sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A consulta dos 12 meses

E sobre a consulta dos 12 meses, que passo a relatar com um atraso de duas semana, felizmente não há muito a dizer.

Depois de ter sido auscultado e a pediatra ter verificado que está tudo bem vieram as medidas e as perguntas da praxe.

Quanto ao peso, o Xavier não engordou nem uma grama, o que deixou a pediatra um pouco apreensiva, mas a meu ver não é nada preocupante porque este meu filho come maravilhosamente bem e nem mesmo o facto de estar doente faz com que perca o apetite (tomara que seja sempre assim!)

Pesos & Medidas – Está com 10.900 kgs (que tinha aos 10 meses), 78 cms e 48,5 cms de PC.

Quanto às perguntas que sempre levo anotadas num post-it, as respostas foram as seguintes:

Alimentação – Começar a introduzir progressivamente TODOS os alimentos, à excepção de kiwi, morangos e chocolate. (nesta questão, e por minha opção, continuo a deixar de fora a carne de porco e a evitar tudo o que têm açúcar em excesso)

Leite – Manter o leite de lata, passando para o S26 Gold III.

Uso de almofada – Continua a ser desnecessário o seu uso e basta manter a cabeceira da cama elevada quando ele andar mais congestionado do nariz.

Lavagem da sua roupa – Deixou de haver necessidade de lavar a sua roupa aparte, como até então fazia.
Sapatos – Andar o máximo descalço e usar sapatos com sola de borracha e bastante flexível; como sabe que não gosto da Chicco aconselhou-me o uso dos sapatos biomecânicos da marca Garvalin (que depois falarei num outro post).

Medicação – À semelhança do que aconteceu dos 8 aos 10 meses, para prevenir as constipações, iremos administrar por mais 2 meses o xarope Zaditen (½ colher 2 vezes/ dia) e Pulmicort na aerochamber (1 vez/ dia).

Basicamente é tudo, não havendo nada de maior a relatar.

Voltamos lá daqui a 3 meses, ou seja, quando ele completar 15 meses.

14 comentários:

Sofia disse...

Oiiii,
Esse matulão só podia ter passado com distinção na consulta. Quanto ao peso também concordo contigo. Agora o Xavier tem muita mais actividade fisica do que tinha com 10 meses e por isso queima mais calorias e não engorda. Com o Tomás aconteceu precisamente a mesma coisa e agora a tend~encia é eles engordarem pouco cada mês.
Beijocas

Cátia disse...

O Xavier é um príncipe, e como anda sempre de um lado para o outro é normal que não engorde tanto. O importante é que é feliz... Beijinhos

Mamã Pirata disse...

Temos aqui um rapagão lindo e saudável:))

Que bom!

Nós nunca fizemos rastreio oftalmológico...mas vou ver disso:))

Beijo grd p vcs e bom fds.


... O T está melhorzito ,ontem por indicação medica fizemos atrovent + ventilan +zithromax e ele já n tossiu tante de noite.Obrigado :))

Anónimo disse...

Olá querida mamã, mas o Xavier está com um peso excelente, na minha opinião!Os itens que referes denotam que a pediatra da Joana e a do Xavier têm opiniões similares. Quanto à roupa, eu continuo a lavar a da Joana à parte porque é mais delicada.
Beijinhos e bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Mãe das Marias disse...

Ainda bem que está td bem com o borracho! Agora é normal engordarem menos ;) O que interessa é que continue a comer bem!

Bom fds!!!

beijos***

Lil disse...

ora um atrasosito aqui ou ali nao faz mossa :) eu ainda hoje ando o mais que posso descalça!

Maria José disse...

Fogo que rapagão que tu tens,
é assim mesmo
e ainda bem que está tudo bem com o Xavi isso é que interessa
bjokas

Mamã da Caroxinha disse...

Mas que bem que esta o Xavier! Boa, boa!
Muito grande e desenvolvido, e quanto ao peso acho que tenz razão não adianta preocupar ele agora não pára é quase impossível engordar.
Tou curiosa em relação aos sapatos que falas, tb não gosto muit da chicco e ainda nem comprei sapatos para a lala andar, mas tb ea ainda não anda sozinha...espero o teu post.
Bjokas e bom fim de semana com sol!

Mamã da Caroxinha disse...

Mas que bem que esta o Xavier! Boa, boa!
Muito grande e desenvolvido, e quanto ao peso acho que tenz razão não adianta preocupar ele agora não pára é quase impossível engordar.
Tou curiosa em relação aos sapatos que falas, tb não gosto muit da chicco e ainda nem comprei sapatos para a lala andar, mas tb ea ainda não anda sozinha...espero o teu post.
Bjokas e bom fim de semana com sol!

Maria Lavrador disse...

Ainda bem q está tudo bem com o teu menino, eu tenho de marcar a consulta dos 4 anos... Qto ao não aumento do peso, desde que ele seja saudável e coma bem, a gordura não ajuda ninguém

Mil beijocas e bom fim de semana

Cristiana disse...

Olá Tété,
ainda bem que está tudo bem com o pequenino!
Tb fomos fazer o rastreio oftalmologico ao hospital,e aparentemente está tudo bem, foi tão rapido que eu até fico na duvida.É que mesmo 1 segundo, literalmente!
Beijocas

Angel disse...

Olá!
Olha eu também sou da tua opinião acho que ele está muito bem com esse peso, se não que diria eu que com essa idade ele tinha 9kg. :)
Quanto ao leite nós também mudamos para o III mas pessoalmente detestei, custava muito a dissolver e ficava cheio de grumos no fundo, troquei para o aptamil 3 até à altura da mudança para o gordo.
Eu desta vez também vou questionar o pediatra por causa da almofada já que ele começou a ter necessidade de usar mas não sei bem o que devo comprar. Para já está com uma que era minha de penas que é tão baixa que parece apenas que tem fronha.
Quanto ao chocolate por aqui continuo a minha luta no seu desconhecimento relativamente a isso bem como a todas as guloseimas semelhantes.
O único chocolate que não consegui evitar que coma é o leite com chocolate, eu lancho isso todos os dias e estava a tornar-se difícil lanchar às escondidas, então faço um copinho de leite com muito pouco pó e ele adora beber com
cereais.
Vou continuar esta luta até aos 3 anos, vamos ver se consigo.

Bjs

Anónimo disse...

Eu tb não gosto da marca chicco mas tenho comprado sapatos da chicco, acho-os bastante bons, não te esqueças de falar mais dessa marca de sapatos que gostava de conhecer melhor
beijocas

Estreladomar disse...

E para quando está previsto o post sobre os sapatos? Estou muito interessada!

Sabes se há à venda aqui pelas minhas bandas?

Beijoca!