quinta-feira, 14 de maio de 2009

Às voltas com o João Pestana

Depois de constatar que o Xavier na creche dorme sozinho e sem dizer um ai, decidimos voltar a criar regras para que aconteça o mesmo em casa.

Nestes últimos meses criamos maus hábitos e fomos facilitando devido ao facto dele ter andado doente, mas está (mais do que) na hora de fazer o "desmame" das noites terminadas na nossa cama ou da nossa presença no seu quarto para que adormeça, quer no início da noite quer de cada vez que acorda durante a noite.

Tenho que o fazer para que possa voltar a ter noites minimamente tranquilas antes que a minha sanidade mental descambe!

Não condeno (e quem sou eu para o fazer) os pais que tem os filhos a dormir consigo, mesmo que hajam muitas pessoas a dizerem que isso é errado, até porque se este método é do agrado de todos e se conseguem descansar, então óptimo!

Dormir com os pais só é errado quando estes passam a dormir mal, que é o que acontece connosco.

Sem fórmulas PERFEITAS, lá iremos tentar o nosso método para ver se dará frutos... irei mantendo-vos actualizadas do desenrolar da situação.

26 comentários:

liliana disse...

Nesta fase do Francisco, o pediatra aconselhou-nos a não criar uma rotina, uma vez que ao deitarmo-lo por volta das 21h/22h faria com que estivesse pouco tempo com o pai.
Neste momento, deitamo-lo por volta das 23h/23h30, algo condenável pela minha sogra que dizia que era muito tarde e que nós não tínhamos a noção das horas.
Para já, e na opinião do pediatra, o Francisco vai fazendo os seus sonos durante o dia (e pouco dorme, garanto-te, mas à noite é a noite toda). Por isso, é para continuar com o que estávamos a fazer.
No entanto, sei que antes de ir para a creche, teremos de o deitar pelo menos uma hora mais cedo... Algo que me vai custar imenso fazer, porque vai haver dias em que só vais estar com o pai uma hora... :(
Acredita que às vezes isto me mete confusão...

Beijinhos

Mãe disse...

Linda de facto acho que nao é certo os filhos dormirem com os pais tenho ex na familia de uma prima que dormiu com os pais ate salvo erro 10 anos de idade e so comecou a dormir no seu quarto quando os mais lhe ofereceram o Tlm!!!
hehehehe
Eu e nem a minha irma fomos habituadas a dormir na cama da nossa mae nem mesmo doentes!!!
Boa sorte pro desmasme

Beijinos

Estreladomar disse...

e qual vai ser o método aplicado?

A pequerrucha dormia desde os 6 meses no quartinho dela e adormecia sozinha. A noite era uma maravilha e só acordava às 9-10 da manhã.

Agora, e pelo mesmo motivo que mencionas (as febres e os dentinhos) ela tem dormido no nosso quarto e qdo tento deitá-la no quarto dela é uma tragédia (como esta noite).
Adormeceu na cama dos papás depois de beber o leitinho e levei-a para o quarto dela mas às 3 da manhã desatou a chorar e só adormeceu no berço ao lado da minha cama.

O QUE É QUE EU FAÇO????????
HELP!!!!!!!!!

Mamã da Caroxinha disse...

Pois amiga realmente se na creche ele dorme sem reclamar em casa será mesmomimo penso eu. Se já afecta o vosso descanso dormirem a três então tens mesmo de iniciar o desmame...
Prepara-te para ser uma fase longa e mais atribulada mas será para o melhor dele e vosso.
Boa sorte nessa etapa.
Beijnhos

Diogo Miguel disse...

Olá Tété...pois não é fácil criar este hábito aos pequenitos quando eles estão habituados ao contrário...o meu Diogo tanto dorme a noite toda na camita dele, como acorda a meio da noite a pedir para ir para a nossa...mas tu conta-me a estratégia que vais usar para eu experimentar cá por casa :). Bjooo. Paula e Diogo.

Maria José disse...

Aí amige nem me fales em noites, espero que o vosso metodo resulte porque se há quem compreenda noites mal dormidas sou eu
bjokas

Cristina disse...

Boa sorte !

LoveXL disse...

Boa sorte Tété! Cá em casa tb nao foi fácil (isso te garanto), mas hj em dia colhemos os frutos daquilo que semeámos!

Se precisares de dicas, é só dizeres! Acho q temos alguma experiencia nessa matéria!:)

Sílvia disse...

Aqui por casa, a Francisca ainda está no nosso quarto, mas nunca dormiu na nossa cama. Desde bebé que dorme na cama dela...
Por norma, adormece sozinha, sem precisar de companhia. Toma o leite no nosso colinho, damos-lhe um beijinho e deitamo-la na cama, ainda acordada. às vezes fica a cantar, ou põe-se de pé... vamos lá, deitamo-la e voltamos a sair, até que ela acaba por adormecer... Claro que isto não foi sempre assim, o ritmo foi-se estabelecendo ao longo dos tempos.
Agora o próximo passo é a passagem para o quarto dela... vamos ver como corre.

Fico à espera de saber como correm as coisas por esses lados.

Beijinhos

Mamã e bebé disse...

Olá querida mamã!
Ai como eu gostaria tanto de conseguir fazer a minha princesa dormir a noite toda na cama dela... mas chega mesmo a determinada hora e tem de acabar o sono na nossa... mas agora com o papá de novo em casa :-) teremos de fazer o mesmo que tu...
se bem que já consigo que ela não adormeça no meu colo...já adormeçe na cama dela, mas eu tenho de a estar a embalar... Mas custa-me tanto deixa-la a chorar na cama dela :-( E às vezes sinto-me assim como tu... com a sanidade mental por um fio ;-)
Beijocas grandes e tudo a correr bem

moca disse...

Por aqui tambem andamos nessas tentativas, nao adormecer ao colo,adormecer cedo...desde que ela nasceu.

Por isso BOA SORTE!!! mas a mariana nao é exemplo

bjs

Maria Vicente disse...

Acho bem, apesar de eu não ser exemplo. Tenta pelo menos.
Eu ando a passar-me com a situaçao dela dormir comigo.
Sobre o Zentel, a pediatra das minhas apos um aninho manda tomar sempre duas vezes ao ano.
Beijocas e boa sorte

Velu disse...

Pois só voçês é que sabem as manhas do pequeno Xavier, espero que tudo corra bem sem grandes dramas.
Bjs
Vera, Diogo e Ricardo

mãe pimpolha disse...

Eu adorava dormir com o Edu e até aos 3 meses não fiz outra coisa. agora é impossivel, não consigo descansar nadinha, é que é pontapés, estaladas, mexe e remexe.
Desisti mesmo, mas tenho umas saudades que nem imaginas. Pode ser que um dia ele tenha um sono mais sossegado.
Boas noites de sono para vocês.
Beijocas

Ana Raquel disse...

O mais provavel é os papas serem surpreendidos, o Xavier irá portar se bem...
O Antonio começa na cama dele e acaba na nossa, mas ainda e tao pequenino:)
Bjinhos

Raquel Ribeiro disse...

As noites aqui tb não são sossegadas... mas vou esperar pelo Verão para fazer as mudanças grandes nas rotinas dele (porque vou iniciar o desmame)
beijokas e vai partilhando as boas práticas!

★ MaMã VeRa ★ disse...

Por aqui as noites também não são fáceis. Ela custa muito a adormecer, é um suplicio essa altura de adormecer. Mas agora já consegue adormecer sozinha, mas adormece na minha cama comigo ao lado, isto tudo porque ao fim do dia tenho um cansaço extremo em cima de mim que não pode ser de outra maneira.
Mas fico a aguardar novidades tuas pode ser que tenhas dicas uteis a apresentar, lol
Bjs e boa sorte

Sandra disse...

Olá.
O Tomás não sabe adormecer sozinho. Antes de deitar ainda tem a mamita e regra geral adormece a mamar. Quando isso não acontece tem que ser embalado na caminha dele e no seu quarto. Depois é a noite toda (graças a deus), só se andar algum dentito a chatear, chora e é o meu cansaço acumulado que faz com que o traga para a nossa cama para poder acabar o meu sono antes de mais um dia de trabalho. Ao fim se semana de manhã vou buscá-lo e durmo mais um bocadinho com ele (é tão bom!). Mas para já ele ainda não pede para vir para a nossa cama.
Estou a tentar fazer o desmame (mesmo da mama), e sei que depois vai ser complicado ele adormecer sozinho. Para já não tenho sorte com o biberão!
Espero que corra tudo bem com o Xavier, mas que principalmente ele esteja bem de saúde, pois isso ajuda bastante a noites sossegadas.
Bjs
Sandra e Tomás

Mãe das Marias disse...

Vou seguir atentamente a vossa estratégia e ler o que as que as outras mamãs partilharam... tb eu tenho que fazer um post sobre o sono. Ela é raro acordar durante a noite, mas se o fizer tb vem para a nossa cama!

beijos e boa sorte!

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Minha querida Tété... desejo-vos toooooooooda a sorte do mundo... mesmo.
Um beijo

Anónimo disse...

Eu tb sou a favor de cada um dormir na sua cama, acho que é melhor para ele habituar-se a dormir sozinho e tb para nós porque não estou a ver-nos os 3 a dormir naquela cama com conforto e descanso :)

Angel disse...

Oi,

Que corra bem essa etapa, mas uma coisa é certa eu também o coloquei no nosso meio várias vezes e quando estava doente fazia-o porque o tranquilizava e nos tranquilizava a nós. Percebi que mais tarde ele ganhou os seus habitos e rotinas e a mudança para a cama grande em muito contribuiu para isso. Ele adora a cama dele e já diz "quê i minha cama".
Ele próprio sente-se incomodado na nossa pela falta de espaço, prefere a dele, chega a uma fase e acho que a maturidade nesse sentido também chega.
Mas claro nem tudo é perfeito e se tem noite que mal lhe dou um beijinho, apago a luz e digo até amanhã ele se vira e dorme outros sobe e desce da cama 30 vezes até eu perder a paciencia e ter de lhe dar umas palmaditas... Não há formulas perfeitas!

Bjs

Cátia disse...

Boa sorte para esta nova aventura que vai ser colocar o Xavi a dormir sozinhito.... depois quero novidades :)

Me disse...

boa sorte querida e muita paciencia. Não é fácil, mas vais ver que depois de tudo normalizado todos vao dormir melhor (tirando as saudades de o ver ali dormir ao pé de ti....)

carmo pinto disse...

olá mamã,eu nunca deixei as minhas ninas dormirem na mesma cama que eu,aliás mesmo esm pequenas eu acabada de as ter com uma cesariana mal me podei movimentar de noite...preferia levantar me e ir ao quartito delas,durmiram pouco mais de 1 ano no berço depois começaram a adptarem sem á cama individual com todas as percausões(barras laterais de segurança,intercomunicadores,já existentes)por isso acho que fazes muito bem pois sempre ouvi dizer que as "manias" dos nossos filhos (muitas deleas) somos nós que as criamos...obvio há excepcões...boa sorte no "desmame"
jito

Jujubis disse...

Claro que há diversas linhas de pensamentos e diferentes autores e profissionais que defendem uma coisa ou outra, mas se existisse a tal fórmula perfeita, os profissionais estariam todos em consenso né !!

Olha eu já acho que existe uma fórmula perfeita sim. Aliás uma não, milhares !!
Para mim, cada família é que descobre a sua fórmula perfeita, pq cada casal é diferente do outro casal amigo, assim como as crianças tb.
Sem contar que todas as crianças passam por diversas fases e muitas vezes mudam completamente o comportamento nas tais fases e as vezes mesmo as crianças ditas " mais facéis" tornam-se mais dificeis nesses momentos.
Isso de fórmula única não existe. Eu faço o que acho correto e que funciona para mim, para a Júlia e para o Pedro, desde a alimentação, sono, rotinas, etc.
Agora claro que não posso te dizer para fazer igual ao que fazemos aqui em casa, só pq aqui funciona, pq certamente para ti ( falo para ti, mas na realidade estou generalizando) poderá não funcionar, pq somos diferentes, e o que para mim é o mais fácil, prático e funciona, para tua família provavelmente não daria e vice versa.

Agora comparando diretamente meu caso e teu caso na questão do dormir por exemplo. A Júlia, dorme no nosso quarto até hoje, mas só dorme no berço dela. Aos 4 meses passou da alcofa pra o berço, onde está até hoje. Nunca, nunca mesmo, adormeceu na nossa cama, mas pq ela nunca quis. Qd era pequenina muitas vezes adormeceu ao colo, mesmo se não chorasse; mas pq gostávamos mesmo, nunca, nem eu nem o Pedro, deixamos de dar colo. (Hoje ainda queremos e ela foge hahaha) Ela adora nossa cama, mas só para brincar, qd ela quer dormir mesmo, joga a Minnie e o paninho para dentro do berço e levanta os braços e diz "juda, Juju quer domi". Colocamos no berço e ela pede pra por os Bitus ( cd dos Beatles Baby e diz para apagarmos a luz pq ela quer ver as estrelas do céu) e ai com tudo do jeito que ela gosta adormece sózinha na boa, dorme a noite toda como um anjo. As vezes por brincadeira eu pergunto se posso dormir no berço com ela e ela diz logo que não que o berço é da Juju e me olha com cara de brava. hehehehe
Eu e o Pedro morremos de vontade que ela adormeça na cama com a gente, nem q seja para uma sestinha aos finais de semana, mas não tem a mínima chance, a nossa cama só serve para brincar, qd ela quer dormir, ela mesma pede o berço. É a nossa frustração kkkkkkk. Mesmo assim, até hoje o berço está no nosso quarto, mas sabes pq ? Por preguiça nossa mesmo, pq como ela dorme bem, nós tb e nunca tivemos problemas com isso, não estamos dispostos a ter q levantar caso eventualmente ela acordasse ou fizesse algum barulho, etc. Agora não é pq estamos bem assim q todos vão fazer igual né.
Tb não acho, ao contrário dos comentários; que todos adoram dar e são unanimês, que com essa idade, qd fomos passar ela para o quarto; ela irá sofrer, pq já vai ter noção, etc, etc. Eu já penso ao contrário, penso q justamente por já ter noção, ela que vai querer ir para o quarto dela, para a cama "gande" como ela adora dizer e vai ficar toda contente e orgulhosa, qd ela quiser...

A madrinha da Juju, um exemplo q tenho próximo, resolveram aos 9 meses passar a baby para o quarto dela e tirar do berço, para a cama normal já. Eles achavam que ela não dormia bem com o barulho deles, ressonar, etc. Dizem que até hoje, ela já está com 18 meses, ainda não conseguem dormir bem. Ela sim dorme melhor, mas cada vez q perde a chupeta, quer leite, etc chama por eles e os dois mortos de preguiça ficam jogando a bola para o outro hehehehe

Mas isso tudo eu acho normal.
Vais ver que com o tempo, todos encontram sua fórmula. Não adianta é ficar fazendo comparações, pq cada família é única e cada pessoa que conhece seus limites.

Bjs.