quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Aulas de PPP - Banho do Bebé

Ontem tive mais uma aula de PPP e desta vez falamos e exemplificamos o banho do bebé. Mais uma vez voltei aprender várias dicas super interessantes!

Passo a destacar as mais importantes:

- Devemos sempre começar por lavar a cabeça do bebé e logo em seguida enxaguá-la. Só depois tiramos a fraldinha e colocamos o bebé na banheira para lavar o corpo.

- A hora ideal para dar o banho é à noite, antes da última mamada, porque o bebé relaxa e descansa melhor.

- Os olhos devem ser lavados sempre da parte externa para a interna, isto é, da zona mais limpa para a mais suja e de preferência fazê-lo com uma compressa e soro fisiológico.

- A última coisa a ser lavada são os órgãos genitais. Se for menina deve-se lavar a zona vulvar sempre da frente para trás. No menino, deve-se lavar bem o prepúcio e a zona dos testículos.

- Em relação ao cordão umbilical, que tantas dúvidas suscita, fiquei a saber que eles não têm qualquer dor já que este é um tecido morto, por isso mamãs nada de ficarem preocupadas e sensibilizadas por acharem que lhes dói sempre que fazem a respectiva desinfecção.
A desinfecção do mesmo deve ser uma rotina muito importante!
De cada vez que se muda a fraldinha do bebé, o cordão umbilical deve ser desinfectado com álcool a 70 graus (tampa amarela), com a ajuda de uma compressa esterilizada, pegando para tal na mola que vem presa a este. Devemos limpá-lo em toda a sua extensão e depois na zona que une este ao umbigo.
Após a desinfecção nada de deixar seja o que for a tapar o cordão!
O melhor é deixá-lo ao ar, por fora da fralda.
Logo que este caia, a desinfecção pode continuar por mais um dia e a partir daí os cuidados passam a ser os habituais de limpeza do resto do corpo.

Cicatrização do Cordão Umbilical




Confesso que não me sai da cabeça se iremos ou não ser capazes de todos estes cuidados mas são dilemas mais que normais já que tudo para nós é novo...

Mas também tenho a certeza que, aliado ao instinto maternal/ paternal e ao amor que temos pelo nosso bochechudo, haveremos de ser os melhores papás do mundo!

Logo à tarde irei levantar os resultados das análises deste último trimestre. Espero que esteja tudo bem e que a Prova da Diabetes tenha dado negativa...

ADENDA: Felizmente a Prova da Diabetes deu negativa! Ufa que alívio!

Para ajudar as mamãs inexperientes como eu, anexo o endereço de um vídeo sobre
que me foi dado a conhecer (obrigada Juli). Espero que gostem!


16 comentários:

Maria José disse...

Muito útil, esta tua explicação,
e sempre bom sabermos estas coisas.
bjs

Lil disse...

e vais conseguir fazer isso tudo muito bem!!! :D*
bjus

Mimi disse...

k tal de resultados??
claro k seras capaz!!
uma beijoka!!

free browny disse...

é bom ler estas explicações, á coisas que já sabia pelos meus sobrinhos!!
eu também tenho o mesmo pensamento, o instinto maternal é super importante!! só keremos o melhor para o nossos bébés!!
que as analises estam boas linda, amanha também vou fazer as minhas ;)
jokinhas grandes
filipa & tomás

Maria Vicente disse...

Muito bem. No inicio faz uma certa confusão, mas vais ver q passa num instante. O umbigo limpinho, sem medos, meio caminho andado para a boa cicatrização. Dei banho assim à Patuxa, 1º limpar, depois cabeça e por fim corpinho, passado um mês tomava normal, sempre adorou.
Beijinho

Ju mãe de dois disse...

Tété, sobre o banho...não sei se você já viu estes vídeos, caso não tenha visto eu recomendo, são ótimos:

Banho do bb recém-nascido:
http://guiadobebe.uol.com.br/banho_do_bebe/banho_do_recemnascido1.htm

Banho do bb crescidinho:
http://guiadobebe.uol.com.br/banho_do_bebe/banho_do_bebe_crescidinho.htm

Bjo na barriga :)

Raquel Ribeiro disse...

É mesmo assim, no inicio temos receio de não sermos capazes mas depois viramos "profissionais" do banho!
Bjokas
Raquel

Cat disse...

Olá Tété, deixo-te aqui o meu mail para me enviares a lista das compras!!
Beijinhos

Sara disse...

Teté, o teu blog está lindo, só agora é que tive oportunidade de te visitar e obrigada pelo mimnho no dia do meu aniversário, és uma querida, e a foto do Xavier no seu T0 está linda, tem umas bochechas lindas.
Vou-te adicionar ao meu blog.
Bjs grande e bom fds
Sara

Maria Lavrador disse...

Realmente mãe de 1ª viagem fica sp preocupada com a quantidade de coisas que vai ter de aprender a fazer mas o nosso instinto é de tal maneira forte, que tudo é ultrapassado e é fonte de prazer para nós e para os bebés.

Bjs e bom fim de semana

Maria Pereira

Cristina disse...

Em relação ao banho, correu-me tudo muito bem, e vais ver que também vai acontecer assim contigo. Parece que nascemos ensinadas, agora em relação ao umbigo.... ummm metia-me muita impressão e só caiu ao 12 dia... Sangrou a meio do percurso, e fiquei cheia de medo, mas já esta como nova...
Nascemos para isso Teresa!!!

Beijos

Mae Princesa disse...

Essa do banho não percebi???LAva-se a cabeça sem ser na banheira???E limpa-se logo?Mas depois lês o shampoo da mustela para recem nascido diz para actuar alguns minutos para prevenir a crosta lactea, ehehe!!Mas é sempre bom ter as dicas desses cursos, mesmo que não se siga tudo à risca!Bjo!

Cat disse...

Olá outra vez...acho que estou um pouco "lerda", esqueci-me de deixar o mail...
catmalheiro@hotmail.com
Beijoca

Angel disse...

Vais ver que dar banho é a melhor coisa do mundo e depois do primeiro não queres outra coisa, mas na verdade o primeiro custa, porque não temos aquele jeito de pegar e parece que ele se vai partir todo :) Mas depois disso é fácil, ao fim de uma semana já lhe dava banho sozinha.
Foi bom reler essa teoria, ainda me lembro dela mas acredita que na prática o instinto salta para fora e acabamos a fazer de outras formas, sinceramente permite-me discordar mas não acho que a primeira frase que li seja muito prática, eu sempre meti logo o Diogo todo dentro da banheira.
Quanto ao umbigo é mesmo isso, limpar sempre super bem até a gaze ficar limpa, enquanto continuar a sair bocados de sangue continuar sempre a limpar, foi uma das coisas que me ensinaram lá no hospital, e claro a cada muda de fralda, vais virando dos varios lados até ficar bem limpinho e depois dobrar um pouco a fralda para ele ficar ao ar e não coberto por esta. É facil. Ao 6º dia caiu. O que realmente confesso que me metia impressão era quando ele ficou preso por um bocadito.
Bjs

Estreladomar disse...

Adorei este post, é bastante útil para as mamãs de primeira viagem. Obrigada Tété!

E sabes que mais, também tenho receio mas como se diz na gíria popular: "Ao pé do pano é que se talha a obra"
Quando os nossos bebés chegarem vamos saber fazer tudo. Tudo por eles!

Irina disse...

Obrigada por esta informação
muito útil mesmo