sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sólidos... Finalmente!

Na quarta-feira foi dia de mais uma consulta, a dos 5 meses.

À excepção da bronquiolite (e já não é pouco) está tudo ok com o nosso bochechudo lindo!

Relativamente à amamentação, comentei com a pediatra, que em certas horas das mamadas do dia, ficava com a sensação que o Xavier queria mais leite porque via-o agarrar a mama com vontade por algumas vezes e logo de seguida largava-a ficando irritado.

Após uns dias assim resolvi dar-lhe como complemento o leite que tinha congelado, que ele aceita sempre de bom grado.

Aliado a isto, tentava tirar leite logo após ele mamar e em 10 minutos com a bomba eléctrica só conseguia encher o fundo do frasco da Medela…

Ela confirmou que o mais certo seria que o meu leite estivesse a falhar já que isto acontecia nas mamadas com intervalos de 3 horas (durante o dia) e na da manhã, em que estou 8 a 10 horas sem dar mama, isso já não se verificava.

Posto isto tenho CARTA BRANCA para começar com as papas e com as sopas! (FINALMENTE)

Uma semana com a papa (Nutriben 1ª papa LA/ Cerelac Milho e Arroz/ Miltina 1ª papa) à hora do jantar e logo depois a introdução da sopa ao almoço.

Outra questão que lhe coloquei (e que tanta controvérsia gera) foi sobre a ida à praia.

Ela é totalmente CONTRA a ida para a praia em bebés pequenos e diz que esta não traz nada de benéfico até aos 2 anos!

Sei que existem pediatras que não proíbem os bebés de irem à praia tão cedo mas confesso que fico muito surpreendida quando “vejo” mães a fazerem-no antes dos 6 meses… mas como cada um sabe de si e dos seus (e como ninguém me perguntou nada) há que aceitar opiniões contrárias! ;o)

Peso & Medidas: 7.350 kgs (PC50), 65 cms (PC75) e 44 cms de P.C. (PC50)


18 comentários:

Lil disse...

a mim tb me custa um bocado ver os bebes na praia... principalmente nas horas de calor....
e vivam as papas solidas!!

Mamã Pirata disse...

Papas que bom,ele vai gostar ...tem cara de ser comilão:LOL

Quanto á praia o ano passado fui pro campo por causa dele ser pequenino.O meu tb n aconselha,mas cada um sabe de si.

Bjs e as melhoras da bronquiolite.

Tânia disse...

Olá amiga!
Que bom que está tudo bem por ai.(tiranto essa maldita bronquiolite que vai passar rápido).
Ai que saudades das das pápas que dava à Ana Laura, foi tão bom quando ela começou com os sólidos. Agora já come sozinha.
Só fomos para a praia quando ela tinha um ano, porque sempre ouvi dizer para nunca a levar antes dos 6 meses.

Beijos e as melhoras.

A familia Albuquerque

Susana Pina disse...

Amiguinha, obrigada por tudo, de coração.
Aqui fica o contacto do Prof. Mário, tem é que ser por mail: mailto:msousa@icbas.up.pt
Neste momento ele já não atende os casais, só acompanha e encaminha, mas por mail ou correio. Ela que lhe envie um mail com toda a história do casal e peça ajuda. Ele vai pedir-lhe que ela envie por correio as cópias dos exames ou relatórios que tiver e depois de analisar ele dá uma resposta por mail.
Bjs doces e tudo de bom
Susana

Anónimo disse...

Eu detesto praia, ou pelo menos as de Portugal. Sou friorenta, acho a água gelada, a areia enfia-se em todo o lado, por isso não sei quando o meu filhote irá à praia.
Por este andar nunca mais lá pões os pés e se for como os papás não vai achar piada nenhuma.

Jujubis disse...

Nossa quantas novidades !!
Espero que essa bronquiolite passe logo, imagino o quanto custa ...
Quanto a praia, a pediatra da Júlia com 6 meses liberou para praia moderada, mas nós nem fomos no verão passado, muito trabalho que seria para tão pouco proveito...
MAs quando fomos ao Brasil no fim do ano ai foi o desbunde total, praia todo dia, com direito a comer muita areia e muito banho de mar.
Nesse caso mesmo que a pediatra fosse como a tua que acha q só depois dos 2 anos eu não teria acatado.
Sei que aqui a praia é diferente de lá, e isso também conta. Porque lá no Brasil a Júlia simplesmente tirou o proveito máximo da praia, foi simplesmente maravilhoso.
Beijos duplos

Mae Princesa disse...

Olá!!!!Concordo plenamente em relação à praia, antes dos 6 meses acho uma violência para os miudos! Mas depois disso acho que tem beneficios, ao contrário do que diz a tua pediatra, nomeadamente nos problemas respiratórios.Beijocas!!!E as melhoras dele!

PatLeal disse...

A Pediatra do João disse que aos 6 meses na boa, claro só apartir das 17.00 ou de manhã até ás 11.30. E vejo que a praia faz maravilhas ao João, limpa as porcarias todas. Chegamos perto do mar é vê-lo a descarregar ranhoca e especturação.

Mas pronto cada cabeça sua sentença.

Jocas

Ana disse...

Vai ser tão giro agora com as papás.
Qt á praia, os bronzeasores só se podem por apartir dos 6 meses.
Bjs

Anónimo disse...

Tetéééé!
É amiga, vc tem razão! Milagres acontecem!!!

Estou esperando mais um milagrinho!!!

Bjs bjs no Xavier!

Angel disse...

o meu comentário ficou?

Angel disse...

Parece que não ficou... vamos lá ver se me lembro de tudo o que disse :)
Se o outro ficou escusas de publicar este.
Finalmente a fase dos sólidos, vai ser muito gira e vai dar óptimas fotos! :)
Já começaste?
Quanto à praia, o ano passado quando fomos à consulta dos 5 meses dissemos que íamos de férias se ele podia fazer uma praia. O pediatra disse que depois dos 6 meses sem problema mas claro que nos horários que já sabemos. Acabámos por fazer 2 dias de praia, depois das 17h, entre 20 a 30 minutos, com ele em baixo do guarda-sol e besuntado de protector, até porque os protectores são só depois dos 6 meses.
Este ano tivemos as mesmas recomendações com o uso dos óculos de sol. Temos ido quase sempre à praia, depois das 18h e estamos lá cerca de 30 minutos. Na minha opinião a praia só lhe faz bem, além de que quando começou a caminhar o pediatra disse que o melhor sitio para aprender era na praia, já que se forma bem o pé e ganha o equilíbrio. E depois quando faz praia nem sombra de ranho temos por aqui.
Acho a tua pediatra um pouco radical, só aos 2 anos? Tb não é um bocado "tarde"?
Mas é como tu dizes, cada um sabe de si e cada um manda nos seus e em sua casa, mas a verdade é uma, e para o ano vais ver isso melhor, eles adoram a praia. E na minha opinião não vejo inconvenientes, claro que tendo sempre bom senso.
Olha mas isto é apenas a minha opinião e sinceramente eu nem sou de praia, sempre morei na serra e desde que aqui moro deve contar-se pelas mãos as vezes que fomos à praia, no entanto este ano tudo mudou, acho que já fui mais vezes só este ano que nos outros anos todos. E porquê? Pelo Diogo e pela sua alegria e diversão quando vai à praia.
Só uma opinião...
Já agora e a nível de curiosidade, porque é que ela acha que antes dos 2 anos não?
Boa sorte para a nova fase dos sólidos.

Bjs

Anónimo disse...

oi...

só espero que o teu Xavier goste mais da colher que o Duarte...

Kuanto á praia, informei-me primeiro com o pediatra do Duarte antes de o levarmos, e ele disse que como já tem kuase 6 meses poderiamos ir, mas pouco tempo e sempre antes das 10h da manha ou depois das 17... mas confesso que como ele ñ gostou e como tenho lido muitas coisas esta semana contrarias á praia antes dos 6 meses tão depressa ñ iremos...

Bom fim de semana para voces e uma bjoka ao Xavier...

Ana e Duarte

Tita disse...

Que grande está o Xavier! E as melhoras para a bronquiolite!
Daqui a uns tempos tb se começará com as papinhas ae sopinhas por aqui.
Quanto à praia, para ser sincera, nunca perguntei nada à pediatra, a não ser acerca dos protectores quando começou a primavera...mas ela tb nunca falou que não podia ou não devia...acho que é 1 questão de bom senso...eu já levei 2 vezes a Marta à praia, depois das 18.30, e por períodos bastante curtos (30 minutos a 1 hora) com a devida protecção, tendinha de praia e guarda-sol.
Ora nesta altura nós não andamos com eles na rua, por vezes até a horas mais problemáticas? mesmo que por períodos pequenos, todas andamos...acho que o que os pediatras tentam evitar ao proibir isto é que os pais os levem por longos períodos e a horas mais calor...
Mas cada um é que sabe de si, e não há nada melhor do que pensarmos por nós para encontrar o melhor para os nossos filhos.
Bjocas

liliana disse...

Que bom que está tudo bem com o Xavier! A bronquiolite dentro de uns dias desaparece!

Em breve começará uma nova aventura: a primeira papinha! Quer para ele quer para ti!

Beijoca e bom fim-de-semana

kel disse...

Oi linda! em 1ª lugar, parabéns!!! muito atrasados, mas tenho andado bastante ausente e só agora vi. Em segundo, espero que o Xavier esteja melhor, nós tb andamos com os aerossois e infelizmente tb teve de ser antibiótico. Estas coisas dão seja verão seja inverno e temos de ter muito cuidado com as constipações para não infectar os pulmões.
Espero que o Xavier goste das papinhas e da sopinha! aposto que vai gostar!
beijokas grandes!

A.FERREIRA disse...

Pois é fico muito contente por saber que o vosso pequerrucho recuperou da bronquiolite.
Quanto à praia, penso que se tivermos em conta paletes e paletes de factores, tudo correrá bem com a ida do bebé à praia.
Eu por exemplo levo o Simão antes das 11h00 e depois das 17h30, com creme protector aplicado 1 hora antes, mesmo sendo ele moreno; chapeu, óculos de sol, e biberão de àgua. Claro que não estamos a assar ao sol ou ali estatelados. Caminho com ele no marsupial ao longo da costa para ele apreciar o panorama e os sons. evito que ele tenha contacto com a areia húmida. Só o deixo dedelar a areia quente, seca e esterilizada pelo sol. LOL
Ir à praia é uma festa...


Muitos abraços

José

free browny disse...

ola linda... é realmente super giro começar com as papinhas e eles adoram :) eu tambéms agora dou sopinha ao almoço e papinha ao jantar dps também continuo com a maminha :) que tanto gosto tenho de dar!!
sobre a papa arroz com cereais prende os intestinos, nao sei se o xavier funciona bem!! o tomas como as vezes tem dificuldade começei com a pera & maça!! á muitas mamas que só dão essa papinha quando teem diarreia, ou entao banana!!

sobre a praia talvez tenhas visto o tomas ja vai á praia, a mim a minha pediatra deu carta branca... mas ao final de tarde é claro com protector 50, tenda contra UV e chapeu de sol!!...
eu nao sei com que idade foste a 1ª vez á praia... mas eu fui com 15 dias de vida e sempre adorei!!!
a minha pediatra ate me deu o exemplo... que as mães nao levavam os seus filhos á praia mas depois vao para esplanadas, sem porem protecção, porque convençidas que so na praia é que os teem que protejer e na esplanada pensam que podem ir a qualquer hora... tas a ver né?!!!
eu também so vou á praia com ele no algarve... as aguas são limpas, nao teem nada a ver com as de lisboa!!
e temos apanhado água a 28º um caldinho :)

mas sobre a praia cada um sabe de si, como é claro!! :) são opiniões e isso nao se discute... mesmo que a tua medica desse carta branca nós mães decidimos o melhor para os nosso bebés, afinal só queremos o melhor!!

jokinhas grandes linda
jokinhas