quarta-feira, 30 de setembro de 2009

As temíveis mordidelas

Esta foi a quarta, só durante este mês, e duma profundidade tal, ao ponto de ter deixado a barriga do Xavier em carne viva… e convém frisar que foi feita por cima da t-shirt que vestia!

A educadora A.R., a medo, disse-me: mamã, o Xavier tem um dói-dói... mostra à mamã.
E este meu filho lá levantou a t-shirt para mostrar a marca de “guerra”.

Dizia-me ainda a educadora com um pedido de desculpa: foi o…
Não a deixei terminar a frase!!!

Conforme já referi, isto já aconteceu anteriormente, tendo sido, nas vezes anteriores, uma menina (bem mais nova e pequena) a fazê-lo, mas não posso negar a hipótese de, no futuro, o Xavier passe de mordido a mordedor e, como tal, nem sequer quero saber quem foi para, ainda que só por breves instantes, evitar rancores sobre quem o fez.

É que são crianças, mais agressivas e impulsivas sabe-se lá porque razão, e embora esta situação me entristeça (muito!), espero bem que o Xavier, a seu tempo, aprenda a defender-se.

O seu grande problema é que, ao seu mordido, ele nem sequer chora, o que por muitas vezes faz com que a educadora e auxiliares não se apercebam do que se está a passar.

Não vou estimular a agressão, como é óbvio, mas espero que ele, aos poucos, aprenda a IMPOR-SE perante os colegas, sempre que algum deles resolva “tirar-lhe” um pedaço!

E é assim, doce, meigo e muito sereno, este meu filho, que nem o facto de ser o mais velho e mais matulão da sala faz com que consiga fazer-se respeitar ;o)

38 comentários:

Mae Princesa disse...

Tenho o mesmo problema!!!O Salvador vem marcado e elas nunca sabem porque ele não chora!!Beijocas!

Sandra Silva disse...

Olá.
O Tomás é igual...um paz de alma.
Apesar de não andar na creche, às vezes quando estamos com amigos com filhos...e principalmente um deles, é logo agarrar os cabelos!!, o Tomás não se defende...Apesar de lhe dizer que ele tem que se defender...prefiro muito mais que ele seja assim, calmo e meigo, do que um terrorista! Agora somos nós a protege-los...mais tarde vão crescer e perceber o mundo cruel que nos rodeia...:)
Fiquem bem.
Sandra e Tomás.

Lokas disse...

Tété, não me conheces, mas todos os dias visito o teu blog.... Acho muito engraçado, pq sempre que o Xavier está doente o meu pequenito (q tem a mesma idade tb está) e coincidência ou não sempre com as mesmas doenças (até a febre aftosa tiveram ao mesmo tempo, a dor de garganta virica, as bronqueolites de inverno, tudo....Impressionante coincidência!!!)
Agora leio o teu post das mordidelas, e aqui é muito diferente... pois o meu não é o mordido, mas sim o mordedor (agora bem melhor graças a deus) e achei super racional a tua forma de pensar, pois para as mães dos mordedores tb não é nada confortável a situação acredita!!! Ele até não faz por ser mau, ás vezes está a brincar e por entusiasmo pimba!!!!que lá vai disto....
Na creche dele têm por regra não dizer aos pais quem mordeu precisamente por causa de atitudes menos próprias nossas de pais de crianças mordidas, pois já houve casos em que os pais dos mordidos se viravam mesmo contra os "mordedores" aos berros completamente como se estivessesm a falar para adultos, quando do lado de lá estavam bébés que nem 2 anos tinham!!
Bem, mas tudo isto para te dar um beijinho e dizer que admiro muito a tua forma de ser!!!

Beijinhos,


Lilocas

Marlene, Simão e Martim disse...

Olá minha querida,
Ainda no nosso breve encontro falamos sobre isso mesmo.
Imagino como deve ter doído! O Simão na segunda tb veio mordido no braço.
A seu tempo o Xavier saberá se "impôr" e aprenderá a defender-se.
Um grande beijinho com muito carinho.

PatLeal disse...

Acho que tens razão no entanto, quando acontece alguma coisa dessas ao João, nem preciso de perguntar quem foi, o João diz logo...


Bjs e as melhoras

Arte de Bem Receber disse...

Olá querida Tété,

Obrigada por te lembrares de nós, está tudo bem connosco ando é sem paciência para vir ao blog, o Gonçalo anda a passar uma fase terrível, não come nada, nem leite, papa, nem a sopa que ele sempre comeu tão bem, ando preocupada, não há maneira de fazer com que le coma a pediatra diz que é normal para não insistir, mas custa vê-lo assim sem comer espero que passe rapidamente e volte a ser o que era, agoro compreendo aquelas mães que me diziam na dificuldade que tinham para os filhos comerem e que choravam,é deseperante...

Espero que o Xavier aprenda a defender-se ele é uma criança meiga não há dúvida.

Um beijinho grande pra vçs,
Xana e Gonçalo

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Bom dia minha querida... infelizmente acontece, mas o xavier já tem a sua dose :-(. Tal como dizes não devemos fomentar as mesmas atitudes, mas podemos tentar ajudá-los a defenderem-se... talvez se ele se queixasse... não sei... ainda é tão pequenino... imagino a sua marca e o teu coração. Compreendo o não quereres saber qual foi a criança. Tal como o Xavier, o Gui também é demasiado terno e não sabe defender-se. Afasta-se logo assim que ouve um NÃO. Seja de adulto ou de criança. Receio que não saiba impor-se ou que se retraia. Vamos à luta???? Diálogo, não é? ;-)
Força... beijocas
P.s - podes sempre conversar com a educadora (acredito que já o tenhas feito) e pedir que prestem mais atenção aos conflitos que se vão gerindo por forma a evitar mais situações dessas...
Beijocas

Matilde e Dinis disse...

Tadinho do Xavier.
Por enquanto a minha ainda está livre das mordidelas, mas a partir de Janeiro vamos ver.
Beijocas

Mamã Pirata disse...

Lamento mto Teté.
Sei que isso acaba por ser normal entre os pequenos, é uma fase que vai passar mas até lá custa mto.

E tirar um pedaço?Meu rico filho!

Sabes a minha Mãe hoje diz-nos que se soubesse o qto o mundo é mau ,que nos tinha educado de modo diferente.

Eu concordo com ela.Pq nós somos educados,bem comportados e depois não sabemos nos defender do mundo cão.O teu menino é igual ,um anjinho que n se sabe defender.

Mas tb estou certa que ele vai aprender em breve.E se for preciso a Tia Pirata vai ensiná-lo.À pois é...ninguem se atreva a morder outra vez.

Xõ...xô!!!

( O Pirata tb passou por essa fase de morder mas cm estava connosco em casa ,nós eramos as vitimas.Foi á custa de mto ralhate que ele perdeu esse vicio)

Amanda disse...

Ahhh como é ruim essas situações na escola... É por esses e outros relatos que tenho tanto pavor da escolinha. Minha sogra fica com a ISabela de manha enquato trabalho, mas já programei que em janeiro preciso dar uma folga a minha sogra e a Isabela vai para a escola, mas diante desse e outros relatos de mordidas, etc, vou conversar com minha sogra pra ver se ela fica com a Isabela até julho/2010...
A Isabela pelo que vejo em contato com outras crianças é do tipo do Xavier. As crianças tomam os brinquedos da mão dela e ela só fica olhando sem se defender e eu fico na mesma situação que a sua, não incentivando a tomar de volta... mas com o coração partido... ufaaaa... como é dificil para nos maes né...
Mas spero que nossos filhotes aprendam mesmo a se impor.
Beijos querida
Deus te abençoe
Amanda

Mimi disse...

mas andam com fome essas crianças??? deem-lhe mais 1s bolaxas!!
ai ai!!
esse menino e mesmo 1 mimo, nem chora! mas podes talves começar a por lhe uma armadura antes de ir pra escolinha?!?! :D
bjs

as minhas filhas disse...

POIS É...ISTO OS MIUDOS HOJE EM DIA SAO ASSIM...MAS TEM CUIDADO E VAI REPARANDO SEMPRE,POIS A FILHA DE UM AMIGO NOSSO TBM COMEÇOU ASSIM.~
AS EDUCADORAS NAO LIGAVAM,ELE AVISOU PARA TEREM MAIS CUIDADO,E O QUE ACONTECE E QUE A MIUDA UM DIA APARECEU EM CASA TODA MORDIDA,E O PAI TEVE DE TOMAR MEDIDDAS DRASTICAS POIS A MIUDA ESTAVA CHEIA DE HEMATOMAS.
POS O JARDIM EM TRIBUNAL E GANHOU A CAUSA.POIS AS EDUCADORAS ESTAO LA PARA ALGUMA COISA,PR MAIS DESCULPAS QUE DEEM E QUE TEEM MUITOS MIUDOS TEM DE TER CUIDADO.
EU VIVO AO PE DAS ESCOLAS E SAO 4 OU 5 EDUCADORAS A TOMAR CONTA DOS MIUDOS E MESMO ASSIM OS PAIS QUEIXAM -SE.POIS, ELAS FICAM SENTADAS A UM CANTO E DEIXAM OS MIUDOS SOZINHOS.~
ESPERO QUE O XAVIER SE APRENDA A DEFENDER...

UM BEIJO

as minhas filhas disse...

A MINHA piolha quando for para o infantario tbm nao ai ser facil,mas espero que nao morda,pois ela quando esta com miudos ate e bastante sociavel,mas tambem nao é uma santinha.vamos ver como corre depois.

sofia disse...

Que coincidencia. A Mariana ontem foi mordida pela 1º vez, até tava inchadito o braço., imagino o q deve ter doido :(
Fiquei triste e a educadora disse o nome do menino mas ela em casa tb dizia que foi o Gonçalo.
Realmente é melhor a gente nem saber porque mesmo sabendo q sao crianças e nao fazem por mal automaticamente ficamos a olhar o miudo de forma diferente.
Éspero q nao lhe aconteça mts mais vezes e os nossos bebes se saibam defender futuramente.
Beijinho grande para voces.

Diogo Miguel disse...

Oh Tété, mas sabes, como já pudeste observar, o meu Diogo é bem espevitado, mas não se livrou de na segunda feira, vir com um mordidela nas costas!!! Mas o meu pequenino fez questão de me dizer quem foi...e passou o fim de tarde a dizer que esse menino era feio!!!!!! Bjo.

Sílvia disse...

Já aconteceu o mesmo com a Francisca... como não chorou veio mordida em 3 sítios diferentes do braço...
Mas é como dizes: hoje foi ele o mordido mas amanhã pode ser ele a morder...
Esperemos que com o tempo eles acalmem e deixem de morder...

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá, é mesmo uma tristeza as dentadas sejam elas dadas ou recebidas pelos nossos filhos..mas faz parte da vida as dentadas pela calada, o ke nos vale é ke estas são visiveis ;)
o teu filho é meigo..ainda bem..pk ser "agressivo" trás mais problemas..o Xavi com o tempo aprenderá a se impôr..a minha filha é a mesma coisa, é demasiado amiga e só leva patadas dos outros..sai à mãe hehehehehe

mamã al...

Célia Sousa disse...

Eu ando à procura de creche para o Rafa e ao ler isto até me deu um arrepio na espinha! O Rafa ao pé de outras crianças é muito pacífico e tenho a certeza que também não se iria queixar! Tadinho do Xavier! No teu lugar também preferia não saber quem foi! Os miúdos são mesmo assim, mas as educadoras devem ser repreendidas porque elas estão lá para os ensinar quando a brincadeira deixa de ser brincadeira e passa a ser maldade!

As melhoras para o Dói-dói do Xavier!
Beijinhos grandes

MJ disse...

Teté
Olha comigo passou-se o mesmo o meu filho era mordido no infantário e a mãe do outro menino nem um pedido de desculpa, e até dizia "ele tb me morde a mim e ao pai", mas para mim isso não podia continuar e então disse à educadora quando o vissem a morder que lhe agarrassem na mão dele e lha metessem na boca e fizessem morder-se a ele próprio, amiga foi remédio santo.
Espero que resulte.
Quando foi para a escola uma colega dele tb mordia e ele não me dizia e era cada mordidela, então eu sem ele saber, falei com a garota e disse-lhe se voltasse a morder eu partia-lhe os dentes, porque os cães é que mordem resultou. Mas se não resultar tens que incentiva-lo a defender-se.
bjs
MJoão

Anónimo disse...

Nossa Tete. tadinho.
isso é mesmo chato, porque a criança tende depois a fazer o mesmo, como vc disse.
mas acho tb um pouco de imprudencia das educadoras em deixar que isso se torne habito.
beijinho

Maria José disse...

Bem realmente, tadinho do Xavi, acho que fizes-te mesmo muito bem.
bjokas

Patricia disse...

Olá...
pois a minha filha também já foi mordida várias vezes.. e sim chora e pelo que me dizem chora muito... Há cerca de uma semana disseram-me que ela tentou morder um menino... foi a única vez... vou ficar atenta.
Beijinhos

Patricia disse...

Deve ser mesmo muito complicado ser confrontada com uma situação destas e admiro que não tenhas querido sequer saber quem foi. Sim, concordo que crianças são crianças. Chato é que não se apercebem, mas se ele não se queixa é normal que não se apercebam.
E é tão bom ter filhos docinhos, não é? Ele a seu tempo vai aprender a defender-se certamente.
Bjcas e obg pelas dicas da cadeira. Para a semana devemos decidir e depois conto!

Cátia disse...

Vais ver q o Xavier, vai aprender a defender-se e a saber o que é bom e mau...
Beijinhos

LoveXL disse...

Gosto da tua atitude! Admiro mesmo a capacidade racional com que resolves o problema na tua cabeça.

Mas possas!!! A educadora tb anda um bocadinho desatenta!!!

Deixa-o ser como é. Meigo e tranquilo, é assim que se quer. Tenta apenas encontrar uma forma de o ajudar a impor-se.
(sei que nao será tarefa facil...)

Susana Pina disse...

Agora pergunto eu...o que estão a fazer lá as auxiliares? Se as crianças estão à mercê delas mesmas?
Pois, é mesmo como dizes, eles têm que aprender a defenderem-se.

Um bj grande e as melhoras do teu pequenino
Susana

Maria Lavrador disse...

Sabes amiga, o pior por vezes é eles serem os maiores, pq lhes dizem sp q n se bate nos mais pequenos... E por vezes s esses desgraçados q ainda levam mais. Eu qd é assim falo sp com a educadora e peço para terem mais atenção. Um dia destes aconteceu o mesmo ao meu filho e eles obrigaram o pequenito a vir pedir desculpa às mamãs dos meninos que ele tinha mordido e parece que lhe passou a mania

Bjs e as melhoras das dentadas, que n apareçam mais

Velu disse...

Tadinho do Xavier, como é meigo e paciente o teu menino!
Vais ver que com o tempo ele vai aprender a defender-se.
Eu também acho que não devemos saber quem faz o mal, pois são crianças e não fazem por mal. São fases muito chatas para os Pais do "agredido" como para os do "agressor".
Bjs fiquem bem

Anabela Conceição disse...

Olá,
O Gustavo é igual (e tem 4 anos)!
Não deves estimular a agressão, mas tens que o ir ensinando a defender-se pq com o Gustavo está a ser um problema, ele não quer ir para a pré pq há um menino que o bate.
Bjs

SONHADOR disse...

é sempre chato mas ele há-de se impor.

beijos.

Mafalda disse...

São situações realmente desagradáveis, principalmente quando não se dá conta, mas infelizmente as crianças fazem muito e iiso e ultimamente parece que andam pior, também tenho alguns a morder lá na escola, mas nunca foi assim tão grave e tentamos evitar.
Espero que o Xavier melhore rápido e que não volte a acontecer.
Beijinhos

Vera disse...

Aiii não devia ter vindo hoje ao teu blog, Não hoje ( se leres o meu post, entendes!!)
Tadinho do Xavier, bolas...deve ter doído!:(
Beijinhos e miminhos ao bebé ai de casa

liliana disse...

Eu sou MUITO impulsiva. Com o passar dos anos, aprendi a controlar-me nesse sentido; admiro a forma como reagiste. A mim, parava-me a cassete... Sei que são crianças, mas caramba... Dói-nos na alma!!!

Jujubis disse...

A Júlia tb já foi mordida, só que ao contrário de ti, fiquei sabendo quem foi, pq foi aqui em casa e foi a prima dela !!
Te digo que é melhor mesmo não saberes, pq até hoje eu não esqueço e não desgrudo os olhos um segundo qd estão as duas juntas. Fiquei com ódio de ver a Juju chorando toda magoada e triste, enquanto a outra tava toda contente pq tinha conseguido o brinquedo que queria e mãe que tava aqui tb, não fez nem disse NADA !!! Aff, q nessas horas contar até 10 não é suficiente não viu ! Dá vontade de chutar o pau da barraca !!!
Ainda mais quando a atitude vem de crianças mais velhas e que sabem muitissimo bem o que fazem.
Enfim, já não se fazem pais como antigamente ...

Fernanda disse...

Fred já foi um mordedor, e já foi bem mais agressivo. Tenho conversado muito com ele, mas na última avaliação da creche, que recebi hoje por sinal, o quesito 'interação com os colegas' piorou. Perguntamos pra professora e ela disse que é justamente por causa das agressões. No caso dele eu acredito ser o estresse que deixa ele nervoso. Ficar na escola de 7:30 às 18:00 deve ser bem cansativo. Decidi que ano que vem vou tirá-lo do integral pra ver se melhora um pouco. Mas ele já levou muitas mordidas também.

Angel disse...

Pois essa fase é muito normal, o Diogo tanto morde como é mordido mas sempre o estimulei a contar às educadoras quando isso acontece já que ele também não é de chorar e depois elas não sabem.
Por norma estas coisa acontecem por disputas de brinquedos.
Com o tempo vais ver que ele aprende a impor-se, o Diogo tanto vem para casa a dizer que se portou bem e não fez asneiras como por exemplo ontem que veio contar que bateu num colega e lhe puxou o cabelo... :(

Bjs

free browny disse...

linda, por aki é o oposto!! o tomas é o maluquinho da sala, morde e ja vi a educadora a falar com outros pais dizerem que foi o tomás... ele em casa nunca mordeu a ninguem, na escola n sei porque morde e é bruto para os colegas... se me perguntarem se ele vé isso em casa claro que não... é um verdaeiro problema.. ate mesmo na escola qd ouvi da boca da educadorar o mo,e do meu filho como se fosse o "cão" da sala onde pedi uma reuniao particular com ela e disse que não lhe admitia que fala-se do meu filho aos outros antes de falar cmg, pois nunca me tinham dito antes que ele mordia de vez em qd a uns meninos, como mãe ele não se sabe defender, falei por ele, e o trabalho das auxiliares e educadora por mais que as vezes seja num piscar de olhos é visualizarem isso... sei que é complicado, e dps falei com uma auxiliar muito mais experiente e ela disse que o tomas nem era dos piores... que eles estão sim numa etapa das mordidelas, uns mais que outros, pois tb posso dizer que o tomas tb ja veio p casa com marcas de mordidas e arranhadelas e tb nao pergunto quem foi.. sei que eles dão e levam!! teem que se defender ou aprender a tal!! e tem que partir deles, enfim sobre a rebeldia do meu filho gostava que melhora-se mas ele tem actos tão carinhosos como xi-corações maravilhosos e beijos adoraveis, que me derretem toda!!
bj'sss

descula o desbafo linda :D

free browny disse...

linda, por aki é o oposto!! o tomas é o maluquinho da sala, morde e ja vi a educadora a falar com outros pais dizerem que foi o tomás... ele em casa nunca mordeu a ninguem, na escola n sei porque morde e é bruto para os colegas... se me perguntarem se ele vé isso em casa claro que não... é um verdaeiro problema.. ate mesmo na escola qd ouvi da boca da educadorar o mo,e do meu filho como se fosse o "cão" da sala onde pedi uma reuniao particular com ela e disse que não lhe admitia que fala-se do meu filho aos outros antes de falar cmg, pois nunca me tinham dito antes que ele mordia de vez em qd a uns meninos, como mãe ele não se sabe defender, falei por ele, e o trabalho das auxiliares e educadora por mais que as vezes seja num piscar de olhos é visualizarem isso... sei que é complicado, e dps falei com uma auxiliar muito mais experiente e ela disse que o tomas nem era dos piores... que eles estão sim numa etapa das mordidelas, uns mais que outros, pois tb posso dizer que o tomas tb ja veio p casa com marcas de mordidas e arranhadelas e tb nao pergunto quem foi.. sei que eles dão e levam!! teem que se defender ou aprender a tal!! e tem que partir deles, enfim sobre a rebeldia do meu filho gostava que melhora-se mas ele tem actos tão carinhosos como xi-corações maravilhosos e beijos adoraveis, que me derretem toda!!
bj'sss

descula o desbafo linda :D