segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Trocas & Baldrocas

Apesar de não gostar da hora de Inverno, pensei (MAL!) que este fim-de-semana, com a mudança da hora, ia dormir mais uma horita.

O Sr. Xavier ouviu-me a comentar isso mesmo com o Papá J. e, na madrugada de sábado para domingo e na de ontem para hoje, resolve trocar-nos as voltas!

Por volta das 5.30h acorda, senta-se na cama a brincar com a lagarta da imaginarium e a bater palminhas, mais do que desperto!!!

Ouvimos pelo intercomunicador tamanha FESTANÇA e o Papá J. levantou-se para lhe colocar a chupeta e tentar acalmá-lo mas sem sucesso.

Depois de uma longa meia hora sem o conseguir adormecer, resolvi dar-lhe 120ml de leite e ele quase instantaneamente mamou tudo e acabou por adormecer.

Esta madrugada, exactamente à mesma hora, volta a fazer o mesmo e só voltou adormecer (a muito custo!) depois de o pegar ao colo para o acalmar.

O Papá J. reclamou comigo por não lhe dar novamente leitinho mas, além de não querer quebrar rotinas e incutir-lhe o hábito de mamar de noite (coisa que ele nunca fez), penso que ele acorda por qualquer outro motivo que certamente não será fome até porque se assim fosse não voltaria adormecer.

Felizmente ele não chora e só o faz quando não o deixo levantar-se para brincar com tudo o que está espalhado e pendurado pelo seu quarto mas estou intrigada por esta alteração repentina… será que foi a mudança de hora ou será algum pico de crescimento?!


23 comentários:

Cristina disse...

A Matilde as vezes faz isso e não sei explicar o que é .. Tal como tu dou-lhe leite e volta a ficar mas tb não quero quebrar regras .. Será que come bem de noite ? Como está a crescer pode sentir fome .. Não sei :S
Tb podem der os dentes, que as vezes parece que alteram o sistema todo..
Bjs e melhores dias !

Maria José disse...

amiga espero que seja da mudança de hora, porque olha a Sofia anda sempre em picos de crescimento (hheheh), e eu já ando muito cansada
bjokas

liliana disse...

Um óptima questão, à qual não te sei responder (se bem que é muito coincidente ter sido de sábado para domingo - na mudança da hora).
Vamos lá ver como irá passar esta noite.

Beijitos

Mãe das Marias disse...

Deve ser da mudança de hora, temos que dar tempo ao nosso relógio biológico para se habituar ;)
Tal como tu, se ela acordar de noite tb não lhe dou leite, para não se habituar...

beijocas***

Anónimo disse...

O meu pimpolho tb resolveu trocar-me às voltas e no domingo, não percebo porque acordou mais cedo do que durante a semana ... eu acho que às vezes eles leêm o nosso pensamento ;)
beijocas

Anónimo disse...

Olá querida mamã, pode muito bem ser que se esteja a aproximar um salto desenvolvimental. O Dr Brazelton diz-nos que há um novo surto desenvolvimental por volta dos 9 meses, sendo a alimentação e o sono os mais "sacrificados". Tens sorte que o Xavier voltou a adormecer. A Joana costuma acordar pelas 06:30 bem desperta, depois de dormir está com uma vontade imensa de ir brincar para a sala :-)
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Mae Princesa disse...

Bom, cá em casa eu tenho um assim...Mal pia de noite eu enfio-lhe o biberon com a esperança que assim se fique, porque é bem pior sem biberon, que desperta mesmo, bate palmas, canta,e a ramboia (mesmo sem espectadoreS) pode durar 1h ou mais....Estou a pensar dar lhe um xarope natural com camomila a ver se ele dorme melhor, mal não faz, chama-se Junior Relax....Beijo!

MaLLu disse...

O Vicente anda igual... são fases.
A pediatra diz para ignorarmos e não o habituarmos a ir ter com ele. O problema é que ele só me quer a mim e não ao pai...
Vamos lá ver.
Bjs

Mafalda disse...

Eu acho que poderá mesmo estar numa fase de crescimento e ser mesmo fome, pois se bebeu o leite tão depressa e adormeceu logo de seguida, quem sabe.
Se lhe dás leite antes de deitar tenta dar mais quantidade pode ser que durma a noite toda.
Beijinhos felizes

Chanoca disse...

Acho que o teu Xavier e o meu Rodrigo devem ter andado a falar porque quer ontem quer hoje o menino Rodrigo tb fez dessas por aqui.
Hoje acordei as 6.45h com ele empolirado na grade da cama e bater lá com a chucha e como achou que o barulho era pouco juntou-lhe uns gritos.....
Estamos tramadas é o que é!
Beijicas para ti e para o lindo Xavier.

Anónimo disse...

Teté querida!
Qntas saudades!
Tenho pouco tempo no micro, mas nãoesqueco-me de vcs!
Sempre dou uma espiadinha aqui para ve ro Xavier, e cada dia ele está mais lindo!

Meu bebê é uma menina, e se chamará Victória!
Estou tranquila, a gravidez vai indo muito bem! Graças ao bom Deus!

muits beijos,

Helô

Amanda disse...

Oi Teté!
Aqui no Brasil, semana passada começou o "inverso" daí, ou seja, o horário de verão, com 1 hora a menos de sono e mesmo assim a Isabela estranhou. Nos 3 primeiros dias, ela que sempre dormiu por volta das 21h30/22h, queria brincar com muita energia e farra Às 0h!!!! Se a levassemos pro quarto no escurinho pra deitar e tentar dormir, chorava inconsolavelmente querendo ir pra sala brincar com seus brinquedos e correr pra todo lado!!! Fiquei APAVORADA achando que iria mudar seus habitos, mas 3 dias depois (que eu tbem me adaptei ao horario novo, pois estava me atrasando, dando a janta dela mais tarde), ela voltou ao normal.
Certamente o Xavi esta se adaptando ao novo horário!!
Vc recebeu as fotos da Isabela que te mandei no e-mail? Te adicionei no MSN, mas é muito raro eu conseguir ficar on-line... :(
Beijocas pra vcs
Jesus abençoe sua familia!
Amanda (amandaorsi - e-family)

Maria Vicente disse...

pois....
as minhas filhas ambas acordam perto das 5 da manha. uma ficava acordada mesmo, a flor fica cerca de 1 hora na conversa para além das 4 vezes q acorda para mamar.
espero que tenha sido da hora pois é muito cansativo.
beijinho

Amanda disse...

Ah, sabe o que esqueci de te contar, estava agora relendo os detalhes do nascimento do Xavi depois de tirarem-no a força da barriga da mamãe e pensei, puxa, poderiam te-lo deixado lá mais um dia, assim nasceria no dia do meu aniversário: 4 de fevereiro... hehehe. Mais 2 horinhas pelo menos, eu e ele apagaríamos as velinhas no mesmo dia... :):):)
Beijos
Jesus abençoe
Amanda

As Minhas Pinxesas disse...

Que volte rapidamente a dormir melhor pelo bem dos papás.
Beijinhos e boa semana
xana

Angel disse...

Oi,

Pode sim ter sido da mudança de hora mas pode ter sido fome.
O Diogo por vezes acorda às 6h da manhã a pedir leitinho e às vezes até bolachas me pede :) Isto de olhos fechados muitas das vezes mas sei logo que é fome. Também não te acontece às vezes acordares pela manhã com mais fome que em outros dias?
Na madrugada de domingo e segunda ele acordou às 6h da manhã com fome e associei logo à mudança de hora, hoje já só acordou às 7h45.
E se queres a minha opinião, não me parece que uma ou outra vez tomar leite mais cedo vá quebrar rotinas, pelo que a experiência me diz.

Bia Anderson disse...

AMIGA DEVE SER MESMO A MUDANÇA DE HORA, ELE DEVE ESTAR SE ACOSTUMANDO VC VAI VER...

BJUXXX

DESCULPE POR ESTAR SUMIDA, AGORA VOU ESTAR MAIS POR AQUI...

Mara_Q disse...

Olha, olha! O sr. Xavier madrugador a trocar as volta aos pais! É bom que seja só uma fase... O João às vezes também acorda a rabujar durante a noite, mas só lhe ponho a chucha, nem o tiramos da cama...
Beijinhos grandes

Sara disse...

Nós por aqui a Matilde não mudou de hábitos ,eu é que dei para madrugar e para me deitar como as galinhas, na semana passada por 2 vezes a Matilde acordou às 5 da manhã a pedir leite e eu dei-lhe a chucha e ela adormeceu de novo looooool, se não tornava-se vicio e lá se iam as minhas noites.
Bjs

Ana disse...

K volte rapidamente aos hrários normais.
Eu passei pelo mesmo, ás 7h já estava acordado ao meu lado a dizer k keria brincar.
bj

Anónimo disse...

Oi, a Rafa também faz dessas, mas sempre era o nariz congestionado ou algum outro mal estar que não sei o que é. Talvez seja fome também. Tomara que já esteja dormindo melhor.
Bjs

Mamã Pirata disse...

Assim mesmo XAVIER ,tu n dês treguas aos dorminhocos dos teus PAIS.

Toca de levantar cedo:))


*************

ZZZZZ...n me fales em olheiras que ando com umas de metro e meio,os miudos decidiram todos "fazer uma raive" no fds.

Ana e Duarte disse...

Aqui por casa tb nos estamos a habituar á hora nova, nunca gostei desta hora e quando se têm bebés mais complicadao é...

Por acaso esta noite já foi mais calma e o Duarte dormiu a noite toda(foi a segunda depois de mudar a hora)... espero que o Xavier tb já esteja dentro do novo horario...

Beijinhos

Ana e Duarte

http://comodakiaoceu.blogs.sapo.pt