sexta-feira, 8 de maio de 2009

Protector Solar

Com a chegada do sol, independentemente das idas à praia, devemos proteger sempre a pele dos nossos bebés.

O conselho da pediatra foi o uso de um protector solar factor 50+ (qualquer marca), já que todos os produtores decidiram uniformizar a designação e deixaram de colocar nas embalagens um factor de protecção maior, como o 65.

Frisou bem que deve usar-se um de protecção MINERAL, porque além de não terem químicos (muito importante!), tem uma camada protectora que serve como repelente do sol.

Digamos que é como se existe uma barra na pele que manda o sol para trás.

Os de protecção química também cumprem a sua função, mas fazem-no mais em profundidade da pele ao contrário dos minerais que protegem logo à superfície e como tal tornam-se mais eficazes nos bebés e crianças, visto as suas peles serem muito frágeis.

O único senão destes cremes era a sua difícil aplicação, por serem mais espessos, mas actualmente foram melhorando as formulas e, aplicados em círculos, são mais fáceis de se dissiparem.

A pele do Xavier dá-se bem com os produtos da Lutsine e da Uriage mas como a primeira (preferida das nossas peles) já não comercializa protectores solares, compramos o creme mineral sem perfume SPF 50+ da Uriage (eur 18,05).

E numa das vossas idas ao pediatra, não se esqueçam, de pedirem-lhe a receita do protector aconselhado e/ ou comprado, para que possam deduzi-lo no I.R.S.

Apesar do sol estar muito tímido, protejam-se deste vosso (ini) amigo e tenham um bom fim-de-semana!

32 comentários:

Marta disse...

Por aqui nao tem estado o sol que ai faz...e a mim a pediatra ainda nao me falou de nada...mas como este mes ja la tenho k voltar para a consulta dos 6 meses...concerteza dira laguma coisa...bem mas se o sol decidir apertar mesmo aserio antes disso, vou-me guiar por aqui...nao fazia ideia do tipo d protector que tinha k usar..

Um beijo
Marta e Nuria

Diogo Miguel disse...

Pois a questão dos protectores solares tem muito que se lhe diga...No ano passado o Diogo foi acompanhado por um dermatologiasta infantil, por causa da dermatite atópica. Na altura da praia, claro está, fizemos-lhe a pergunta previsível...então e para o tipo de pele do Diogo? A resposta dele foi "Sou contra os protectores solares!"...é verdade! E essa opinião dele está relacionada com a toxicidade destes produtos...por isso, sem dúvida, optar por um creme mineral para reduzir estes efeitos de toxicidade nos bebés! Bjooo. Paula e Diogo.

moca disse...

Este ano tambem comprei esse, fomos para o algarve e nao consegui comprar o que usei desde que ela nasceu o da BABE.

Bjs

Mamã Pirata disse...

Estás sempre em cima do acontecimento:))

Obrigado pela dica ,tb valorizo mto uma boa protecção solar tenho pavor a desidratação.

bjs gds e bom fds.
divirtam.se.

Maria José disse...

Eu tenho esse protector, já o comprei o ano passado para a Sofia
bjokas

Anónimo disse...

oi miga,
Eu o ano passado usei esse da Uriage, mas detestei pois é horrivel de aplicar.
Vou tentar comprar um com as mesmas caracteristicas mas menos pastoso. Pode ser que a ti não custe tanto, se calhar sou mesmo eu que não tenho muito jeito, ehehehh!
Beijocas grandes e bom fim de semana
any

Cristina disse...

O ano passado comprei o da Chicco .. Fiquei a dizer tão mal da minha vida que nem te passa.. Então e não é que bastava a menina esfregar a mão da cara para um olho que ficava a chorar todo o dia !
Em recomendação de uma amiga, falou-me dessa marca mas devo dizer que é altamente CARA ! Vale a pena pelo que estive a ler, mas dessa forma não é acessível a muitos pais...
De qualquer forma ainda hoje vou comprar um, porque o outro já está no caixote do lixo ..
Bjs

liliana disse...

O pediatra do Francisco aconselhou exactamente o mesmo: o creme mineral da Uriage. Não sabia q entrava no irs... Sabes dizer-me se as papas que compramos na farmácia são deduzíveis?

Beijinhos e bom fim-de-semana

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Muita razão. Nós já temos o nosso, mas como já tem uns meses, vamos seguir o teu conselho e pedir à pediatra do Gui na consulta dos 18 meses que é já daqui a duas semanas. ;-)
Nós por cá estamos a melhorar... esperamos que venha o sol, que nos abandonou por toda esta semana.
Desejamo-vos um fim de semana fantástico e que se divirtam muito... ;-)
Uma beijoca grande

Mara_Q disse...

Ora agora... não sabia essa da protecção mineral. Ponho ao João a Eau Thermale da Avène, factor 50, indicado para crianças mas não diz se é mineral ou não. Também já usei um outro da mesma marca e realmente é bastante espesso e difícil de espalhar... o que, convenhamos, não dá muito jeito quando tenho o Joni a espernear para se pôr a milhas do creme... Vou experimentar o que sugeres, já que o nosso está quase no fim.
Beijinhos grandes

Anónimo disse...

oi Teté.
comprei para o Tiago o da avene, mas me arrependi porque é muito muito denso e fica todo branco dificil de espalhar. mas como dinheiro nao nasce em arvore, vou usar e depois mudo de marca. O da uriage fica branco tb?
bjk

Sílvia disse...

Por acaso ainda não compramos o protector, mas a farmacêutica já me falou disso há mais de um mês...
Não sabia dessa diferença em relação à protecção mineral...

E quanto aos óculos de sol, que achas? Vale a pena comprar?

Fiquem bem e passem um óptimo fim de semana.

Beijinhos

Mamã da Caroxinha disse...

Bolas,somos mesmo parecidas! Obrigada por este post eu na última consulta esqueci-me de perguntar à pediatra dah...
Jáo ano passado usei esse da Uriage e apesar de ainda ter bastante vai para o lixo e compro um novo para a Laura, já que não se deve usar o mesmo de um verão para outro.
Fico feliz por ter feito uma boa escolha!
Beijinhos

Edith disse...

É exactamente esse o creme que o Pedro vai usar! O ano passado comprei e usei -o muito pouco, como tem estado guardado e o prazo de validade só termina para o ano penso que deve estar bom.

Beijinho e bom fim de semana

kel disse...

Já os estive a ver e se calhar compro esse mesmo. O ano passado comprei da avene e tb é muito bom por isso ainda vou ver. Obrigada pela dica.
beijocas e bom fim de semana

Anónimo disse...

Hello Hello!! em primeiro lugar kero dizer k também sou uma consumidora da marca Lutsine!!AH AH! E viva o acne..bem espero k estejas a ver kem esta a comentar o blogue:) Daqui a prima Luzia.. como andam as coisas por terras nortenhas?? Muitos beijinhos pa familia Strain que ta ca no coração, embora ultimamente tenha andado muito ausente dos meus pensamentos! SAUDE E ALEGRIA***

Cláudia disse...

Nem digas. Eu tenho pavor do sol, e o Afonso já usa protector desde fevereiro. Comprei o leite mineral da Avene, mas não sabia que a uriage também tinha...

Beijinhos para voçes

Vera disse...

Olá Tété, obrigado pela preocupação, sim estamos bem, a ausência deve-se a factos profissionais:)
Em relação ao protector foi mesmo esse que comprei á Beatriz o ano passado e gostei muito, este ano vou comprar de novo!
Beijinhos

LoveXL disse...

Cá em casa somos fãs da Uriage! Desde que os 2 nasceram que sempre usámos toda a linha. Não é barata, mas vale a pena, desde produtos para o banho, hidratantes, protectores solares, foi algo que o pediatra tb sempre aconselhou.

O nosso 1º é mt branquelas (já me perguntaram se o pai era ingles, eheheh!) e sempre se deu mt bem com o da Uriage. E se no tipo da pele dele resulta... bem podes confiar! ;)

sonia disse...

tb gostamos muito desse ou então o da Avéne tb é da nossa eleição!!

Beijoquinhas e bom fim de semana

free browny disse...

por aki tb usamos esse :)
e estamos super satisfeitos!! desde o ano passado!! jokinhas nossas

Cristiana disse...

Olá amiga,
olha boa sorte com o protector... foi esse que compramos no ano passado, e é uma valente.......
para espalhar já se sabe como é, mas nao é defeito, tem mesmo de ser assim, mas o pior é que, nao sei porque raios lembraram-se de cor cor no dito protector. Conclusao, mancha a roupa toda, e NAO SAI!!!
Estraguei mtas t-shirts Dela... este ano ainda nao comprei para ela, mas vou ser mais pratica certamente, e vou eu propria comparar as marcas e os produtos que apresentam mais vantagens.
Beijos nossos

Cristiana disse...

E já agora, nao posso deixar de comentar... todos os anos é a mesma coisa, apartir de fevereiro/março, as marcas que mais dinheiro investe propaganda médica (leia-se blablablas com brindes e afins aos médicos dermatologistas, clinica geral e pediatras) são...tcharammm Avene e Uriage!!!Coincidencia?Ou provavelmente não!Deixo-vos a pensar...

Cristina disse...

Tété bem me parecia.. Eu até comentei com o meu marido que fos-te roubada loooooool
Não via esse preço em lado algum ..
Mas se é para baixo, olha melhor !
Bjs

Mamã e bebé disse...

Olá querida mamã
Este post é bastante util :-) Segunda feira temos consulta na pedaiatra e vou pedir-lhe um bom creme :-) Temos uma da farmacia , muito bom também, mas acho demasiado liquido...
Beijocas grandes

Anónimo disse...

Feliz Dia das Mães teté;
bjk

Anónimo disse...

Feliz Dia das Mães teté;
bjk

Mamã babada! disse...

Pois esse é qu o que eu uso! A diferença é que esses repelem os raios UV e os outros absorvem e neutralizam, o que podem não ser muito eficaz no bebé.

Sara disse...

Nós no ano passado compramos um mineral da Avén e adorei, fomos para Cabo verde e o protector dela serviu para nós todos, este ano vamos para as caraíbas e voltou a comprar o da Avene mineral só tem um defeito é muito pastoso.
Bjs

Anónimo disse...

Não sabia que podia pedir ao pediatra a receita do protector solar, ainda bem que disseste.
felizmente eu tenho alergia ao sol, sempre tive um enorme cuidado com ele e continuo a te-lo com ele. As vezes as coisas más acabam por ser boas :)
beijocas

Angel disse...

Oi,

Pois para crianças tem mesmo de ser mineral, acho que te falei isso naquelas férias em SP, não foi? Pelo menos tenho ideia que na altura não usavas.
Eu também uso o Uriage, é o que tenho em casa mas na creche tem Avene. Gosto muito de ambos.

Bjs

Jujubis disse...

Bem, a pediatra do Xavier, deve ser colega de curso da ped da Júlia, pois lembro muitissimo bem, na consulta dos 4 meses, quando ela falou pela 1ª vez do protetor e tb recomendou óculos de sol, caso conseguissemos que ela não os tirasse o tempo todo lol.
Ela disse exatamente tudo isso que a tua falou.
Marca não recomendou nenhuma especifica, contanto q fosse mineral e tb disse sobre isso do fator 50...
Lá fui eu a farmácia, fui numa daquelas tipo lojinha, para poder ver e ler todos os protetores, digo que demorei mais de uma hora nessa brincadeira e acabei levando esse mesmo que tu, da Uriage. Nem sei pq escolhi ele, nem o preço eu lembro para saber se era o mais barato, só lembro que fiquei na dúvida entre ele, o da Avene e o da Mustela, de todos que vi minerais.
Usei no verão em q ela era bebé, entre os 5 e 7 meses. Aqui em Portugal, eu só aplicava mesmo nas partes do corpo que ficavam de fora da roupa e confesso que não aplicava sempre não, dependia do lugar para onde fossemos.
Posso dizer que apesar da espessura e da gosmice vale a pena. o verão passou e a Júlia continuou branquelinha.
Qd fomos ao Brasil em Dezembro, comprei outro, pq lá eu não sabia se tinha isso de mineral e lá eu sabia q iriamos a praia com sol do Equador ( um bocado diferente daqui) praticamente todos os dias, fora o mar, piscina, e mesmo na rua q lá é 30º todo o dia o ano todo.
Pois bem, ai que eu vi como esse creme era POTENTE !!! Minha nossa que dificuldade de espalhar pelo corpo todo viu !! Até então eu não tinha notado, pq aqui só colocava um pouco na minha mão, espalhava na outra e como disse aplicava só nas partes q ficavam expostas.
Mas em Fortaleza não, antes de irmos a praia, ainda em casa, para ela já chegar lá protegidinha, eu passava no corpo todinho, da sola do pé, passando pelos dedinhos todos, até a dobrinha das orelhas, só não passava mesmo no couro cabeludo. Isso ela toda peladinha em cima da cama e do resguardo para não manchar tudo. Ficava a própria gasparzinha, uma autêntica fantasminha, tenho até umas fotos hehehehe.
Enquanto ela "secava", eu me arrumava e na hora de sair que eu colocava apenas a fralda e uma t-shirt. No carro, para proteger a cadeirinha, eu colocava uma fraldinha de algodão das grandes. Qd chegávamos na praia eu tirava a fralda, colocava o biquini nela e o chapéu e iamos para a beira do mar. Claro que iamos cedissimo, e só ficávamos ao sol, até no máximo as 10:00, mas ficávamos sempre entre 2 a 3 horas no sol mesmo, ela na sua piscininha que cavávamos, brincando feliz da vida, ia ao mar no colo dos meus pais e irmãos, montes de vezes, rolava na areia, engatinhava, e ai sim se via a qualidade do protetor, ela depois disso tudo continuava branca como o Gasparzinho. Nunca precisei reaplicar o protetor na praia. Depois das 10:00 saiamos da beira do mar e subiamos para a barraca central ( não sei se tens idéia de como são essas barracas de praia do Nordeste, tipo bares gigantes), eu ia com ela no duche de água doce, dava uma lavadinha básica no piu-bumbs secava e colocava uma fralda e ela depois ficava até o fim só de fralda mesmo, mas ai já estávamos na sombra.
Depois em casa, na hora do banho de verdade eu tentava na medida do possível, retirar os residuos de creme, mas em locais como na base da testa, perto da raiz dos cabelos, bochechas, sobrancelhas, como eu não fazia muita força com medo de machucar, te digo que não conseguia tirar tudo não. Depois passava um algodão com creme e conseguia.
Enfim, isso tudo para dizer, que sim, ele é muito chato de espalhar, realmente dá mais trabalho que alguns, mas protege mesmo. Que o digam minhas mãos, que ficaram com um lindo par de luvas, pq eu achava que tinha conseguido tirar o creme depois de passar nela, mas não, ele continuava lá. Ficou um must huahuahuahua
Bjs