filha dela que tem 14 meses, já teve 3 laringites, qd vi esse teu post liguei para ela para perguntar isso do remédio, pq lembro que a Carolina sempre tomou antibiótico qd teve as laringites.
REalmente, ela me disse que a pediatra sempre receitou mesmo antibiótico, apesar de laringites serem sempre víricas. Inclusive no dia da festa da Júlia, ela estava com a 3ª crise de laringite e com uma tosse horrivel e tomando antibiótico, até tomou aqui, não sei se reparaste nisso por acaso.
Pessoalmente, acho que seguiria o que a pediatra da Júlia inidicasse; mas realmente é comum os médicos terem diferentes meios para tratarem a mesma coisa.
Lembro agora que dá primeira vez que a Juju ficou constipada e ficou muito entupida, fomos ao Sºao João e lá fizeram nebulizações nela. E outra vez na clinica da Trindade a pediatra que nos atendeu lá, falou que ela não indicava nebulizações e que atualmente a literatura pediatrica tb não indicava e eu nunca tinha ouvido isso.
A pediatra da Júlia, qd perguntei isso, disse que realmente hoje fazem nebulizações por qualquer coisa e não é necessário realmente; mas q em alguns casos é fundamental. Por sorte a Julia tb nunca mais precisou, mas é bom saber.
Pq não ligas para o serviço sos pediatria sempre ouves mais opinião.
bjs

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Olá Teté... olha, nós acabámos hoje o Clavomox e fizemos exactamente como descreves: de 12h em 12h durante 7 dias. O Gui apresentava uma otite causada por um vírus com explicou a pediatra do Gui, por isso, parece que a teoria da Pediatra que acompanha o Xavier está mais em harmonia com a nossa situação. O Gui está curado graças a Deus. foi a primeira vez a antibiótico, mas para o ver bem não me custou dar-lho. Vê-lo mal e não fazer nada é que me deixa num estado de nervos e pânico que não fazes ideia!
Espero que o teu pequenino fique bom muito rapidamente e sem antibiótico... de preferência. Abençoados avós... tens razão! E eu que não tenho nenhum perto de mim! :-( hum...
P. s - normalmente quando o Gui tem febre, ele melhora com um ben u ron... apenas de 8h em 8h...
Um beijo grande.

Mamã e bebé disse...

Olá Mamã! Que chatice...os miudos andam todos doentes...tadito do Xavier :-(
Olha mamã não posso ser grande ajuda, mas segue o que achas melhor oara ele...se vires então qur não melhora dá o antibiotico.
Beijinhos grandes e as MELHORAS do principe

Cristina disse...

A mim vale-me muito a minha mãe que fica com ela para eu não faltar ao trabalho porque se não já tinha sido despedida :(
Em relação ao problema agiste muito bem .. Espero que até quarta feira ele fique bom !

Bjs

Gasparzinha disse...

Realmente é uma decisão dificil, mas acho q fazes bem em aguardar e depois se n melhorar ai então dar-lhe o antibiótico.

Fico à espera de noticias sobre a festa.

Rápidas melhoras do teu menino.
Beijinhos

Amanda disse...

Nossa sei bem o que são esses dilemas. Já passei por alguns e quando minha decisão falha (não sendo a melhor), fico mais arrasada ainda, me sentindo a pior mãe do mundo, mas é assim mesmo amiga, somos zelosas e cautelosas e amamos nossos filhos, por isso somos as melhores mães do mundo... hehe
Eu, neste caso do Xavi, faria exatamente o que vc está fazendo, igualzinho. Acho que estas sendo bem sensata. E acredito que se Deus quiser, ele nao precisará do antibiótico.
Beijos
Deus te abençoe
Amanda

Maria Vicente disse...

Não é fácil decidir, eu pela 1ª vez recorri ao antibiotico, a Flor teve otite e está a fazer, acaba hoje. Na Patuxa nunca tive necessidade.
Espera então mais uns dias. Se não abrandar lá terá que ser miga.
As melhoras, beijinhos

Angel disse...

Oi,

39,5 na axila de facto é muito.
Pensei que sabias que o brufen e benuron se intercalavam com esse intervalo. Por aqui foi sempre assim que resultou o baixar a febre.
Na minha opinião eu teria dado o antibiótico, ainda que por vezes não gostemos de intupir os nossos filhotes torna-se necessário. O teu filho foi visto por um pediatra que suponho ser competente e não te iria receitar uma coisa que não fosse necessária, mas é a minha opinião.
O Diogo já tomou esse antibiótico mas não me lembro bem em que situação.
Resta-me desejar-vos as melhoras. Bichos chatos que não largam o Xavier.

Maria José disse...

aí amiga nem sei o que te diga, arrebenta connosco não é?
Eu também não sou adepta de antibióticos mas quando tem de ser tem de ser, a Sofia também tomou desse quando esteve 1 semana inteira em casa.
Já sabes se precisares eu estou aqui amiga.
E as melhoras rápidas para o meu sobrinho lindo

ps. o meu irmão anda com muitas dores, foi uma operação muito complicada
bjokas

free browny disse...

fogo que fase...
as melhoras bem rapidas para o XAVI... o verão que venha logo!!
e os dentes que não chateiem tanto!!
o tomas ontem tb acordou com 39º de febe na axila, sem nada aparente... intercalado de 4h em 4h benuron e brufen... hoje aocordou as 7.30 da manhã todo electrico tava com 37,2º vesti-o e foi para a escola todo contente... claro que deixei recado expresso que se ouvesse algo p me ligral ogo p o ir buscar!!
~vamos ver como ele passa o dia!!
ACREDITO QUE isto seja dos dentes!!

linda sobre o Boom & Reeds tens um DVD?!!
tb kero??!!! onde arranjas.te???

bj's doces e rapidas melhoras

Mãe das Marias disse...

Imagino como estás... o que me faz confusão e como não sou médica não percebo... é como é que eles sabem que uma infecção é viral ou bacteriana só de olharem para ela?
Espero que não seja preciso chegar a tomar o antibiótico e que o teu principe melhore! Oxalá o frio vá embora rápido, para ver se tudo melhora!

Mil beijos***

Sílvia disse...

Olá...
Como está o Xavier? Já está melhor?

Anónimo disse...

Olá querida mamã, as melhoras do Xavier...quanto ao antibiótico, se realmente é uma infecção viral, já li em vários locais (sites e livros)que o antibiótico não será eficaz...mas, lá está, cada pediatra tem a sua prática e espero que, de facto, não seja necessário a toma do medicamento...é sinal de que o Xavier entretanto melhorou!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Cátia disse...

Olá! obrigada pelo apoio. Vi a tua historia e fiquei comovida, o Xavier é mesmo um príncipe. A mãe do Gui é minha prima. Beijinhos. Venho visitar-te mais vezes...
Beijinhos

Margarida disse...

Olá mamã! É sempre uma decisão complicada.. Eu não hesito quando é administrado um antibiótico à minha princesa. Em 15 meses já teve que tomar 3 vezes por causa de otites. E é um alivio vê-la deixar de sofrer com as dores. Mas há casos e casos. Faz o que achares melhor, e se ele não melhorar fala com a pediatra.
beijinhos e as melhoras

Paula disse...

Fizeste bem em seguir a pediatra e acima de tudo o que o teu instinto te mandou fazer. Se é de origem viral, a médica tem razão, o antibiótico não actua. Se for de outra natureza, o Brufen também é anti-inflamatório e ajuda a curar a infecção. Espero que melhorem e é verdade, estas alturas de doenças cansam-nos tanto.
Bjs

Ju disse...

Olá, obrigada pela visita, seu blog está lindo com esse novo visual!!!
Beijos e mlhoras pro Xavier.

Mamã da Caroxinha disse...

Olá amiga, obrigada pelo teu carinho e preocupação! Tenho andado desanimadita que a minha Lala anda as voltas com os dentes...Mas infelizmente vejo que estás pior do que eu, como lamento!
Compreendo o teu dilema muito bem, a Laura já tomou o clavamox após duas otites num espaço de 2 meses, durante 5 dias mas em imaginas o que passei para ela o tomar! Quase sempre vomitava tudo e tinha e o repetir...
Sou contra antibióticos e até duvido da sua eficácia mas infelizmente não sou medica e tenho de confiar na pediatra.
Espero que não precises de o dar ao Xavi e ele melhore logo!
Bjokas e as melhoras

Cristiana disse...

Olá Tété,
estamos de volta! Passamos cá pa vos deixar um grande beijo, e as melhoras rápidas!!
Esses bicharocos deixam-nos de cabelos em pé, mas os medicamentos, por mais que tentemos evitar...
Eu tb não gosto de dar antibioticos, mas tem de ser (com cautela).
Beijocas grandes,
Cristiana & Clara de Maria

Giovana disse...

Teté.. muito boa sua decisão em aguardar. Também não gosto de usar antibióticos no Lucca, a menos que seja estritamente necessário.

E o Xavier? está melhor?

Mil beijos, fiquem com Deus!

Gi

Ana Luísa disse...

Que chatice!
Olha se for mesmo viral não vale a pena dar antibiótico pois este não mata o virus!
Quanto ao celestone não deves dars em indicação médica. aquilo tem cortisona e só pode ser dado no máximo de 5 dias e em pequenas quantidades. Atenção!
Se tem tosse dá-lhe atrovent pois o ventilan é para falatas de ar e não para a tosse!
a febre medida na axila que ele registou é muito alta. Devias medir no rabo ou no ouvido pois é mais fiável!
As melhoras. Depois vem cá contar as novidades!

Mae Princesa disse...

Percebo te perfeitamente! Fala-te uma mãe que já teve que dar 10 antibióticos a um bebé que apenas tem 19 meses...É duro! Mas a tua ped tem razão, os antibioticos não actuam sobre os virus e dizem que até aos 2 anos todas as infecções de garganta são virais, e como tal não necessitam de medicação. No entanto, quando a febre persiste os bicharocos podem instalar-se e aí só o antibiótico os mata. Fazes bem em esperar uns dias e se a febre persistir, então dar...Mas nada como o nosso instinto que nos diz o que fazer porque as opiniões médicas divergem estupidamente!
Beijos e as melhoras
PS- adorei as fotos da festinha dele!

Sandra disse...

Espero que o Xavier já esteja bem melhor!
Beijinhos
Sandra

Maria Lavrador disse...

Eu tb só dou antibiótico ao Dinis na ultima mas às vezes tem de ser. Tb tive um dilema assim em Outubro, pq a febre do Dinis n passava e ele começou a queixar-se da garganta. Era fds e chamei o médico a casa, mas n é pediatra. Ele receitou logo antibiótico e eu fiquei na duvida se havia de dar e optei por o fazer. A febre desceu logo e achei que se calhar n tinha sido mesmo preciso mas já que tinha começado, era melhor n interromper

Beijocas e espero q ele esteja melhor

PS - Eu tb n tenho avós q fiquei com o Dinis, sou eu e o meu marido quem fica em casa com ele qd está doente....