terça-feira, 12 de maio de 2009

Angustiante

Quem tem filhos, independentemente da idade, sabe que eles testam-nos a cada minuto que passa e o Xavier não é excepção.

Ultimamente, inicia a sua rotina de dormir com a “leitura” de um livro, seguida do biberão ingerido na nossa cama e logo depois deitámo-lo na sua cama (no seu quarto) onde ele, regra geral, já vai a dormir e assim permanece o resto da noite.

O problema acontece nas noites em que ele não adormece a beber o leite e quando o colocámos na sua cama acordado, solta as goelas para um choro que mais parece saído de um filme de terror!

Ontem tivemos uma noite destas e ao fim de um minuto de choro (se tanto!) entro no quarto para o acalmar e ele estava a vomitar.

Começou pelo leite e seguidamente veio logo o jantar completo: sopa, robalo, massa e cenoura.

Com este cenário perturbador, já que ele não parava de chorar nem de vomitar, escusado será dizer como eu fiquei… com o meu coração apertadíssimo!

Banho, mudança da roupa dele e da cama, novamente leite (bebeu pouco mas não insisti) e adormeceu quase instantaneamente, no meu colo, vencido pelo cansaço de tanto chorar.

A causa mais provável para o que aconteceu, julgo eu que terá sido uma paragem da digestão, não só por ele ter chorado pouco tempo mas também porque ele tinha jantado acerca de quase 3 horas, mas de qualquer forma fiquei triste e indignada comigo porque interrogo-me se tudo teria sido evitado se não o tivesse deixado chorar.

Mas como pessoa e, consequentemente, mãe EXIGENTE que sou, sei que está mais do que na hora de impor-lhe limites, mas também sei que o Xavier não é o bebé que vem nos livros, em que tudo é infalível…

Valha-nos que no fim deste episódio de grande aflição ainda conseguimos ter uma noite minimamente tranquila, brindada com um acordar de uma boa disposição e sorriso, que só este meu filho sabe dar!

28 comentários:

Adriana disse...

Faço ideia a afliçao. Deve de ter sido horrivel.
Eles tentam levar sempre a ideia deles em frente e qd sao contrariados acontece-nos destas cenas.
Ele deve de ter vomitado pelo facto de ter bebido leite a pouco tempo e com o muitissimo choro, veio td atras (com o meu M. acontece muitas vezes, basta chorar um bocado mais e la vai de vomitar).
Bj grande ;)

Maria José disse...

Pois ora bolas ser mãe não é fácil.
A Sofia não chegou a tomar antibiótico porque segundo a pediatra se ela continuasse a ter febre era para lhe começar a dar no Domingo de manhã, como a Sofia já não fez febre no Sábado não lhe deu o antibiótico, só lhe deu o Brufen de 8 em 8 horas e umas gotas para o nariz.
No centro de Saúde nem lhe viu os ouvidos nem a garganta, só lhe viu a respiração o que me preocupava.
Isto não é fácil, pensava que as dores que tinha era do dente a romper e nunca associei á otite.
mas na sexta quando a vi em baixo peguei nela e foi logo á clínica, sabes que cada vez que lá vou são 70 euros, mas pronto tudo pela minha filha eu amo-a demais e quero o melhor para ela, tu és mãe e sabes o que sentimos.
bjokas

Um pedaço de azul... um BloGui diferente disse...

Que coincidência querida Tété... infelizmente não foi uma coincidência boa. A tua noite foi pior do que a minha e ao ler-te fico a achar que me queixo sem muitas razões. Afinal de contas esta foi uma noite excepcional, não a regra. O Gui nunca vomitou graças a Deus.
Não acredito que tenha sido uma paregem de digestão pois ele já tinha comido há 3 horas... não foi? Talvez irritação, falta de leitinho e quebra da rotina.
Sabes, nós damos o jantar ao Gui às 19h.30m mais ou menos, brinca depois, cerca de 30m e logo de seguida (e tudo isto já faz parte da tal rotina inquebrável) preparamos o quarto para ele dormir, o banho de espuma com cheirinho do Johnson sonhos, toalhinha bem quentinha, sofá no quarto dele, contar os peixinhos e as estrelas, fazer miminhos nos pés e na barriguinha e cama... e quando o deitamos já vai praticamente a dormir, contudo vai de olhos abertos. Adormece que nem um anjo. Mas muitas vezes questiono-me se estarei a fazer bem... visto ele jantar pouco antes de ir dormir. Algumas vezes vai dormir sem ter passado sequer uma hora depois da refeição. Que pensas? Qual a tua opinião?
De qualquer das formas, julgo que uma boa rotina é bom para eles.
P.s- desde há uns dias que o Gui sempre que acorda vem para a nossa cama e ficamos por lá muityo tempo a fazer ron ron, como costumo dizer... não estará isso a dar sinais errados ao Gui? Entendes? Porque ontem só se calava quando estava no colo de um de nós os dois e tinha de ter o outro no campo de visão...
Desejo-te que esta noite não se repita e que consigas ser firme com o xavier... nas horas do soninho. Um beijo enorme. ;-)

Mamã Pirata disse...

Olá!

Não sou a melhor pessoa pra falar neste assunto,eu faço o contrário do que vem nos livros o meu filho sempre dormiu na nossa cama,sempre adormeceu ao colo,sempre dormiu agarrado á mãe.Tudo pq foi um bebé dificil dia e noite e pra bem da nossa sanidade mental tinhamos que dormir alguma coisa de noite nem que fosse a 3.
Hoje quase aos 2 anos está mto melhor já consegue dormir 7h seguidas mas tem dias que aparece na minha cama ou chama por mim.
Cada um sabe de si, eu n sou exemplo pra ninguém .E sei mto bem que é na idade do Xavier que temos que impor limites mas custa tanto.

...de certo vomitou pq n tinha feito a digestão,mas claro ficaste aflita.
Tenta adormece-lo convosco e depois vai pra caminha dele.

...falar é fácil eu sei...

Tudo de bom p vcs.
bjs gds

PatLeal disse...

Acredito que tenhas ficado para morrer. As vezes o João tb nos faz umas dessas, sabes que eles gostam de ver até onde podem ir....


Jocas enormes

Angel disse...

Pode ter sido mera coincidência e não associo o choro ao vomitar.
O Diogo também toma o leite e por vezes chora porque quer sair da cama e ir dar uma corridas mas eu não o deixo.
Os limites são sempre importantes de impor, muitas das vezes também perco a paciência nas noites em que o Diogo sai da cama dele 30 vezes e corre pela casa...
Ao mínimo deslize e cedência da nossa parte eles já sabem.

Bjs

Mamã babada! disse...

Provavelmente chorou por já estar mal disposto, se não tinha digerido o jantar, com o leite por cima, desencadeou esse estado, não foi necessariamente pelo choro que vomitou.
E, olha, em relação aos servios públicos ou privados de saúde, desulpa o que te vou dizer, mas no privado também se vê cada argolada. É preciso é ter muita confiança na pessoa e não andar a saltitar de médico em médico! Claro que numa urgência, a sorte ajuda muito!
Beijinhos

Sílvia disse...

Imagino a tua aflição...
Mas não me parece que tenhas sido exigente. Eles têm de ter hábitos... e saber o que podem ou não fazer.
Não são situações fáceis, eu sei.

Por acaso, não temos tido dificuldades a adormecer a Francisca, ela vem tão cansada do infantário que, mal toma o leite, aterra logo.

Fiquem bem
Beijinhos

Sara disse...

Imagino a aflição, eu sei que os limites tem de ser impostos, mas ficamos sempre com o coração tão apertadinho :s.
Bjs grandes

Anónimo disse...

Ola Tete querida. Bebes nos cansar e muito. Sugar todas as nossas energias. E no fim do dia ñ temos o descanço merecido. E começar a guerra do sono. Alicia as vezes me deixar morta. Ñ so durante a noite mas tmb no dia. Li o livro ENCANTADORA DE BEBE e por ele coloquei Alicia na rotina, mas nem sempre ela seguir a rotina direitinho kkkkkkkkkk. E la vai meu descanço rsrs. Quando vai passar essa face isso ñ sei, mas que passe logo rsrs. Bjs no Xavier

liliana disse...

Imagino o susto!
Estou a ver que temos muito comum, apesar de nos separarem 5 anos de vida!

Mandei mail.
Beijinho

Cristina disse...

Não acho que tenha tido alguma coisa a haver com a outra .. E as regas fazem parte da Educação e nisso sabes que não podes ceder ..
Minha querida, não tives-te qualquer culpa.. Calhou ! Mas imagino a aflição..
Bjs

★ MaMã VeRa ★ disse...

A Madalena para ir para a cama dela também tem que ir a dormir, senão é berreiro na certa. Nunca lhe aconteceu de vomitar quando chora, nisso concordo com a Anabela pode ter sido só uma coincidência.

Bjs
Vera & Mada

Diogo Miguel disse...

Olá Tété...pois provavelmente o vómito terá sido da mistura dessas duas causas...E nada de pensar que poderia ser evitado se não o tivesses deixado chorar! Eu também, antes de ser mãe, dizia que iria ser assim e assado...mas na prática é muito diferente...e eu acho que nada que fazemos como mães se pode considerar de grande gravidade...desde que seja feito com amor...Bjooo. Paula e Diogo.

Mamã da Caroxinha disse...

Que aflição amiga, mas não te culpes porque isso não teve nada a ver com o choro...deve ter sido mesmo paragem de digestão mas como eles não se queixam nem te apercebeste!
Os limites...pois eu bem queria que na hora de dormir a Lala tivesse mais regras mas nã sou nada bom exemplo :) adormece ao meu colo, dorme na caminha dela e nas noites mais dificeis lá vem para o nosso meio dormir agarradinha a mim ou ao pai para e consigamos descansar os três. Apesar de eu estar em casa, dormir é muito importante senão descalabro!
Mas claro que há o mínimo de regras e cada um sabe de si,claro!
Eu mesma dormi na cama da minha mãe até à adolescência e não fez de mim pior ou melhor do que os outros!
O que vale um sorriso do teu principe esqueces-te logo a angustia! Ah grande Xavier!!!
Bjinhos

Anónimo disse...

Ah como eu sei o que custa! Também já me aconteceu isso e fiquei com o coraçãozinho apertadinhooooo!
è duro educarmos os nossos filhotes, mas segue o teu coração e saberás que estás a fazer o melhor.
Beijinhos
any

Anónimo disse...

Ah como eu sei o que custa! Também já me aconteceu isso e fiquei com o coraçãozinho apertadinhooooo!
è duro educarmos os nossos filhotes, mas segue o teu coração e saberás que estás a fazer o melhor.
Beijinhos
any

Maria Vicente disse...

Essa é uma das causas porque não deixo as piolhas chorarem. Aconteceu-me isso uma vez e jurei que nunca mais.
Beijinhos

Arte de Bem Receber disse...

Como te entendo...queremos o melhor para eles e isso tb é impor regras, limites, educação, mas quando acontece algo do genero ficamos com o coração apertadinho, sentimo-nos culpadas sem o sermos.
Espero que ele tenha uma noite mais calma.
Uma beijoka especial para o Xavier;)um beijinho p/ ti Tété:).

Xana

kel disse...

Nesta fase é realmente importante impôr limites. Deixá-la chorar sozinha não consigo e nunca consegui, nem vou fazê-lo porque não quero que se sinta sozinha. Não concordo com métodos de chorar até adormecer sem os pais auxiliarem e tudo isso. Sim, sei que fiz muita coisa que "dizem que não devia" mas eu não penso assim. dar colo? sim dei e ainda dou, muito e tenho pena de não dar mais. Acho sinceramente que os nossos filhos ás vezes não querem dormir porque querem estar connosco, anseiam pela nossa presença, no fundo é isso que sinto e sinto que ao estar todo o dia longe dela já a estou a privar o suficiente. Sim imponho limites, ontem mesmo estava a fazer fita para dormir e ficou a chorar mas no meu colo e na nossa cama, chorava porque não queria dormir e inventava coisas (que queria a tv e a história e isto e aquilo ) e eu normalmente digo:é hora de dormir, ficas aqui no colo ou na cama e dormes e não saís e ela chora mas acaba por adormecer. Sei que é importante que aprenda a dormir na cama dela mas isso faz parte do crescimento e é um processo natural. continua assim amiga, usa a rotina, conta a história e depois dormir e vais ver que com o tempo ele vai lá. Não te culpes.
Beijo grande e desculpa o testamento.

Velu disse...

Pois é amiga eles testam-nos!
Quanto ao dormir eu não sou tão rigida se eles querem adormecer na minha cama eu deixo e por vezes até dormem comigo, lá vai o papá para a cama do Diogo! Tenho medo que ao obriga-los a ir para a cama à força eles fiquem com medo ou coisa assim parecida, e até agora com o Diogo nunca tive problemas, ele vai para a cama dele sem problemas e o Ricardinho também o ponho seja de noite ou de dia na caminha delel e ele adormeçe, só que há dias em que talvez ande mais carente, ou não sei o motivo, quer ficar comigo na minha cama!
Quanto ao vomitar o meu Diogo se chorar muito no fim de comer ou perto disso também vomita.
Bjs e boa semana
Vera, Diogo e Ricardo

Maria Lavrador disse...

Não é fácil impor limites aos nossos filhos mas eles são importantes não são quando são crianças mas principalmente depois de crescerem. Mas que por vezes nos doi o coração ter de fazer certas coisas qdo era bem mais fácil dar-lhes miminhos e beijinhos.

E sabes, eu deixei de dar leite ao fim do dia ao meu filhote pq ele vomitou 2 ou 3 vezes e achei que ele tinha uma digestão longa e como tal quando o bebia, parava a digestão. Fica atenta se acontecer mais vezes

beijocas amigas

Mãe do kiko disse...

Em relação aos livros por vezes acho que é muita teoria... cada criança é como cada qual. Espero que esteja tudo bem com o Xavier. Beijinhos da mãe do kiko

Estreladomar disse...

olá Tété,
isso cá em casa é "o prato do dia"
Não posso ralhar a sério com a pequerrucha porque ela começa a chorar muito e atrás vem o almoço ou o jantar.
Também acontece quando cai e magoa-se. Vou logo a correr para distraí-la porque se não...

Anónimo disse...

Imagino como ficaste a sentir-te depois de o ver vomitar, mas não deve ter sido só do choro, se calhar o leite caiu-lhe mal. Mas ele ficou bem e isso é que é importante.
beijocas

Mae Princesa disse...

Esse post podia tão bem ser meu amiga!!!!Aqui é igual! O Salvador chora muito quando o deito, porque quer que eu me deite com ele, e eu tenho sido firme, quando por vezes se ele chora muito, também vomita. Mas esse também é um método dele para nos chantagearem...Já o André vomitava de propósito...É inacreditável, mas eles sabem muito! Força e determinação amiga!Beijos!

Mara_Q disse...

Se os bebés fossem todos como os dos livros, estavamos bem arranjadas... mais um pouco eram robots. Cada qual sabe de si... já foram muitas as vezes me adormeci o João ao colo e não o faço mais porque ele gosta mais de dormir na cama (deve ser mais confortável e mais fesco que o meu colo, ele não suporta calor...). Espero que o vomitar tenha sido um caso isolado e que o Xavier esteja bem!
Beijinhos grandes

Jujubis disse...

Essas coisas são assim mesmo, de vez em quando acontecem.
O vômito realmente pode não ter sido por causa do choro; mas uma coisa é certa, as vezes qd eles começam a chorar e perdem o controle; chegam mesmo a vomitar sim.
Digo isso, pq recentemente qd a Juju teve a última constipação, na hora que iamos lavar o nariz com água do mar para depois aspirar, como ela odiava isso, só de ver o spray, já começava a chorar, qd via que não iamos ceder, a coisa ia se descontrolando, até que duas vezes de tanto chorar ela "vomitou", por sorte estava com o estômago vazio e foi apenas água, muita por sinal, mas foi mesmo pelo choro.
Claro que nem sempre é, mas nesse caso eu tenho 100% de certeza. Foi a 1ª vez que ela chorou a esse ponto de descontrole, depois disso, sempre que tivemos que dar alguma medicação, tento ir bem na calma, e evito q ela veja o remédio, seja qual for, pq ela só de ver o térmometro digital, que nem encosta nela, já fica resmungando e dizendo não !!!
Essa é a parte ruim qd eles começam a falar, qd ela era baby, nunca tive problemas com remédios, agora só de ver, já diz logo q não...
No começo eu me estressava e tinha vontade de dar a força, mas agora q já racionalizei, converso bem calma, digo que é bom, explico tudo, e digo, sempre bem calma, que ela vai ter que tomar tudo mesmo, que não tem jeito. Qd ela vê que estou na boa e não tem jeito, ela mesma abre a boca e engole tudo tranquilamente.
Por sorte ela quase nunca fica constipada,mas sempre que temos algum recomeço e medicação é a mesma coisa, a 1ª reação dela é sempre negativa, mas agora já sei como fazer e nunca mais deu trabalho.
Agora até minhas pílulas qd ela vê eu tomar, tb quer huahuahuaua