quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Visita ao oftalmologista pediátrico e à pediatra

No dia 1 deste mês, o Xavier teve uma consulta de oftalmologia pediátrica que tinha sido pedida pela sua pediatra, na consulta dos três anos.

Foi uma consulta que demorou quase três horas por causa da necessidade em colocar-lhe gotas, para que os olhos dilatassem e assim o médico pudesse fazer-lhe os exames específicos, visto que o exame simples, de visualização do quadro de acuidade com desenhos, o deixou com dúvidas.

Fazer com que as gotas caíssem no sítio certo foi um stress da-que-les porque ele não abria os olhos mas de resto, como normalmente acontece, o Xavier portou-se como um adulto!

Entretanto, no momento em que o médico fazia o exame pormenorizado, tirava e ponha lentes, como ele estava em silêncio [obviamente a fazer o seu trabalho, além de não primar pela simpatia…], na minha cabeça já rolava o trailer de um “filme” em que o Xavier teria que usar óculos...

Note-se que este “filme” [leia-se trauma!] era só meu, pela questão de ter sido dependente de óculos e lentes de contato desde miúda, até porque todas as crianças que conheço, com necessidade de usar óculos, adaptaram-se bem.

O Dr. J. B. concluiu que o Xavier tem hipermetropia bilateral de +1.50 dioptrias [focagem atrás da retina e não na retina, como seria normal] e precisará de ser vigiado visto estar no valor limite em que é recomendado o uso de óculos.

Para meu descanso, o médico confirmou que este “defeito” é normal numa criança desta idade pelo facto do globo ocular ser ainda pequeno e não estar totalmente formado e que a tendência é desaparecer com a idade… ficaremos na expetativa que assim seja até ser novamente avaliado.

[•••]

Ontem, tivemos a consulta de pediatria, dos três anos e meio, e o Xavier está otimamente bem!

Pelo terceiro ano consecutivo, irá fazer o Ribomunyl [durante os primeiros oito dias dos meses de setembro, outubro e novembro] como prevenção de infeções respiratórias recorrentes e em outubro irá tomar, novamente, a vacina Istivac contra a gripe sazonal.

Como é bom quando se vai ao médico para uma SIMPLES consulta de rotina… coração de mãe agradece (o:

9 comentários:

PatLeal disse...

É o que se quer, que tudo esteja bem com eles, e que este inverno seja mais meigo com as ossas crias.

Bjocas boas

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Sandra e Dinis escreveu: (e eu eliminei por engano ;)

Olá

O meu filho na consulta com o oftalmologista tb diagnosticou hipermetropia, com +2.3 ( aos 4 anos) para o próximo mês vou lá novamente para ver o estado dele. Ele disse tb o mm que o teu médico, que normalmente isso desaparece, mas que de certeza na entrada para o 1º ciclo não escapa de usar os óculos, pois esta doença é má focagem ao perto e qd eles vão para a escola é necessário que vejam bem ao perto para aprenderem a escrever e a ver bem as letras e os números.

Ainda bem que está td bem com o teu menino.

beijos

Velu disse...

Ainda bem que está tudo bem com o Xavier!
Em relação aos olhos tens de andar vigilante, se notares que ele se aproxima demais da televisão ou do livro para ler,avisa a pediatra, a minha sobrinha usa óculos desde os 4 anos porque a minha cunhada reparou que ela se aproximava muito da televisão ou dos livros quando estava a ver alguma coisa! Bjs

Mara_Q disse...

O João entretanto também tem que ir ao oftalmogista... Eu e o papá temos miopia e astigmatismo. Eu fiz a cirurgia a laser há 4 anos e já não uso óculos... Mas estas duas doenças oculares são hereditárias e tem se ser controlado. Enfim, há coisas piores, não é?
Bom mesmo é que esteja tudo bem com o Xavier!
Beijinhos grandes

liliana disse...

Nós também teremos de marcar consulta aos três anos para vigiar o problema no olho esquerdo que lhe foi detetado. Apesar de ser "a almofada do crescimento", como o oftalmologista pediátrico focou, ainda se nota um pouquinho.

Beijinhos e boa semana

Barriguita disse...

nós tb temos de marcar consulta, com o mesmo médico... esperemos que corra tudo bem como com o Xavier.

Bjos

Maria Lavrador disse...

O Dinis foi pela 1ª vez mais ou menos na idade do teu menino e estava tudo bem, com 5 anos é q se detectou a miopia, q só aparece por volta dessa idade. O pior é q nós somos pitosgas e isso quase de certza q passa p os nossos filhos... mas espero q com o teu Xavi tal n aconteça

Bjs

Mamã da Caroxinha disse...

Infelizmente quando os pais,ou só a mãe são pitosgas é quase certo que os filhotes vão ter de usar óculos...convém é que quanto mais tarde pior... Há coisas piores é certo mas nem sempre as crianças se adaptam bem ao uso de óculos!
Espero que não seja preciso o Xavi vir a usar.
Da consulta de rotina com a pediatra ainda bem que foi só mesmo rotina, sabe bem quando assim é mas também já tiveram a vossa dose de consultas extra-rotina :)

beijokas

Angel disse...

Que bom que tudo correu bem com ambas as consultas!
É bom ires às consultas só de rotina.

Beijocas