quinta-feira, 5 de março de 2009

O leite

Vou passar a contar a nossa experiência com este assunto que tanta polémica cria.

Na consulta dos 12 meses recebemos indicação da pediatra para continuar a dar ao Xavier o leite de fórmula (lata) até aos 2 anos porque, na sua opinião, o leite de vaca UHT tens elevados conteúdos de proteínas e minerais e baixos teores de ferro e como tal, sempre que seja possível, só deve ser introduzido na alimentação da criança depois dos 2/ 3 anos.

Assim como todas vocês, para mim a questão do PREÇO do leite é irrelevante e o que pretendo é o melhor para o meu filho, como tal decidimos manter o S26 mas ao passar para o 3, devido ao sabor intenso a baunilha este não foi nada do seu agrado.

Passamos para o Enfalac 3 e lá foi bebendo uns 100 a 200 ml mas a muito custo...

Depois de procurar exaustivamente várias opiniões e experiências, incentivada pela grande maioria delas, resolvi dar-lhe o leite de vaca meio-gordo da Mimosa afinal quase toda a gente dizia-me que era o melhor e que o leite de fórmula era completamente dispensável.

Coincidência ou não, no dia seguinte, ele tinha a pele com imensas manchas vermelhas, que acentuaram-se com a segunda toma deste leite e, isto levou-me a crer que estas foram mesmo causadas por este, já que nestes 2 dias tive o cuidado de não introduzir nenhum alimento novo para poder excluir outro factor que não o leite no aparecimento de reacções como esta.

Com o chegar ao fim da lata do Enfalac, comprei o leite de fórmula da Nutribén para ter mais um como experimentação.... vamos ver como ele o aceita.

Confesso que esta indefinição já cansa (e não sei se irei ficar por este) mas uma coisa é certa: irei dar-lhe o leite de fórmula pelo menos até aos 2 anos, afinal se confio na pediatra, seguirei as suas indicações dentro do que eu julgue ser aceitável!

Cada opinião vale o que vale (e a minha não é excepção) mas confesso que por vezes chateia-me a opinião forçada de algumas mulheres, até porque se não me causa incomódo o que os bebés de outras mães bebem e/ comem, nem nada tenho a ver com a forma como cada um cria os seus filhos, porque será que estas se irritam tanto com o que dou ao Xavier?!

Já agora digam-me se conhecem alguma especialidade médica mais subjectiva do que a Pediatria pois eu não!

E não se esqueçam que cada criança é única!!!

21 comentários:

PatLeal disse...

Ora nem mais, acho que fazes bem. O João por exemplo aos 12 meses passou para o gordo da vigor, o da mimosa por exemplo faz-lhe diarreia e tb nós andamos a fazer experiências. Cada pessoa/criança é unica, como tal se ele não gosta o faz mal só devem é de tentar outros que ele goste e que se sinta bem.

Jocas

Mara_Q disse...

Eu tenho intolerância à lactose (com consequências digestivas e na pele - eczema) e não estou a pensar dar leite de vaca ao João antes dos 2 anos. Mas também sou olhada de lado por algumas pessoas quando afirmo que o leite de vaca não é tão importante como nos querem fazer parecer e é responsável por muitas alergias. A minha prima tem uma bebé com a idade do João e dá-lhe leite de vaca desde os 9 meses (!!!) A bebé tem pele atópica e está com eczemas no rosto e no corpo e ela não acredita que seja do leite... (para mim é...). As pessoas precipitam-se e julgam-nos quando tentamos "proteger" os nossos filhos. Não queremos pô-los numa redoma, mas há coisas que podemos evitar e que estão ao nosso alcance... e a alimentação é uma delas. Enfim... são opiniões que também temos que respeitar, mas seria muito bom que também respeitassem as nossas.
Beijocas grandes e desculpa o testamento, mas a nutrição é uma aérea que me interessa bastante ;o)

Ana Luísa disse...

Cada crinaça é diferente da outra!
Eu acho que a pediatra do xavier o aconselhou ao leite de fórmula até aos 2 anos dado o carácter alérgico que ele parece ter.
O meu filho tb é altamente alérgico, apesar de não o ser à proteina do leite de vaca.
Eu optei por comprar leite de soja! É carissimo, mas reduz a tosse! Se é mito ou não eu não sei...mas ele dá-se muito bem!
Cada mãe faz e dá o que acha melhor para o seu filho!
E nós sabemos o que é certo!

Maria José disse...

Pois é amiga, olha eu estou a dar á Sofia Aptimil da milupa 2, mas também experimentei leite de vaca daqueles pacotes a partir de 1 ano, olha não sei.

ps, então o nosso encontro para Domingo? Mantem-se? ainda ontem estive a falar com a Márcia
bjokas

Mamã da Caroxinha disse...

Pois amiga...o leite de vaca e s várias opiniões! Concordo contigo, eu também me arrependi amargamente de ter dado o leite gordo à Lala porque apesar de não fazer alergia o estômago dela não estava a digeri-lo muito bem. O certo é que voltei ao leite de fórmula e ela tem comido muito melhor desde aí!
O que os outros pensam não me afecta e sei que a ti também não, somos mulheres do norte temos muita garra! Tu é que sabes o melhor para o teu filho, o resto é paisagem!
Beijinhos

Anónimo disse...

nem mais amiga...
acho que a tua ultima frase diz tudo....cada um e como cada qual e tu como mae do teu filhote sabes o que e melhor para ele e sem duvidas que nao e o preço que vai pesar no assunto e sim o bem estar do teu pimpolho!!
eu optei por dar leite de vaca a minha filha a partir de um ano, ate porque o pediatra dela me o icentivou...mas cada caso e um caso e cada criança e diferente...
cada mae cria o seu rebento da melhor forma e todas de forma diferentes!!! por isso acho muito bem em nao te preocupares com a opiniao de outras mamas...fazes bem em seguires o que o teu coraçao diz...es ca das minhas!!! =P
em relaçao a indecisao do leite...eu passei pelo mesmo no primeiro ano da bia!!!quando ela bebia os leites de lata...sempre que tinha de comprar outra era uma indecisao...enfim... por isso tambem nao sei como te aconselhar pelo melhor! =S

Parabens amiga o teu filhote ta lindo e parabens por seres uma mae tao especial!!!***

Sílvia disse...

Primeira pergunta: mas quem é que se irrita com o que dás ao Xavier?
Ninguém tem nada com isso, cada mãe e pediatra fazem aquilo que acham que é o melhor para o bebé, e mais nada.

Segunda pergunta: essa questão do leite é assim tão importante? Vejo tanta gente preocupada com ela que não percebo porquê.

O nosso pediatra também aconselhou a continuar a dar à Francisca leite de lata, os de continuação...
Deixamos o Enfalac e agora estamos com o da Nestlé, Nan 3, e para já a Francisca está a dar-se bem.
Sim, o dinheiro que gastamos em leita ainda é muito, mas sou como tu, primeiro está o bem estar dela, o resto arranja-se.

Beijinhos

Mãe disse...

Ola...
Em relacao as opinioes...pois sofri algo do genero ainda a bem pouco tempo por causa de 2 chupetas e 1 biberao que comprei...a pessoa nao deu a opiniao mas exigiu indirectamente que eu fosse pela cabeca dela...enfim...
Em relacao ao leite...esse tema so posso dar parte do conhecimento de casos e nao experiencia por assim dizer...por ex a minha irma andou sempre com leite de lata...e nunca gostou e mesmo o leite normal nao é o seu forte..ja uma prima da mesma idade da minha irma...a minha tia deu lhe leite salvo erro mimosa gordo mesmo ante desse tempo e a sopa os alimentos tb nao eram indicados ...enfim o que quero dizer é que cada crianca é como é e essa minha prima é bastante saudavel...
eu por ex hoje em dia nao posso beber leite normal tem de ser daquele proprio para crianca ate 3 anos nao sei porque mas sei que esse pelo menos nao me faz mal e nao deixo de beber leite...tens sempre de ver o melhor para o xavier...independentemente o que muitas vezes o pediatra diz...embora seja da mesma opiniao que eles tem a sua razao...ou nao estivessem eles na posicao que estao...
Beijinhos e boa sorte!!!

Maria Lavrador disse...

Eu acho que tens razão, cada criança é unica no seu crescimento e desenvolvimento mas algumas pessoas teimam em achar que a maneira como agem com os seus filhos é a melhor de todas...

Nós fazemos e damos aos nossos filhos aquilo que achamos melhor para eles e eu vou contar-te a experiência do Dinis. Eu tb começei por volta do seu 1º ano de vida a dar-lhe outro tipo de leite, diferente do em pó, pois eu acho que a pouco e pouco eles tem de comer e beber tudo. E passei a dar-lhe o leite na Nestlé 1+. E ele deu-se muito bem. A partir dos 2 anos comecei a dar-lhe o leite do dia da Vigor, um leite mesmo muito bom. E depois dos 3 anos, bebe qualquer tipo de leite que lhe deêm

Correu bem mas podia não ter corrido e acho que isto é mesmo assim, troca de experiência

Boa sorte para a saga do leite :)

Bjs

Anónimo disse...

O pediatra do Tomás na consulta dos 12 meses (agora quase com 14) disse que poderiamos dar leite de vaca, desde que gordo, para lhe dar todas os nutrientes necessários. Mas, como ainda estava a dar mama de manhã e ao deitar, e precisava de deixar por causa do cabelo que teima em não deixar de cair desde 3 meses dele..aconselhou passar por uma fórmula para fazer transicção. Pois é, já experimentamos fórmula, gordo da mimosa, especial de 1 a 3 anos mimosa,...e nada!! Ele não aceita o biberão nem a tiro! Agora já nem me preocupa o cabelo, mas sim quando a mama deixar de pingar! En relação às indicações dos pediatras, já ouvi falar de tudo. Temos que confir no nosso e também achar um meio termo do que é ou não razoável.
Aceito sugestões para lhe fazer o desmame (apesar de serem os meus melhores momentos do dia).

Sandra e Tomás

Diogo Miguel disse...

Olá mamã! Não, não há especialidade médica mais subjectiva do que a Pediatria :)...Quanto a leites, eu não tenho grandes experiências...o Diogo só conheceu o meu leite até aos 13 meses. Depois disso, foi difícil ele aceitar os leites de lata...aliás, não consegui que ele bebesse. Mas há pouco tempo, consegui que aceitasse o de vaca...e é esse que tem bebido..Mimosa e gordo (por indicação da pediatra). E quanto às opiniões diversas, é normal (ou não)...mas enfim, eu aprendi com a minha própria experiência que o melhor para os nossos filhos, é aquilo que achamos que devemos fazer pensando sempre que é o melhor (mesmo que não seja)! Beijinhos. Paula e Diogo.

Angel disse...

Oi,

Olha não sei quem é que te chateia com o que dás ou deixas de dar ao Xavier, acho que se dás é porque assim o entendes, tal como cada um de nós sabe o que é melhor para os seus.
Resta-me apenas partilhar a minha experiência, também mudámos para o S26 Gold 3 mas aquilo era horrível e depois mudei apenas para o Aptamil 3 e assim ficamos até aos 15 meses altura que o pediatra disse que já podíamos introduzir o leite de vaca gordo e assim tem sido até aos dias de hoje, a nível de marcas tenho variado entre Mimosa, gresso e esta semana comprei pela primeira vez agros. Qualquer um marcha bem já que o biberon vai cheio até ao cimo.
Já que estás em experiências, eu como não fiz essas mudanças todas de leite não tenho comparação mas na altura lembro-me que ele bebia os 240ml de Aptamil. Por isso se tiveres de experimentar mais algum aqui fica a marca.

Bjs

Inês de Castro disse...

Olha a minha bebeu leite da lata até ao ano e 2 meses. Deixei de lho dar porque ela enjoou...chegou a vomitar e tudo. Comecei então a experimentar o de crescimento e fui mudando para o nosso. A pediatra dela queria que lhe desse o leite gordo a partir do ano mas a miuda não o bebia por nada entao sugeriu o crescimento da Nestlé, passou depois para o Mimosa.Hoje bebe esse e por enquanto tudo bem.
Temos de confiar no Pediatra dos nossos filhos porque senão em quem confiamos né?

beijocas

Mamã Pirata disse...

Cada um sabe de si ,fazes mto bem em escolher o melhor pro teu filho.
Cada dedo da nossa mão n é igual pq haveriam todos os bebés de o ser?

Lá em casa depois do NAN2 foi o leite mimosa crescimento 1/3anos e agora é agros meio gordo.
Mas pq o meu filho gosta e n tem nenhuma reação.
(e o pediatra recomendou) mas cm dizes cada médico tem uma teoria ,acho que eles estudam todos por livros diferentes. lololol

Bjs gds pra vcs e reservem o dia 18 Abril pra ir ao jardim:)connosco:))

Anónimo disse...

Tete ja experimentaste o aptamil? eu utilizo desde que o Tiago nasceu e ainda continuo com ele. Pra ele é otimo, o coco é bonzinho, a pele sempre boa, nao faz alergias e dizem muito bem dele, pelo menos nos hospitais a maioria utiliza este leite como suplemento.
biejoca

free browny disse...

cucu miga
sabes ainda dou o leite em pó ao Tomás, NOVALAC AC2, ainda tenho uma lata por abrir e vou dar ate acabar as latas, o meu pediatra tb me madou dar leite gordo, tenho receio, pk tb ouso tantas coisas, mas vou experimentar, como dizes cada bebé é um caso e ate pode ser que o tomás se adapte-se bem, mas tu deste meio-gordo, porque será que o meu mandou GORDO, não terá mais proteinas e essas coisas que podem legar mais ao elevado poder alergico dos bebés?? ou então experiemnto akele da mimosa 1/3 anos, ainda vou estudar!!
jokinhas nossas bem fofinhas para vosses ***
sobre as mamas teimosa nao ligues... o kerem o vosso bem acridita, mas sei que enerva!!
pareç que keres mal ao teu filho!!
mas enfim... poder maternal é bem forte hi hi hi

jokas doces

A Familia Alien 2 disse...

Agora assustei-me.. :)
pior tou eu ke só dou leite cerelac akeles pacotinhos com sabores..bauninha , bolacha tc...pk a minha mocinha só teve mamas até fazer 1 ano e depois comecei o desmame e ela não gosta de leite nenhum ...ai latas ke já foram para o lixo..

Anónimo disse...

Olá querida mamã, sem dúvida, concordo plenamente contigo em vários pontos: a) cada criança é um caso; b) cada pediatra tem a sua prática; c) eu também vou dar LA à Joana até à idade que referes, se bem que estou a alternar com leite gordo UHT para uma das papas que a Joana gosta, Blédina Bolacha...por acaso, há alguns dias atrás coloquei este tópico no fórum Pink Blue, se puderes dá uma vista de olhos às respostas...
Beijinhos grandes,Sofia,Pedro e Joana

Anónimo disse...

Esta questão do leite continua tb a ser complicada para mim, mas por agora mantenho o aptamil junior e uso o mimosa gordo para fazer as papás.
beijocas

Mae Princesa disse...

À parte das opiniões dos nossos pediatras, cabe a cada uma de nós avaliar consoante o dia a dia dos nossos filhotes e o NOSSO INSTINTO o que é melhor para eles! Acho bem que sigas a tua opinião. E dentro dela, tens ainda o aptamil 3 como opção, caso não te fiques pelo nutriben...
Beijocas!

Célia Sousa disse...

Olá Mamã!
Quando o Rafa fez 12 meses o que te disse o pediatra foi o mesmo que a minha disse! E acrescentou que os leites de vaca para os bebés como o da mimosa são extremamente adocicados! Podemos de vez em quando, por exemplo numa saída, dar-lhe um pacote dos pequenos de leite do nosso (sempre gordo pq nesta fase precisam de muitas proteínas)mas como leite principal o de lata! O Rafa bebe o Aptamil 3 da milupa e devo dizer que nunca nos deixou ficar mal. Contudo, quando experimentei dar-lhe um pacotinho de leite do nosso para ver como reagia o Rafa ficou completamente obstipado! Decididamente vou aguardar pelos 2 anos para introduzir lentamente o novo tipo de leite, e dá-lo em exclusivo só a partir dos 3 anos.
Mas cada caso é um caso...

Beijinhos
Fiquem bem!